DogMan I Crítica

Dirigido por Luc Besson (O Quinto Elemento) e estrelado por Caleb Landry Jones (X-Men: Primeira Classe), Dogman estreia em 4 de janeiro de 2024 no Brasil. No longa, quando temos um primeiro vislumbre do protagonista Douglas Munrow, ele está ensanguentado e vestido como Marilyn Monroe, com dezenas de cachorros em um caminhão. Ele é parado pela polícia e então levado para um centro de detenção. Lá inicia uma conversa com a psicóloga Evelyn (Jojo T. Gibbs), na qual conta sua história de vida, que é mostrada ao público através de flashbacks.

Quando criança, Doug (interpretado por Lincoln Powell na versão jovem) sofreu abusos físicos e psicológicos de seu pai Mike (Clemens Schick) e de seu irmão mais velho (Alexander Settineri). O pai ganhava a vida com rinhas de cães e tratava os animais muito mal. Ao contrário dele, Doug demonstrava afeto pelos animais, pois eram os únicos que o amavam de volta. Então, seu pai o obrigou a viver preso com os cachorros em uma jaula por meses, passando fome e frio. Sua mãe não aguentou a situação e abandonou a família. Em um acesso de fúria do pai, Doug acaba ficando paralisado da cintura para baixo. Na verdade, ele pode andar com dificuldade, mas cada passo que dá com suas próprias pernas o aproxima da morte certa. Porém, é essa fatalidade que o liberta e ele usa suas habilidades com os cachorros para escapar.

Doug passa a viver em um orfanato após ser libertado da jaula e sofre sem seus animais por perto. Porém, lá ele conhece uma professora de teatro, Salma (Grace Palma), que muda sua vida. Ela ensina que a a atuação e o disfarce podem ajudá-lo a superar o abuso que sofreu quando criança, então a arte se torna uma espécie de fuga para Doug. O teatro foi sua salvação durante um período e sua vida parecia estar tomando rumos mais normais. Doug vai se tornando adulto. Ele estuda e trabalha no abrigo de animais da cidade. Mas então, tem seu coração partido e perde o emprego, tudo de uma vez. Isso leva ele a se isolar do mundo e viver em uma escola abandonada, tendo como companhia os cachorros do abrigo, que se tornam sua família.

Dogman

Ele precisa de dinheiro para manter tantas vidas sob seu teto, então passa a trabalhar fazendo apresentações como drag queen, com performances em que dubla grandes divas como Édith Piaf e Marlene Dietrich – o que também explica estar vestido como Marilyn Monroe quando vemos o personagem pela primeira vez. Ao mesmo tempo ele pratica uma série de roubos com a ajuda de seus animais e se torna inimigo de uma gangue liderada por El Verdugo (John Charles Aguilar).

Sim, o enredo de Dogman é tão sem pé nem cabeça quanto parece ser neste resumo. Porém, se levarmos em conta que alguns elementos são bastante fantasiosos, como a enorme habilidade de Doug ao controlar seus cachorros – que possuem inteligência muito acima do normal, podemos enxergar o personagem como alguém que praticamente tem superpoderes.

E é essa estranheza e fuga da realidade que faz com que o público não consiga desgrudar os olhos da tela. Não é um filme repleto de ação, mas tem muitas cenas bastante violentas, principalmente violência doméstica e psicológica – mas talvez seja um dos trabalhos de Luc Besson com menos violência física. Dogman traça uma linha tênue entre o abuso na infância e uma eventual estranheza na idade adulta, além disso, tenta elucidar uma alma ferida assumindo o controle de sua própria vida.

A atuação de Caleb Landry Jones como Douglas Munrow é certamente o destaque do filme e o que salva o longa com um roteiro com muitos momentos incoerentes. O ator entrega uma performance inocente e comovente, mas ao mesmo tempo completamente perturbada e assustadora. É inevitável comparar esse personagem ao Coringa de Joaquin Phoenix, já que ambos são almas atormentadas que acabam se tornando párias. Tão boa quanto a atuação do protagonista, é o trabalho de cada um dos muitos cachorros que aparecem durante todo o filme – e se você estava se perguntando, não, nenhum cachorro é morto neste filme, então pode ir para o cinema sem essa preocupação.

Dogman estreia em 4 de janeiro de 2024 no Brasil com distribuição da Diamond Films.

 

 

3

Bom

Dogman é um filme com um enredo com vários momentos e diálogos que não fazem muito sentido, mas a atuação impecável de Caleb Landry Jones e os muitos cachorros altamente treinados o fazem valer a pena.