Guillermo del Toro (A Forma da Água) fará animação em stop-motion de Pinóquio para a Netflix. O cineasta vencedor do Oscar começou a desenvolver o projeto em 2011, mas tem lutado para obter o financiamento necessário para iniciar a produção desde então. A Disney fará uma versão live-action de Pinóquio e del Toro ficou sem falar sobre sua animação do clássico conto de fadas de Carlo Collodi por cerca de um ano, então a maioria dos fãs do diretor provavelmente assumiu que o projeto estava abandonado.

Tudo mudou agora que a Netflix assumiu o projeto baseado em um roteiro que del Toro escreveu com Patrick McHale (Over the Garden Wall). A animação será dirigida del Toro e por Mark Gustafson (Um Natal Muito Louco), como tem sido o plano por muitos anos. Pinóquio também é a mais recente de uma série de colaborações entre a Netflix e del Toro, eles estiveram juntos para lançar série animada de aventura e fantasia Caçadores de Trolls e na série antológica de terror, Guillermo del Toro Presents 10 After Midnight.

A Netflix deu a notícia sobre Pinóquio de del Toro via comunicado de imprensa e confirmou ainda que a Jim Henson Company e a ShadowMachine (BoJack Horseman) estão co-produzindo o filme. Além de ser um musical, Pinóquio acontece na Itália sob o regime fascista de Benito Mussolini e foi descrito da seguinte forma na declaração oficial que del Toro divulgou, como parte do anúncio da Netflix:

“Nenhuma forma de arte influenciou minha vida e meu trabalho mais do que a animação e nenhum personagem na história teve uma profunda conexão pessoal comigo como Pinóquio. Em nossa história, Pinóquio é uma alma inocente com um pai indiferente que se perde em um mundo que não consegue compreender. Ele embarca em uma jornada extraordinária que o deixa com uma compreensão profunda de seu pai e do mundo real. Eu quero fazer esse filme desde sempre”

O cineasta está atualmente produzindo o filme Scary Stories to Tell in the Dark (que ele escreveu) e tem planos de começar a filmar seu remake de Viagem Fantástica no final deste ano, mas as coisas (obviamente) mudaram desde então. No entanto, ainda não está claro se isso significa que Viagem Fantástica se tornou a mais recente adição à pilha de filmes perdidos de del Toro ou se o cineasta simplesmente colocou isso em segundo plano, enquanto ele começa a produção em seu projeto de paixão de longa data .

De qualquer forma, Pinóquio parece uma combinação perfeita para as sensibilidades narrativas de del Toro, entre seus temas sobre o fascismo (um elemento recorrente de seu trabalho) e sua vibração geral de contos de fadas.

Pinóquio ainda não tem data de lançamento programada.

Comentários

Notícias relacionadas