Perdida Perdida

Perdida I Motivos para conferir o filme nos cinemas

Divulgação

Perdida, nova produção nacional é baseada no livro homônimo de uma série sucesso de vendas da autora Carina Rissi, conta a história de Sofia e seu amor que ultrapassa as barreiras do tempo. Dirigido por Luiza Shelling Tubaldini, com produção da Filmland Internacional e coprodução da Star Original Productions, o longa estrelado por Giovanna Grigio chega aos cinemas em 13 de julho de 2023.

Sofia é uma garota moderna e independente, mas quando o assunto é amor, os únicos romances da sua vida são aqueles do universo literário de Jane Austen. Após utilizar um celular emprestado, algo misterioso acontece e ela é transportada para um mundo diferente, que se assemelha ao século XIX. Sofia é acolhida pela família do encantador Ian Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar uma forma de retornar a sua vida. O que ela não sabia é que seu coração tinha outros planos.

Além de Giovanna Grigio como Sofia, o elenco de Perdida conta com Bruno Montaleone como Ian Clarke. Entre outros nomes que completam o time estão Nathália Falcão, Bia Arantes, Luciana Paes, Emira Sophia, Helio de La Peña e Sérgio Malheiros, além da participação especial de Lucinha Lins.

Veja alguns motivos para conferir o filme nos cinemas:

Adaptação

Como já dissemos, Perdida é a adaptação do livro lançado em 2013, o primeiro de uma série de seis volumes escritos por Carina Rissi, autora brasileira que já vendeu mais de 700 mil exemplares em vários países, incluindo Brasil, Portugal, Rússia, Ucrânia, Itália e França. A série é composta pelas obras: Perdida, Encontrada, Destinado, Prometida, Desencantada e Indomada – e são o maior sucesso entre os fãs de romances. Ou seja, pode ser que tenhamos a chance de ver Sofia, Ian e companhia mais vezes na telona, caso mais livros da série sejam adaptados.

História

O filme não é uma aula de história e não se propõe a ser 100% historicamente correto. São feitas algumas mudanças que trazem toques modernos para uma história que se passa no século XIX, não só visualmente, mas também com uma certa reestruturação da sociedade. Como sabemos, no Brasil Imperial ainda não havia sido abolida a escravidão e as regras para as mulheres da alta sociedade eram bem mais complexas do que as apresentadas no filme. O foco aqui se torna a história de amor e esses temas mais pesados são deixados de lado. No filme é mostrada uma sociedade mais inclusiva, pelo menos na questão racial, ao estilo Bridgerton – que a gente já sabe que dá super certo!

Fotografia e figurino

Além da história de amor, toda a ambientação do filme é de tirar o fôlego. Foram utilizados figurinos belíssimos trazidos de acervos europeus que ajudam a nos transportar para o passado. Os cavalos foram escolhidos a dedo, pois precisavam ser de raças específicas, para seguir a descrição do livro – principalmente porque um deles tem um papel importante para história. As paisagens incríveis que parecem ter saído de contos de fadas são os morros, florestas e cânions aqui do Brasil, assim como casarões, teatros e outros prédios históricos que remetem à Europa. Segundo Giovanna Grigio em entrevista para o Do Balacobaco 2.Zé da Rádio 89 FM, Perdida foi filmado no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. A fotografia do filme é incrível e certamente nos dá vontade de conhecer essas locações lindíssimas e que estão tão próximas de nós.

Elenco

Giovanna Grigio é muito carismática e engraçada ao interpretar Sofia, suas gírias e personalidade confundem os personagens do século XIX e nos divertem. Ela, apesar de ser muito fã dos trabalhos de Jane Austen, parece se esquecer de como aquela sociedade é descrita, e passa o tempo todo sem entender direito como funciona o passado.

O romance dela com o Ian Clarke de Bruno Montaleone é pura química. Nathália Falcão está fantástica como a sonhadora Elisa Clarke – a irmã de Ian, que ajuda Sofia a navegar pelo mundo em que ela foi parar. Outro destaque é a alcoviteira Sra. Albuquerque, interpretada por Lucinha Lins, que protagoniza alguns momentos muito divertidos durante o longa.

Se você é fã de romances históricos e procura um filme leve, divertido e com muitos clichês, não deixe de conferir Perdida nas telonas. O filme chega em 13 de julho de 2023 nos cinemas. Quer conhecer os livros que deram origem ao filme? Você pode adquirir o box com a coleção completa na Amazon, basta usar o link abaixo: