Qual a ordem cronológica dos filmes do Universo Estendido DC?

Divulgação

A DC Comics construiu seu próprio mundo rico de filmes de grande sucesso na última década. Conhecido como Universo Estendido DC, esses filmes compartilham uma continuidade mais ampla. Apesar de não terem muitas conexões entre eles ou crossovers, vale a pena ver os filmes em uma ordem cronológica. Confira duas formas para assistir aos filmes do Universo Estendido DC em ordem de lançamento ou cronologicamente.

O método mais simples de assistir aos filmes do Universo Estendido DC é seguindo a ordem em que foram lançados nos cinemas. A história começa com a introdução do herói mais icônico da editora, Superman, em O Homem de Aço, de 2013, seguido por outros grandes nomes das histórias em quadrinhos como Batman e Mulher-Maravilha.

Como assistir aos filmes do Universo Estendido DC na ordem de lançamento

O Homem de Aço (2013)

Divulgação

O Homem de Aço reconta a história icônica de origem do Superman pela primeira vez em uma geração, descrevendo sua chegada à Terra do planeta condenado Krypton e sua adoção por um casal gentil que mora no Kansas, bem como seu primeiro grande teste nas mãos do vilão General Zod. Henry Cavill (The Witcher), Michael Shannon (Entre Facas e Segredos), Russell Crowe (True History of the Kelly Gang) e Amy Adams (Objetos Cortantes) lideram um elenco de estrelas.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

Divulgação

A tão esperada sequência de O Homem de Aço expande o universo significativamente, unindo a chamada Trindade da DC e prepara as bases para a formação da Liga da Justiça. Após os eventos de O Homem de Aço, o bilionário vigilante Bruce Wayne (Ben Affleck) ficou convencido de que Superman é uma ameaça à raça humana e se esforça para eliminá-lo. Jesse Eisenberg (Truque de Mestre) co-estrela como o arqui-inimigo Lex Luthor, enquanto Gal Gadot faz sua estreia como Diana Prince – também conhecida como Mulher-Maravilha.

Esquadrão Suicida (2016)

Divulgação

Viola Davis (How to Get Away with Murder) assume o papel da estrategista fria e calculista Amanda Waller, que reúne uma equipe de super criminosos desprezíveis para enviar em missões suicidas ao redor do mundo. Will Smith (Bad Boys Para Sempre) e Margot Robbie (Era Uma Vez em… Hollywood) são os principais nomes do elenco.

Mulher-Maravilha (2017)

Divulgação

O filme volta à Primeira Guerra Mundial para contar a história épica de origem da Mulher-Maravilha, que já havia aparecido em Batman vs Superman: A Origem da Justiça. O filme mostra a infância de Diana entre suas companheiras na bela ilha de Themyscira, onde o piloto de caça americano Steve Trevor (Chris Pine) cai de repente. Eles se juntam e se dirigem para as linhas de frente, enquanto a Mulher-Maravilha procura seu rival de longa data Ares, o Deus da Guerra.

Liga da Justiça (2017)

Divulgação

A principal equipe de super-heróis da DC se une! Liga da Justiça vê Batman (Ben Affleck), Mulher-Maravilha (Gal Gadot), The Flash (Ezra Miller), Aquaman (Jason Momoa) e Ciborgue (Ray Fisher) se unindo para lutar contra o Lobo da Estepe, um ser extraterrestre que planeja lançar um ataque devastador na terra.

Aquaman (2018)

Divulgação

Situado após os eventos de Liga da Justiça, Aquaman se concentra no herói atlante de Jason Momoa (See), que deve recuperar um tridente lendário para impedir seu meio-irmão, o rei Orm (Patrick Wilson), de desencadear um terrível ataque ao mundo da superfície. A princesa guerreira Mera (Amber Heard) se junta a ele em uma aventura mundial, com o vingativo Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II) em sua trilha.

Shazam! (2019)

Divulgação

Um capítulo mais leve do Universo Estendido DC, Shazam! vê o adolescente órfão Billy Batson (Asher Angel) ganhando poderes incríveis de um mago antigo, que acredita que ele seja o campeão necessário para salvar a humanidade de uma ameaça iminente. Ele e seu irmão adotivo Freddy (Jack Dylan Grazer) se divertem muito com as novas habilidades, que transformam Billy em um alter ego mais velho e forte, interpretado por Zachary Levi (Chuck). Mas não demorou muito para que se deparassem com o cientista sedento de poder, Thaddeus Sivana (Mark Strong)

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (2020)

Divulgação

Continuando parte da história de Esquadrão Suicida, Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa segue Arlequina depois que ela se liberta das garras do Coringa e parte para um novo caminho na vida. Quando ela vira alvo do chefe do crime psicopata Máscara Negra (Ewan McGregor), ela forma uma aliança com as companheiras de Gotham City, Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), Caçadora (Mary Elizabeth Winstead) e a policial Renee Montoya (Rosie Perez).

Como assistir aos filmes do Universo Estendido DC na ordem cronológica

A ordem cronológica é ligeiramente diferente da ordem de lançamento. Com exceção das cenas curtas do começo e do fim, Mulher-Maravilha se passa em 1918 durante a Primeira Guerra Mundial, colocando-a muito antes de todos os outros filmes do Universo Estendido DC. A ordem cronológica é a seguinte:

  • Mulher-Maravilha
  • O Homem de Aço
  • Batman vs Superman: A Origem da Justiça
  • Esquadrão Suicida
  • Liga da Justiça
  • Aquaman
  • Shazam!
  • Aves de Rapina

Batman vs Superman: A Origem da Justiça foi lançado em março de 2016, mas sua história se passa um pouco antes disso. A cena de abertura se passa durante os eventos climáticos de O Homem de Aço, de 2013, mas depois avança cerca de 18 meses, colocando-a em algum lugar em 2015. Esquadrão Suicida pula mais um ano e faz referência às consequências devastadoras da dramática batalha final de Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Aquaman e Shazam! apresentam cenas de flashback, mas, para a grande maioria, são definidas nos dias atuais.

Próximos filmes do Universo Estendido DC

Divulgação

O Universo DC tem um cronograma lotado, que irá adicionar e estender sua linha do tempo atual. Como o título sugere, Mulher-Maravilha 1984 se passa em 1984, o que significa que ela entrará cronologicamente entre o primeiro filme da heroína e O Homem de Aço.

A Liga da Justiça de Zack Snyder é uma versão reeditada radicalmente da Liga da Justiça de 2017, o que significa que será ambientada ao mesmo tempo, mas a história pode ser bem diferente – talvez colocando o universo inteiro em um caminho diferente. Teremos que esperar e ver qual será confirmado como cânone oficial.

Não está claro como The Batman se encaixará nisso. O tão aguardado filme vê Ben Affleck sendo substituído por Robert Pattinson (O Farol), o que significa que não está claro se a história continua nos dias atuais, se será no passado, no futuro ou em um universo alternativo.

Os próximos lançamentos do Universo Estendido DC serão:

Onde posso assistir aos filmes da DC?

Infelizmente, não há um serviço de streaming único onde você pode encontrar todos os filmes do Universo Estendido DC no Brasil.

O Homem de Aço, Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Esquadrão Suicida e Mulher-Maravilha estão disponíveis na Netflix.
Liga da Justiça está disponível no Telecine Play.
Aquaman e Shazam! estão disponíveis no HBO GO.
Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa ainda não está disponível em nenhum serviço de streaming.