Os 5 melhores e 5 piores filmes de ação dos anos 90!

Após o sucesso que os filmes de ação com personagens super-humanos dos anos 80, os anos 90 chegaram e revolucionaram o gênero, trazendo pessoas “comuns” como protagonistas dessas histórias de ação. O pioneiro desse novo arquétipo de herói comum foi John McClane em Duro de Matar de 1988. Algo comum nas produções de ação eram as sequências grandiosas de filmes, sendo a franquia O Exterminador do Futuro a mais famosa.

Os anos 90 trouxeram filmes que se tornariam grandes clássicos desse gênero, mas também tiveram muitas obras que não valiam muito à pena assistir, nem naquela época, nem agora. Então, sem mais delongas, aqui estão os 5 melhores e os 5 piores filmes de ação dos anos 90!

10 – MELHORES: O Profissional (1994)

Os melhores e piores filmes de ação dos anos 90
O Profissional / Divulgação

A narrativa rápida e a direção impecável de Luc Besson fizeram com que O Profissional fosse considerado um dos melhores filmes de ação já feitos, tornando-o um clássico do gênero de ação. É um filme que não importa quanta vezes você assista ele ainda causará as mesmas sensações da primeira vez, e um dos motivos é o elenco de estrelas: Jean RenoNatalie Porman em sua estréia no cinema, e Gary Oldman.

Reno faz o papel de Leon um assassino profissional que passa a cuidar de Mathilda (Portman) após seus pais serem assassinados por Norman Stansfield (Gary Oldman) um agente corrupto que trabalha para o DEA (Centro de administração de repressão contra drogas).

9 – PIORES: O Último Boy Scout – O Jogo da Vingança (1991)

Os melhores e piores filmes de ação dos anos 90
O Último Boy Scout / Divulgação

Uma das poucas decepções na carreira de Shane BlackO Último Boy Scout é um filme sobre uma dupla de policiais que tinha tudo para dar certo, um agente do serviço secreto se junta com um jogador da NFL, e duas estrelas nos papéis principais Bruce Willis que estava no começo de sua carreira e Damon Wayans, o problema é que o filme não é tão engraçada quanto o esperado.

Shane Black é o mestre dos filmes de “policiais amigos” como Máquina Mortífera, Beijos e Tiros e Dois Caras Legais, então é uma pena que ele não tenha conseguido manter o nível com esse filme. No entanto, isso pode não ser inteiramente culpa de Black, já que ele foi obrigado a reescrever o roteiro inúmeras vezes à pedido do estúdio e de Bruce Willis.

8 – MELHORES: Caçadores de Emoção (1991)

Os melhores e piores filmes de ação dos anos 90
Caçadores de Emoção / Divulgação

Dirigido por Kathryn BigelowCaçadores de Emoção conta a história de um jogador de futebol que se torna um agente do FBI e é mandado para descobrir tudo sobre uma gangue de surfistas que durante a noite roubam bancos.

Keanu Reeves Patrick Swayze estão perfeitos nos papéis principais, enquanto a direção utiliza de câmeras rápidas que conseguem captar as incertezas das ações dando uma sensação de realismo para a obra.

7 – PIORES: O Juiz (1995)

Os melhores e piores filmes de ação dos anos 90
O Juiz / Divulgação

Apesar de ter ganhado um remake em 2012, a primeira aparição de Judge Dredd nas telonas não foi tão bem sucedida. A história era um filme de classificação livre estrelado por Sylvester Stallone. Ele tirava seu capacete várias vezes durante o filme e tinha Rob Schneider como seu assistente engraçado. Schneider e Stallone não conseguiram construir uma dinâmica, felizmente o remake conseguiu fazer isso com maestria.

6 – MELHORES: A Outra Face (1997)

Os melhores e piores filmes de ação dos anos 90
A Outra Face / Divulgação

O filme conta a história de um agente do FBI que troca de rosto com o terrorista que matou seu filho. John Travolta Nicolas Cage foram a escolha perfeita para da vida a esses personagens, conseguindo recriar perfeitamente os trejeitos de cada um.

O diretor John Woo, um dos melhores diretores de ação de todos os tempos, conseguiu criar um filme visceral e divertido ao mesmo tempo.

5 – PIORES: Timecop (1994)

Jean-Claude Van Dame em Timecop
Timecop / Divulgação

Jean-Claude Van Damme já protagonizou alguns filmes que não foram tão bons, mas Timecop leva as coisas para um outro nível. Filmes excelentes como O Grande Dragão Branco e O Alvo fizeram Van Damme ser reconhecido como um lutador de artes marciais carismático.

Timecop é um thriller sobre um policial que faz parte do departamento de viagem no tempo e tem a missão de voltar no tempo para combater um político corrupto após a morte de sua esposa. O filme parece uma tentativa de recriar os universos presentes nas obras de ficção cientifica de Philip K. Dick.

4 – MELHORES: Matrix (1999)

Os melhores e piores filmes de ação dos anos 90
Matrix / Divulgação

É claro que a segunda aparição de Keanu Reeves nessa lista tinha que ser com Matrix, o clássico filme mistura diversos gêneros e estilos – desde cyberpunk e artes marciais até animes – e é ótimo em todos eles!

Matrix consegue ter conceitos de distopia e a natureza da realidade e ser considerado um filme de ficção cientifica e também tem ação e explosões suficientes para ter sucesso como um filme de ação.

3 – PIORES: Armagedom (1998)

Ben Affleck e Owen Wilson em cena
Armagedom / Divulgação

Dirigido por Michael Bay, Armagedom segue um grupo de perfuradores de petróleo que são mandados para o espaço com a missão de destruir um asteroide que irá colidir com a terra.

De acordo com os extras do DVD, Ben Affleck perguntou para Bay se não seria mais fácil treinar astronautas para usar uma broca do que treinar perfuradores para trabalharam no espaço, e Bay respondeu mandando Ben Affleck calar a boca. Isso ilustra muito bem a quantidade de lógica que foi usada nesse filme.

2 – MELHORES: Exterminador do Futuro 2: O Dia do Julgamento Final

Os melhores e piores filmes de ação dos anos 90
O Exterminador do Futuro 2: Dia do Julgamento Final / Divulgação

Após dirigir O Exterminador do Futuro com um orçamento apertado, James Cameron foi recompensado com um orçamento de US$102 milhões para fazer a sequência. Ao invés de copiar o primeiro filme, Cameron adicionou uma reviravolta para a trama. T2 é sem dúvidas maior que o filme anterior, e é tão bom quanto.

James Cameron usou o orçamento para investir em CGI que mudariam a história do cinema para sempre e com sequências de luta de tirar o folego dos espectadores.

1 – PIORES: A Força em Alerta 2 (1995)

A Força em Alerta 2
A Força em Alerta 2 / Divulgação

De todas as cópias de Duro de Matar, A Força em Alerta esqueceu todos os pontos positivos que tornaram o filme um clássico. John McClane é um policial que estava no lugar errado na hora errada. Já Casey Ryback (interpretado por Steven Seagal) é um cozinheiro que é um ex militar da marinha que pode matar pessoas com as próprias mãos.

No entanto A Força em Alerta se encaixa na categoria tão ruim que é bom. A sequência, que se passa em um trem que é comandado por um terrorista que parece ter saído de um desenho animado, se encaixa na categoria de é tão ruim que é ruim logo nos primeiros minutos.