Pobres Criaturas, novo filme do diretor Yorgos Lanthimos estrelado por Emma Stone, levou o Leão de Ouro, o prêmio máximo na 80ª edição do Festival de Veneza. As informações são da Variety.
Confira a lista dos principais vencedores abaixo:
- Melhor Jovem Ator: Seydou Sarr, Io Capitano
- Prêmio Especial do Júri: Green Border, de Agnieszka Holland
- Melhor Roteiro: O Conde, de Guillermo Calderón, Pablo Larraín
- Melhor Ator: Peter Sarsgaard, por Memory
- Melhor Atriz: Cailee Spaeny por Priscilla
- Leão de Prata – Melhor Direção: Matteo Garrone por Io Capitano
- Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri: Evil Does Not Exist, de Ryusuke Hamaguchi
- Leão de Ouro: Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos
Pobres Criaturas conta a incrível história e fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem trazida de volta à vida pelo brilhante e heterodoxo cientista Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Faminta pelo mundanismo que lhe falta, Bella foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e debochado, em uma aventura turbulenta pelos continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella cresce firme em seu propósito de defender a igualdade e a libertação.
Emma Stone interpreta a protagonista Bella Baxter e o elenco também inclui Willem Dafoe (O Farol) como Dr. Godwin Baxter, Mark Ruffalo (De Repente 30) como Duncan Wedderburn, Ramy Youssef (Ramy), Jerrod Carmichael (The Carmichael Show), Christopher Abbott (Ao Cair da Noite), Margaret Qualley (Maid) e Kathryn Hunter (A Tragédia de Macbeth).
Pobres Criaturas é dirigido por Lanthimos a partir de um roteiro de Tony McNamara. Isso marca uma reunião entre Lanthimos, McNamara e Stone, todos indicados ao Oscar em 2018 por A Favorita. O filme estreia em 1º de fevereiro de 2024 no Brasil.