Por que [spoiler] parece tão estranho em Star Wars: Os Últimos Jedi?

SPOILERS A SEGUIR

Star Wars: Os Últimos Jedi apresentou uma visita surpresa de Yoda. O Mestre Jedi retorna para orientar Luke em Ahch-To como um fantasma da Força e, diferente da trilogia original, ele retorna em CGI em vez de um fantoche.

A decisão de trazer Yoda de volta foi a do roteirista/diretor Rian Johnson, que sentiu a necessidade de uma figura significativa no passado de Luke, para dar um empurrãozinho e fazer com que ele junte-se à luta. Johnson queria que a cena recriasse uma conexão emocional compartilhada entre os dois personagens, razão pela qual ele escolheu a versão original de Yoda, vista pela primeira vez em O Império Contra-Ataca, de 1980.

Luke e Yoda em O Império Contra-Ataca – Foto: LucasFilm

Para fazer isso, o diretor requisitou o design conceitual de Neal Scanlan, não apenas para fazer um nova versão de Yoda, mas uma réplica exata do fantoche apresentado em O Império Contra-Ataca.

Escolhendo trazer Yoda à vida com efeitos simples, juntamente com esse nível de atenção aos detalhes (Johnson, mesmo salienta, em outra entrevista que “encontraram a mulher que pintou os olhos originais para Yoda”) deveria ter deixado os fãs absolutamente entusiasmados com a volta de Yoda em The Last Jedi.

Mas por que o Yoda parece tão estranho em Os Últimos Jedi?

As razões pelas quais Yoda do novo filme não ser a sua melhor versão são muitas, desde avanços na produção cinematográfica até a nossa própria nostalgia. Devemos concordar que eles recriaram meticulosamente o fantoche de Yoda original e isso é incrível, mas o episódio VIII não foi filmado da mesma maneira que o filme de 1980. A tecnologia do cinema avançou muito desde então, resultando em muitos efeitos especiais digitais, especialmente na pós-produção que não era possível décadas atrás.

Johnson revelou que apenas 15% do filme foi filmado digitalmente, o que é incomum para os filmes modernos, mas que ele também prefere o digital para “situações de pouca luz, ou elementos de tiro com efeitos de sequencias pesadas”. Considerando isso, a cena de Yoda foi filmada digitalmente em oposição ao apresentado no restante do filme e essa poderia ser uma das razões pelas quais a réplica pareceu um pouco estranha em Os Últimos Jedi.

Mas, acima de tudo, o que realmente dói ao ver a cena surpresa do Yoda, é a nostalgia. Por mais que tiveram cuidado ao recriar o Yoda de 1980, nunca irá combinar perfeitamente com o Yoda que todos têm em suas memórias. Há muitos fatores que podem ter influenciado, resultando em uma imagem que sempre choca com o Yoda que todos recordam. No entanto, o resultado final poderia ter sido melhor.

O que você achou da versão digital em CGI do Yoda em Star Wars: Os Últimos Jedi?