Jardim Dos Desejos Jardim Dos Desejos

Jardim Dos Desejos ganha trailer e cartaz

Divulgação

Artista autoral que contribuiu para moldar a Nova Hollywood a partir dos roteiros de Taxi Driver e Touro Indomável, ambos dirigidos por Martin Scorsese, o americano Paul Schrader também construiu uma trajetória influente como realizador, sendo o responsável por clássicos como Gigolô Americano, A Marca da Pantera e Mishima: Uma Vida em Quatro Tempos.

Em fase revigorada em sua carreira, Schrader terá o seu primeiro filme desde Cães Selvagens a receber passagem comercial pelos cinemas brasileiros. Com distribuição da Pandora FilmesJardim Dos Desejos tem o seu lançamento agendado para 30 de maio, poucos dias após a sua ida ao Festival de Cannes, onde apresentará Oh, Canada, em competição pela Palma de Ouro. Confira o trailer do filme no player abaixo:

No filme, Narvel Roth (Joel Edgerton) é o meticuloso horticultor dos Jardins Gracewood. Ele é tão dedicado em cuidar dos terrenos desta bela e histórica propriedade quanto em agradar sua empregadora, a rica viúva Sra. Haverhill (Sigourney Weaver). No entanto, o caos invade a existência espartana de Narvel quando a Sra. Haverhill exige que ele aceite sua problemática e conturbada sobrinha-neta Maya (Quintessa Swindell) como nova aprendiz, desvendando segredos sombrios de um passado violento enterrado que ameaçam a todos eles.

Jardim Dos Desejos teve a sua première mundial no 79º Festival Internacional de Cinema de Veneza e versa sobre temas que são uma constante na filmografia de Paul Schrader, colocando Narvel Roth confrontando um passado como supremacista do qual quer se dissociar.

Embora inicialmente não tenha pensado em conceber uma trilogia, o filme fecha um ciclo iniciado em 2017 com Fé Corrompida (indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e vencedor do Independent Spirit Award de Melhor Ator para Ethan Hawke) e continuado com O Contador de Cartas, de 2021. Assim como os protagonistas nessas obras prévias, temos uma audaciosa abordagem das narrativas de “homem em um quarto” de Schrader, onde uma figura solitária, lutando com seu passado e se escondendo atrás de seu trabalho diário, aguarda por mudanças.

A jardinagem é uma metáfora particularmente rica, tanto positiva quanto negativamente. Comecei a perguntar a razão desse jardineiro ser tão recluso. A partir daí, pensei no Programa de Proteção a Testemunhas, e novamente você se pergunta, ‘por que ele está no programa?’ Isso evoluiu para a ideia de que ele era um matador de aluguel“, revela Schrader sobre seu processo criativo.