Filmes do Homem-Aranha Filmes do Homem-Aranha

Filmes do Homem-Aranha em ranking do pior ao melhor

Divulgação

Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland estrelaram as versões live-action do Homem-Aranha nos últimos anos. O amigão da vizinhança também ganhou uma incrível animação e um derivado inspirado em um vilão dos quadrinhos.

Embora acordos comerciais e negociações entre grandes empresas cinematográficas, como Sony e Marvel, são as responsáveis por tantos filmes com diferentes atores representando o Homem-Aranha, os fãs não parecem se importar em assistir todas as diferentes adaptações.

Listamos aqui todos os filmes do Homem-Aranha, classificados do pior ao melhor, de acordo com as pontuações dos críticos no Rotten Tomatoes.

Venom (2018)

Aprovação da crítica: 29%

Venom 2 é adiado para 2021
Divulgação/Sony Pictures

Venom é o único filme do universo do Homem-Aranha que se concentra em um vilão popular dos quadrinhos. No entanto, o longa derivado não foi muito bem aceito pela maioria dos críticos. Em contrapartida, o público no geral aprovou a produção, com 80% de aceitação.

Aqui no Poltrona Nerd o filme recebeu a nota 2 de 5 estrelas. “Venom é mais uma oportunidade perdida pela Sony Pictures. Parece que a parceria do Homem-Aranha na Marvel Studios não foi suficiente para o estúdio ser efetivo na própria franquia de filmes. O esforço de Tom Hardy o credencia para uma nova chance no papel, mas em outra casa”, disse Renan Lelis.

O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)

Aprovação da crítica: 51%

O Espetacular Homem-Aranha 2
Divulgação

Estrelando Andrew Garfield como o nerd da internet, a sequência nunca se equiparou aos demais filmes do Homem-Aranha. Os críticos disseram que o filme estava “cheio de enredo” e um drama “inchado e sem rumo”. Especialmente sobre o desempenho estranho e equivocado de Jamie Foxx como Electro. Apesar disso, alguns críticos ainda elogiaram a qualidade das cenas de ação no filme.

Homem-Aranha 3 (2007)

Aprovação da crítica: 63%

Homem-Aranha 3
Divulgação

Homem-Aranha 3 não foi um grande sucesso para a terceira parte da trilogia estrelada por Tobey Maguire. Os críticos admiraram a ambição do diretor Sam Raimi e as relações com os personagens do filme, mas mesmo as críticas positivas reconheceram que o filme era um pouco “desigual”.

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Aprovação da crítica: 73%

O Espetacular Homem-Aranha
Divulgação

O reboot de 2012 da franquia Homem-Aranha contou com grandes estrelas, incluindo Andrew Garfield e Emma Stone. Com exceção de alguns, no geral os críticos gostaram do filme e responderam bem à química de Garfield e Stone.

Homem-Aranha (2002)

Aprovação da crítica: 90%

Divulgação

O filme centrado no Aranha, estrelado por Tobey Maguire, foi bem balanceado e recebeu críticas positivas pelo trabalho do diretor Sam Raimi e sua visão sobre o icônico herói da Marvel. Os críticos se apaixonaram pelo filme, elogiando-o por equilibrar ação e comédia tão bem.

Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Aprovação da crítica: 90%

Longe de Casa
Divulgação

Longe de Casa pegou a divertida viagem de Peter Parker na Europa e a transformou em um filme cheio ação e teias que os críticos adoram. Muitos críticos ficaram impressionados com a química do elenco e com a trama divertida do filme, embora alguns tenham considerado o filme uma entrada um tanto esquecível no Universo Cinematográfico da Marvel.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Aprovação da crítica: 92%

Homem-Aranha De Volta ao Lar
Divulgação

De Volta ao Lar teve a vantagem de ser uma nova e empolgante aventura Homem-Aranha, que não se aprofundou na história de origem do herói. Alguns críticos o chamaram de “o melhor filme Homem-Aranha da franquia” e Tom Holland foi amplamente elogiado por ser um Peter Parker quase perfeito.

Em uma crítica do The Washington Post o autor escreveu: “Um reboot autêntico, refrescantemente nerd e de alto astral da franquia Marvel…”

Homem-Aranha 2 (2004)

Aprovação da crítica: 93%

Homem-Aranha 2 (2004)
Divulgação

O segundo filme da trilogia estrelada por Tobey Maguire ainda é considerado um padrão-ouro para sequências de super-heróis. Homem-Aranha 2 impressionantemente apresentou participações emocionantes e deu a Alfred Molina espaço para brilhar em seu agora icônico personagem de Doutor Octopus.

Os críticos adoraram o filme, chamando-o de “incomumente inteligente para o gênero” e “incrivelmente agradável”.

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Aprovação da crítica: 97%

Lançado em 2018, a animação do Homem-Aranha no Aranhaverso foi elogiado por ser visualmente impressionante e por desenvolver seus personagens com uma maravilhosa mistura de comédia e empatia.

A história de Miles Morales descobrindo diversos aranhas do multiverso, enquanto se descobria, foi elogiada pelos críticos. Alguns chamaram de “uma obra de arte triunfante” e “uma crítica amorosa e brilhante do gênero dos super-heróis e uma redefinição muito necessária”.

Aqui no Poltrona Nerd o filme recebeu a nota 5 de 5 estrelas. “Homem-Aranha no Aranhaverso supera qualquer expectativa. O que parecia ser mais um filme do super-herói da Marvel resultou na obra cinematográfica mais completa do cabeça de teia. Uma reformulação necessária, mas sem deixar de lado uma história adorável e divertida. Miles Morales provou sua importância e deu uma resposta que Homem-Aranha é um símbolo universal. Qualquer um pode vestir sua máscara. Se você acha que já viu tudo sobre Homem-Aranha no cinema, apenas espere. Você ainda não viu nada”. Leia aqui a crítica completa.