Entenda a diferença entre Smart TV, TV box, Chromecast e Android TV Entenda a diferença entre Smart TV, TV box, Chromecast e Android TV

Entenda a diferença entre Smart TV, TV box, Chromecast e Android TV

Divulgação

O mercado das TVs com fácil acesso para aplicativos está em alta, atraindo olhares fervorosos dos consumidores. Smart TV, TV box, Chromecast e Android TV são os principais exemplos de quem busca por modernidade.

Obviamente, a qualidade da imagem é a “cereja do bolo”. Sendo assim, podemos dizer que as vias de conectividade, aliando-se a internet, possibilitam um novo mundo de alternativas. Quanto mais opções de filmes, séries, programas, telejornais, documentários e desenhos, melhor! Um recheio e tanto!!!

Contudo, os variados nomes e as parecidas funções podem criar um desafio para quem entende pouco do assunto. Não ter acessibilidade à internet configura um outro problema. Visto que para aproveitar os aplicativos e plataformas é imprescindível. 

Para saber de tudo, dê uma olhadinha nas dicas do Review TV, elimine todas as dúvidas de uma vez. Entenda a diferença entre Smart TV, TV box, Chromecast e Android TV.

O que oferece uma Smart TV?

Você já reparou que os celulares de hoje em dia se chamam “smartphones”? Bem, isto não é um acaso. Assim, como o aparelho móvel, a Smart TV proporciona utilização da internet, além do seu alto nível de sistema operacional. Realmente, se trata de um equipamento inteligente, como a tradução do termo smart

Smart TV
Divulgação

Sistema Operacional

No entanto, algumas marcas desenvolveram seus próprios sistemas, como é o caso do Tizen OS, da Samsung. Ou ainda o webOS da LG. Seguindo este caminho, certos aplicativos ficam limitados nestes softwares, que só podem ser acessados em uma Android TV, por exemplo. 

Vantagens da Smart TV

Ainda assim, o produto é excelente alternativa de mercado, com inúmeras funcionalidades em um único equipamento. Uma verdadeira chave para logar diretamente em serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime e Spotify, entre outros. Dispensando a necessidade de outros dispositivos que encaminhariam os conteúdos à tela. Como o TV box ou o Chromecast.

E o que dizer das belíssimas imagens apresentadas pelas resoluções 4k e UltraHD? Vale a pena!

O que oferece um TV box?

O aparelho TV box é um dispositivo conectado ao televisor pela entrada HDMI, dando aquela mãozinha para torná-lo em Smart TV. Possibilita ao telespectador uma vasta paleta de aplicativos e serviços por internet.

Entenda a diferença entre Smart TV, TV box, Chromecast e Android TV
Divulgação

Sistema Operacional

Embora seja parecido com a incrível Android TV, não são a mesma coisa, viu? Ainda assim,  usuário consegue se conectar a qualquer aplicação Android. Garantindo seus conteúdos a partir da plataforma Play Store, do Google.

Vantagens do TV box

As vantagens do dispositivo TV box são semelhantes aos demais aparelhos. O consumidor pode jogar através da TV, espelhar a tela do smartphone, além de ver toda a programação das plataformas de streaming (das quais tiver assinatura). 

Outro ponto positivo é a oportunidade de armazenamento de mídia, como fotos e vídeos. Tudo isso ao espetar um pendrive em uma das entradas do equipamento TV box

O que oferece o Chromecast?

O Chromecast consiste em um equipamento semelhante ao pendrive, que pode ser inserido em uma das entradas HDMI. O objeto é compacto, básico, mas apresenta variedade de aplicações, quando há conexão disponibilizada via wi-fi. Outrossim, é a alternativa mais em conta do mercado, aparecendo como ótimo custo-benefício junto as possibilidades do Google online. Mesmo sendo um tanto limitado.

Chromecast
Divulgação

Sistemas Operacionais

O último aparelho lançado, o Chromecast 3, tem a navegação pelos sistemas Android, iOS, Mac OS e Windows. Especialmente pelo smartphone, o usuário deve baixar o Google Home para desfrutar dos aplicativos e controlar a TV. Outro destaque é a navegação pelos computadores, como os casos do Windows 7 e Mac OS X.

Vantagens do Chromecast

O recurso Chromecast dispõe diretamente na telinha o melhor do Youtube, Netflix, HBO e demais canais de streaming. De vídeo, ok? Por outro lado, o indivíduo pode ainda usufruir de diversos games compatíveis com o formato Chromecast.

Posto isso, há ainda a vantagem de ser bem pequeno, “desaparecendo” atrás da televisão. Ele é fácil de plugar na TV; sem ter fios pendurados ou necessitar de um espaço grande no rack.

O que oferece o Android TV?

Como já mencionamos o adjetivo “incrível” para tal, o Android TV é realmente maravilhoso. Embora algumas marcas tenham seus próprios sistemas de navegação, grandes nomes do mercado aderiram a funcionalidade da Android TV. Plena e extremamente atrativa, principalmente pela sua simples conectividade à smartphones.

Android TV
Divulgação

Sistema Operacional

Nomes como Sony e Philips abrem a porteira dos apps completos com acesso pela Android TV. Favorecendo o controle total dos clientes a partir de seus celulares, com ampla usabilidade de aplicativos disponíveis. Através da Play Store, o usuário baixa jogos, emuladores e muito mais!

Vantagens do Android TV

Um diferencial para quem opta pelas TVs com esse sistema operacional é a atribuição de gamepads em jogos. Claro, se o jogo selecionado na Play Store oferecer essa capacidade. 

Assim como as outras alternativas do ramo, o usuário acessa as plataformas de streaming como bem quiser. Quando tem assinatura, né? Mas o melhor disso é que os principais canais de streaming proporcionam o uso da plataforma em teste totalmente grátis por 30 dias. Ótima opção para navegação fenomenal com excelentes recursos!