Guillermo Del Toro revela protagonista e enredo de seu novo longa

Scary Stories To Tell In The Dark de Guillermo del Toro escalou a atriz mirim Zoe Colletti (Annie) para o papel da protagonista. Scary Stories To Tell In The Dark é baseado em uma trilogia de livros dos anos 1980 e 1990 escritos por Alvin Schwartz e ilustrados por Stephen Gammell. As histórias contidas em cada volume se baseavam em uma variedade de mitos, lendas e contos populares e apresentavam reviravoltas o “assassino no banco de trás do carro”. Cada um dos livros contém mais de vinte contos cada e a série continua a atrair uma legião de fãs, tanto por conta da escrita quanto pelas obras de arte perturbadoramente imaginativas de Gammell.

Um dos grandes fãs da série é o cineasta Guillermo del Toro, conhecido por Círculo de Fogo, A Forma da Água e o Labirinto do Fauno. A CBS Filmes adquiriu os direitos para adaptar Scary Stories To Tell In The Dark para as telonas em 2013, mas foi três anos atrás que Guillermo del Toro anunciou que seria o produtor e que também estaria participando do processo de criação do roteiro, porém ele não irá dirigir a adaptação, o diretor será André Øvredal (A Autópsia). A CBS revelou muito pouco sobre suas intenções ao adaptar a série de contos para um filme e a única declaração oficial revelava que o filme mostrará um grupo de adolescentes investigando uma série de assassinatos em sua cidade.

De acordo com o Collider, Scary Stories To Tell In The Dark finalmente está em andamento e Zoe Colletti foi escolhida para o papel da protagonista, Stella Michaels – uma jovem garota cuja mãe desapareceu misteriosamente durante o Halloween. Também foi reportado que o filme mostrará Stella e seus amigos se misturando com um espírito desagradável também durante o Halloween e que o fantasma usará os contos e folclore assustadores para assombrar os jovens, o que permitiu que vários dos contos originais de Schwartz fossem incorporados ao filme.

Quanto aos novos detalhes do enredo, parece que Scary Stories To Tell In The Dark seguirá o exemplo da adaptação de Goosebumps – Monstros e Arrepios em termos de pegar elementos dos livros e usá-los como fontes de perigo no filme, em vez de tentar adaptar diretamente as histórias do livro em si. Esta abordagem pode desencadear algumas preocupações para os fãs dos livros, já que a premissa do “grupo de adolescentes cometendo erros mortais durante o Halloween” é um dos temas mais clichê no gênero de terror. Certamente não parece estar honrando a criatividade e singularidade dos livros de Schwartz e Gammell. Porém, o fato de Del Toro estar envolvido e ter uma afinidade natural por imagens surpreendentemente estranhas e muitas vezes inquietantes, pode indicar que Scary Stories To Tell In The Dark será diferente de outros filmes de terror.

Scary Stories To Tell In The Dark ainda não tem data de lançamento programada.