Parasita, A Origem, Donnie Darko e outros filmes com grandes reviravoltas

Alguns filmes têm conclusões ou reviravoltas que farão você dar o play novamente. De Parasita (2019) a Corra! (2016), aqui estão 17 filmes que merecem ser assistidos mais de uma vez . Não se preocupe – não colocamos spoilers!

Parasita (2019)

Filme Parasita
Divulgação

Parasita é um suspense que serve como uma crítica social. No fascinante drama sul-coreano de Bong Joon-ho, o jovem Ki-woo (Choi Woo-shik) e sua família – Ki-taek (Song Kang-ho), Chung-sook (Jang Hye-jin) e Ki- jung (Park So-dam) – convence uma família rica a empregar todos eles em um esforço para escapar de uma vida de pobreza.

Ganhador do Oscar de melhor filme em 2020, Parasita tem uma notável reviravolta na metade da trama. Essa reviravolta inesperada, juntamente com o diálogo e a cinematografia cuidadosamente dirigida por Joon-ho, faz com que os expectadores queiram assistir mais uma vez.

Psicose (1960)

Psicose é um filme obrigatório para os fãs de terror e mistério. O clássico terror de Alfred Hitchcock, Psicose, acompanha a jovem Marion Crane (Janet Leigh), uma funcionária de uma imobiliária que comete um roubo e foge com um monte de dinheiro, esperando começar uma nova vida, ela acaba no famoso Hotel Bates.

Devido ao sucesso popular e crítico, Psicose teve um enorme impacto no cinema e introduziu um vilão que marcou o mundo do terror psicológico. O filme tem uma reviravolta no terceiro ato que muda a maneira como você vê os personagens, e assistir o filme mais de uma vez vai fazer você entender completamente os acontecimentos do clássico terror. Disponível na Netflix.

Lunar (2009)

Lunar é um intrigante terror espacial ambientado na lua. No filme de ficção científica, o astronauta Sam Bell (Sam Rockwell) se aproxima do fim de sua missão de três anos nos confins da lua, com apenas um robô artificial como companheiro. Enquanto coleta combustível no solo, Sam enfrenta problemas de comunicação com sua base e começa a questionar se ele realmente deixará seu posto lunar.

Inspirando-se nos favoritos de ficção científica como Alien (1979) e Outland (1981), o diretor Duncan Jones criou cuidadosamente um terror espacial único sobre isolamento e identidade.

Uma revelação deixa o clima intenso durante o restante do filme, gerando um clímax emocional que vale a pena assistir várias vezes.

Corra! (2016)

Corra é um filme de terror psicológico repleto de críticas sociais. O fotógrafo Chris Washington (Daniel Kaluuya) fica bastante apreensivo quando sua namorada Rose Armitage (Allison Williams) implora para ele ir ao norte e conhecer seus pais (Bradley Whitford e Catherine Keener), mas sua ansiedade se transforma em horror quando ele descobre um segredo perturbador sobre ela e sua família.

Críticos e espectadores ficaram impressionados com a estreia de Jordan Peele no terror, elogiando seus talentos como escritor e diretor. De prenúncio sutil a temas complexos sobre relações raciais nos Estados Unidos, Corra! merece ser assistido e discutido inúmeras vezes.

O Grande Truque (2006)

O Grande Truque
Divulgação

O Grande Truque é um suspense sobre mágicos rivais na Londres do século XIX. Baseado em um romance de Christopher Priest, o filme segue a rivalidade entre dois mágicos – Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) – enquanto suas medidas drásticas os aproximam de uma conclusão mortal.

O suspense psicológico de Christopher Nolan mostra a rapidez com que a competição pode se transformar em obsessão, enquanto os dois mágicos continuam apostando em seus truques. Repleto de cenas que implementam truques de mãos e desvios de direção, o filme em si é seu próprio tipo de truque de mágica – e a revelação final incentiva uma reprise imediata.

O Sexto Sentido (1999)

O Sexto Sentido em Filmes com grandes reviravoltas
Divulgação

No suspense sobrenatural O Sexto Sentido, o psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis) é recrutado para ajudar um jovem garoto chamado Cole Sear (Haley Joel Osment), que insiste que pode ver e falar com os mortos.

