Notícia triste para o mundo do cinema. Kirk Douglas, ator do clássico Spartacus (1960), de Stanley Kubrick, morreu hoje (05) aos 103 anos. A morte foi confirmada por Michael Douglas, filho da lenda de Hollywood, que publicou uma nota oficial.
“É com tremenda tristeza que eu e meus irmãos anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos. Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da era de ouro dos filmes que viveu seus anos dourados, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas que ele acreditava estabelecer um padrão para todos nós aspirarmos.
Mas para mim e meus irmãos Joel e Peter, ele era simplesmente pai, para Catherine, um maravilhoso sogro, para seus netos e bisneto, seu avô amoroso, e para sua esposa Anne, um marido maravilhoso.
A vida de Kirk foi bem vivida, e ele deixa um legado no cinema que perdurará pelas gerações vindouras, e uma história como um filantropo de renome que trabalhou para ajudar o público e trazer paz ao planeta.
Deixe-me terminar com as palavras que eu disse a ele em seu último aniversário e que sempre permanecerão verdadeiras. Pai, eu te amo muito e tenho muito orgulho de ser seu filho.”
Com mais de 80 filmes na carreira, Kirk Douglas foi indicado três vezes ao Oscar (O Invencível, de 1949, Assim Estava Escrito, de 1952, e Sede de Viver, de 1956). Em 1996, ele ganhou uma estatueta da Academia pelo conjunto da obra.
Kirk deixa esposa e três filhos: Michael, Joel e Peter Douglas.