Apenas alguns dias após o início das filmagens, Velozes e Furiosos 10 perdeu seu diretor. Em comunicado na página oficial do filme, Justin Lin anunciou que está deixando o comando do filme. Diferenças criativas são consideradas a razão por trás de sua saída. Porém, Lin seguirá envolvido no projeto como produtor.
#FASTX pic.twitter.com/T0w9LuYS0F
— The Fast Saga (@TheFastSaga) April 26, 2022
“Com o apoio da Universal, tomei a difícil decisão de deixar o cargo de diretor do FAST X, mantendo o projeto como produtor. Ao longo de 10 anos e cinco filmes, conseguimos filmar os melhores atores, as melhores acrobacias e as melhores perseguições de carro. Em uma nota pessoal, como filho de imigrantes asiáticos, tenho orgulho de ajudar a construir a franquia mais diversificada da história do cinema. Serei eternamente grato ao incrível elenco, equipe e estúdio por seu apoio e por me receber na família FAST”, disse Justin Lin.
Com a saída de Lin, a Universal Pictures pretende continuar a produção com um diretor de segunda unidade até encontrar um substituto. Segundo o Deadline, o estúdio já está conversando com alguns candidatos em potencial.
Justin Lin dirigiu cinco filmes da franquia. O primeiro deles foi Desafio em Tóquio, de 2006.
Vin Diesel, Tyrese Gibson, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Ludacris, Nathalie Emmanuel e Sung Kang irão reprisar seus respectivos papéis.
A décima parte contará com as adições dos recém-chegados à franquia Jason Momoa (Aquaman), Daniela Melchior (O Esquadrão Suicida) e Brie Larson (Capitã Marvel), com Momoa esperado para interpretar o antagonista.
Baseado nos personagens criados por Gary Scott Thompson, a última parte levou a família ao redor do mundo de Londres a Tóquio, da América Central a Edimburgo, e de um bunker secreto no Azerbaijão às ruas movimentadas de Tbilisi. Ao longo do caminho, velhos amigos serão ressuscitados, velhos inimigos retornarão, a história será reescrita e o verdadeiro significado da família será testado como nunca antes.
Velozes e Furiosos 10, o penúltimo capítulo da franquia, chegará aos cinemas em 19 maio de 2023. Os capítulos 10 e 11 serão a conclusão da saga de Dom Toretto. Chris Morgan está voltando para escrever o roteiro.
A franquia começou em 2001 com o lançamento de Velozes e Furiosos, que foi seguido por várias sequências, spin-offs, videogames e mercadorias. Atualmente, a franquia cinematográfica tem um faturamento mundial combinado de mais de US$ 6 bilhões.