O diretor M. Night Shyamalan é famoso por usar reviravoltas em seus filmes, e a revelação em O Sexto Sentido é talvez um dos finais mais conhecidos em sua filmografia. O final é arrepiante e faz com que os espectadores repensem tudo o que viram até aquele momento, enquanto Shyamalan usa manipulação narrativa, diálogo tácito e cenas criativas para criar um suspense memorável.

Primer (2004)

Primer em Filmes com grandes reviravoltas
Divulgação

Primer é um clássico filme cult de ficção científica. No filme de ficção científica Primer, dois engenheiros Aaron – (Shane Carruth) e Abe (David Sullivan) – trabalham diariamente em projetos de tecnologia na garagem de Aaron, onde ocorre uma descoberta acidental de como viajar no tempo.

Conhecida por ser uma produção de baixo orçamento e diálogo técnico complexo, Primer finalmente alcançou o status de clássico cult alguns anos após seu lançamento inicial. Cheio de lógica de viagem no tempo e matemática complexa,  o filme vai exigir que você assista algumas vezes para compreender melhor a narrativa.

Nós (2019)

Nos em Filmes com grandes reviravoltas
Divulgação

Nós é um filme de terror sobre uma família que enfrenta suas cópias. Em Nós, Adelaide (Lupita Nyong’o) entra em um pavor inexplicável antes de sair de férias com seu marido, Gabe (Winston Duke) e seus filhos, Zora (Shahadi Wright Joseph) e Jason (Evan Alex). Mas a preocupação rapidamente se transforma em medo, quando uma família que parece idêntica a eles chega à sua porta e os mantém em cativeiro.

Depois de abordar temas mais sutis no suspense psicológico Corra!, o diretor Jordan Peele decidiu fazer um filme de terror completo com Nós. O diretor criou uma rica mitologia por trás da reviravolta do filme, que o final aparentemente afetou todo o mundo. Peele se destacou com seu esforço no filme que merece ser visto mais de uma vez.

Amnésia (2000)

Amnésia em Filmes com grandes reviravoltas
Divulgação

No suspense de vingança de Christopher Nolan, Leonard Shelby (Guy Pearce) procura o homem que assassinou sua falecida esposa, mas uma lesão o impede de criar novas memórias. Incapaz de confiar em outras pessoas, Leonard utiliza anotações, fotografias e tatuagens para encontrar o assassino de sua esposa.

Nolan adora brincar com a narração e a expectativa do público, mas em nenhum outro filme isso é mais presente do que em Amnésia.  Como a narrativa é fragmentada e desordenada, o filme fica cada vez melhor com pistas ocultas sendo reveladas ao assistir outras vezes.

Clube da Luta (1999)

Clube da Luta em Filmes com grandes reviravoltas
Divulgação

Um homem deprimido que sofre de insônia (Edward Norton) conhece um estranho vendedor chamado Tyler Durden (Brad Pitt) e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído. A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher, Marla, atrai a atenção de Tyler.

David Fincher preparou o filme para uma reviravolta na trama, usando um narrador não confiável, alucinações causadas por insônia, pistas visuais e prenúncios. Clube da Luta é um passeio emocionante e divertido desde o primeiro minuto, mas assistir pela segunda vez pode dar uma apreciação adicional ao filme caótico e visualmente carregado.

Ilha do Medo (2010)

Ilha do Medo
Divulgação

Neste suspense de Martin Scorsese, o marechal americano Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e seu parceiro, Chuck Aule (Mark Ruffalo), viajam para uma ilha isolada para investigar o desaparecimento de um paciente em um asilo de alta segurança.

Baseado no best-seller de Dennis Lehane, a adaptação para o cinema se beneficia do estilo de direção de Scorsese, de uma trilha sonora assustadora e de grandes atuações do elenco. Mas é o mistério central e a conclusão final que fazem os espectadores quererem voltar atrás e procurar pistas novas ao assistir pela segunda vez.

2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

2001: A Space Odyssey em Filmes com grandes reviravoltas
Divulgação

Ambientado em um futuro alternativo, o filme segue um grupo de cinco astronautas e um computador hiper-inteligente (dublado por Douglas Rain) enquanto eles partem em uma missão espacial por toda a galáxia.

