Mulher-Maravilha anos 80 Mulher-Maravilha anos 80

Mulher-Maravilha 1984 | Diretora estava com medo de fazer o filme muito anos 80

Recentemente a diretora de Mulher-Maravilha 1984, Patty Jenkins comentou sobre sua vontade de fazer um filme dos anos 80. O longa que estreou em alguns cinemas e no serviço de streaming HBO Max simultaneamente, trouxe uma nova estratégia de distribuição que, aparentemente, será muito lucrativa para a Warner Bros. durante o próximo ano. O longa também foi um sucesso fora do mercado norte-americano, passando a marca de U$ 100 milhões nas bilheterias mundiais mesmo com todos os obstáculos que circularam o lançamento.

Situado nos anos 80, Mulher-Maravilha 1984 tem um grande pulo de tempo em relação ao primeiro filme, que se passava durante a Primeira Guerra Mundial. A direção de Jenkins utiliza da semi-imortalidade de Diana (Gal Gadot) para colocá-la em um cenário completamente diferente e com novos desafios para enfrentar. O tão conhecido período em que o filme se passa, serve como cenário para os melhores momentos do longa, incluindo a reação do piloto Steve Trevor (Chris Pine) ao futuro, além de apresentar para a audiência um vilão dos anos 80 perfeito, o magnata e personalidade da TV Maxwell Lord, interpretado por Pedro Pascal.

Recentemente em uma entrevista para o Syfy Wire a diretora Patty Jenkis como sobre o quão Anos 80 a sequência deveria ser, e que gostaria que Mulher-Maravilha 1984 fosse “como um filme dos anos 80” ao invés de ser um filme “com referências aos anos 80”. A fala completa da diretora será disponibilizada abaixo:

É engraçado. Eu estava preocupada que eu não estava dando as pessoas ‘Anos 80’ o suficiente por conta dessa tentação de ir ‘Anos 80, haha,’ e fazer todas essas piadas dos Anos 80 e colocar todas essas músicas dos Anos 80. Nós não temos muitas músicas dos Anos 80 por que quando você faz isso, você está se autorreferenciando. Isso deve ser como se você estivesse indo para um grande sustentáculo nos anos 80 completamente autêntico, então se você jogar fora a parte dos anos 80, acaba parecendo muito dos anos 80… jogue isso fora e faça um ótimo filme!

Essa declaração explica porque músicas famosas dessa época são pouco usadas ao longo da trilha sonora de Mulher-Maravilha 1984. Jenkins evitou os elementos nostálgicos muito utilizados em filmes de super-heróis, como é o caso do longa Guardiões da Gálaxia dirigido por James Gunn, aqui Jenkins opta por utilizar a trilha de Hans Zimmer. Ao fazer Mulher-Maravilha 1984 menos autorreferencial, a diretora foca na relevância da história enquanto utiliza do figurino e de algumas locações para dar ao filme um toque nostálgico.

Com o recente sucesso da nostalgia dos anos 80 tanto nos filmes quanto na televisão, não é nenhuma surpresa que Jenkins gostaria de se diferenciar e fazer um filme que parece mais autêntico aos anos 80. Por mais que alguns espectadores ficassem mais contentes ao escutar algumas músicas clássicas da época, ou ver algumas escolhas de moda mais ousadas no figurino, essas escolhas da diretora não afetaram o sucesso do filme e o terceiro filme da franquia Mulher-Maravilha já foi confirmado com Patty Jenkins e Gal Gadot retornando a franquia!