Mattel lançará filmes inspirados em seus brinquedos icônicos

A Mattel anunciou o lançamento da Mattel Films – uma divisão que buscará desenvolver e produzir filmes baseados nas icônicas marcas de brinquedos da empresa. A empresa, conhecida principalmente pela produção de brinquedos como Barbie, Hot Wheels e Thomas e Seus Amigos, busca conquistar o mercado cinematográfico no qual sua rival, a Hasbro, tem tido muito sucesso.

Esta não é a primeira tentativa da empresa de brinquedos na indústria cinematográfica. A Mattel teve vários projetos de filmes desenvolvidos dentro de sua divisão Playground Productions – sendo a mais relevante o filme Max Steel de 2016. Embora Max Steel não tenha feito sucesso crítico ou comercial, a Mattel procurou continuar sua incursão no cinema de grande sucesso. No início deste ano, a empresa anunciou que J.J. Abrams (Star Trek) havia se juntado a eles em um projeto para trazer The Beastlies para a tela grande. A Mattel também tem trabalhado com a Sony em um filme da Barbie estrelado por Anne Hathaway (Oito Mulheres e um Segredo), que deve ser lançado em 2020. Agora parece que a empresa está dando mais um passo em seus esforços cinematográficos.

O Deadline informa que a Mattel Films será a nova divisão de produção de filmes da Mattel. A divisão será supervisionada pela produtora executiva Robbie Brenner, que produziu o indicado ao Oscar Clube de Compras Dallas. Falando sobre este anúncio, o CEO e presidente da Mattel, Ynon Kreiz, disse:

“A Mattel é o lar de um dos maiores portfólios de amadas franquias do mundo e a criação da Mattel Films nos permitirá ter um valor significativo em toda nossa propriedade intelectual. Robbie é uma talentosa contadora de histórias e uma respeitada cineasta com relacionamentos profundos no entretenimento. Ela é a líder perfeito para dar vida às nossas marcas célebres”

Brenner também compartilhou a empolgação, dizendo: “Há tantas histórias para serem contadas e tantas imaginações a serem capturadas por essas marcas icônicas e estou ansiosa para trabalhar com Ynon e sua equipe para fazer acontecer.”

Brenner tem uma carreira de sucesso e produziu uma variedade de filmes. Seu último filme, Burden, ganhou o prêmio do público no Festival de Cinema de Sundance de 2018. Ela também supervisionou a produção de muitos outros filmes populares como O Vencedor, Espelho, Espelho Meu e Um Porto Seguro. Além disso é parceira da The Firm – uma produtora de filmes e programas de TV – e é a atual presidente de sua divisão de filmes. Ser produtora executiva da Mattel Films à lista simplesmente adicionará mais variedade a um currículo já diversificado.

Enquanto a presença de Brenner na liderança da Mattel Films parece ser um forte primeiro passo para a divisão, a Mattel ainda tem um pouco de terreno para cobrir na esteira de sua concorrente, a Hasbro. Com o enorme sucesso da franquia Transformers – para não mencionar outras propriedades, como G.I. Joe e Ouija – A Hasbro dominou seus esforços para dar vida aos brinquedos como blockbusters. No entanto, com o número de sequências que a Hasbro está produzindo das mesmas propriedades, bem como a popularidade de outra franquia baseada em brinquedos Lego e seus derivados, talvez seja a hora certa para a Mattel ter algum grande sucesso cinematográfico.