Enquanto todos viajam para Júpiter, o comandante da nave, Dr. Dave Bowman (Keir Dullea), descobre lentamente sobre a verdade por trás de sua missão.

Um filme pioneiro em termos de tecnologia e efeitos especiais, o filme de ficção científica de Stanley Kubrick foi dissecado e discutido ao longo de décadas por espectadores e críticos. Kubrick usa uma trilha sonora nada convencional e um diálogo mínimo para criar tensão em relação ao seu clímax épico, que nunca envelhece, não importa quantas vezes seja visto.

Oldboy (2003)

Oldboy em Filmes com grandes reviravoltas
Divulgação

Baseado em um mangá japonês de mesmo nome, Oldboy, de Park Chan-wook, é um suspense de ação que se concentra em Oh Dae-Su (Choi Min-sik), um homem que está preso há 15 anos. Quando ele é subitamente libertado, Dae-Su tem uma oportunidade surpreendente de matar seu carcereiro, cuja identidade permanece desconhecida.

Violento e orientado para a ação, Oldboy é um passeio de emoção propulsivo, cheio de coreografias e cenas de luta que deixam os espectadores vidrados na tela. O suspense de vingança é muito mais do que aparenta, especialmente com um toque de reviravolta.

Garota Exemplar (2014)

Garota Exemplar em Filmes com grandes reviravoltas
Divulgação

No suspense psicológico de David Fincher, o marido aparentemente perfeito Nick Dunne (Ben Affleck) é surpreendido quando sua esposa Amy (Rosamund Pike) desaparece e os investigadores o classificam como o principal suspeito de seu desaparecimento.

Baseado no best-seller de Gillian Flynn – que também escreveu a adaptação cinematográfica -, Garota Exemplar foi elogiado por sua narrativa especializada e cinematografia bem trabalhada.

Como o filme usa narrador não-confiável e vários protagonistas, assistir pela segunda vez vai mudar a percepção sobre os principais protagonistas.

Cidade dos Sonhos (2001)

CIdade dos Sonhos em Filmes com grandes reviravoltas
Divulgação

No suspense neo-noir de David Lynch, Naomi Watts é Betty Elms, uma aspirante a atriz que conhece Rita (Laura Elena Harring) uma mulher que escapou por pouco de ser assassinada, e que agora se encontra com amnésia. Ao fazer amizade com Rita, Betty se oferece para ajudar Rita a descobrir sua verdadeira identidade.

Dirigido com o estilo singular e único de Lynch, o longa se destaca no gênero de suspense psicológico como um filme memorável e assustador. Propositadamente, Lynch deixou espaço para interpretação e duplo sentido que geram facilmente discussões pós-filme.

Donnie Darko (2001)

Donnie Darko em Filmes com grandes reviravoltas
Divulgação

No suspense de ficção científica Donnie Darko, o adolescente problemático Donnie (Jake Gyllenhaal) é assombrado pelas alucinações de um homem em uma roupa de coelho. Durante um período de sonambulismo, o homem diz a Donnie que ele só tem um mês antes do fim do mundo.

Com seu diálogo único, referências a viagens no tempo e ênfase na saúde mental, Donnie Darko estimulou várias interpretações desde seu lançamento. Muitas pessoas assistiram diversas vezes ao filme para tentar entender completamente o final paradoxal do filme cult.

A Origem (2010)

A Origem em Filmes com grandes reviravoltas
Divulgação

Em A Origem, filme de ficção científica de Christopher Nolan, Cobb (DiCaprio) tenta liquidar uma dívida não resolvida e retornar à sua família ajudando um investidor rico (Ken Watanabe) a invadir os sonhos de um concorrente. Com uma equipe treinada ao seu lado, Cobb tenta plantar ideias mergulhando cada vez mais fundo no subconsciente de seu alvo.

Através de efeitos especiais que imitam a natureza bizarra dos sonhos, A Origem é uma maravilha técnica e narrativa. O filme incentiva o publico a querer assistir diversas vezes e seu clímax deixa espaço para muitas interpretações.