Doutor Estranho no Multiverso da Loucura Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é banido em vários países

Divulgação

Uma nova heroína da Marvel que será apresentada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura pode limitar a audiência global do filme. America Chavez é uma heroína queer e terá um papel importante ao ajudar o protagonista a lidar com o multiverso. Por causa disso, países como Arábia Saudita e Egito cancelaram o lançamento, outros países da região devem anunciar a mesma proibição em breve.

O diretor Sam Rami falou sobre o papel fundamental do personagem no filme, o que impossibilitaria a liberação para lançamento em países onde a representação LGBTQI+ é proibida. “O Doutor Estranho ainda está aprendendo sobre o Multiverso, e aqui está uma personagem que pode realmente ajudá-lo. Ele é um sabe tudo o tempo todo, e ter que aprender com uma criança provavelmente será um tormento.”

Vários outros filmes recentes receberam proibições semelhantes na região do Golfo Pérsico, onde a homossexualidade é oficialmente ilegal. Os Eternos teve seu lançamento negado em novembro de 2021, graças a representação de um casal do mesmo sexo que também apresentava o primeiro super-herói abertamente gay do MCU. Fora da Marvel, Amor, Sublime Amor também não chegou aos cinemas da região por conta de Anybodys, um personagem transgênero interpretado por Iris Menas.

As empresas censuraram seu próprio trabalho no passado para agradar esses países, cortando beijos e outras cenas menores em grandes filmes como Star Wars: A Ascensão Skywalker e Vingadores: Ultimato. No entanto, com mais e mais blockbusters retratando a ampla gama de sexualidade como é no mundo real, essas proibições podem se tornar uma tendência inevitável.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é estrelado por Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor, Elizabeth Olsen, Benedict Wong, Xochitl Gomez, com Michael Stühlbarg e Rachel McAdams. O filme chega aos cinemas brasileiros em 05 de maio de 2022 e os ingressos já estão em pré-venda.