Não se espera que James Gunn seja recontratado pela Disney para dirigir Guardiões da Galáxia Vol. 3. Gunn tornou-se o centro de uma controvérsia depois de antigos tweets com temas pesados virem à tona e a Disney não perdeu tempo em tomar a decisão de removê-lo de sua empresa. O movimento em si foi recebido com níveis iguais de reação, já que alguns veem a decisão da Disney como a correta, enquanto outros estão expressando seu apoio para que ele seja recontratado.
Uma petição online para recontratar Gunn teve mais de 300.000 assinaturas, mas isso não é nada comparado com as nove assinaturas apresentadas em uma carta aberta de apoio dos próprios Guardiões da Galáxia. O elenco da franquia está solidário e apoiando Gunn e fizeram de tudo, menos dizer abertamente que querem o diretor de volta (provavelmente por questões de contrato). No entanto, isso não parece fazer parte dos planos da Disney.
Segundo o Variety, a Disney “não está planejando” recontratar Gunn para Guardiões da Galáxia Vol. 3. Eles ainda veem as tentativas de humor nos tweets ressurgidos como inapropriado e não acreditam que alguma das estrelas poderá deixar o filme caso o diretor não volte, apesar de sua carta de apoio. O Variety reforçou seu relatório anterior de que a Disney não está correndo para tomar uma decisão, mesmo que o relatório anterior tenha notado um “sentimento crescente” de que Gunn poderia ser reintegrado.
A situação da direção de Guardiões da Galáxia Vol. 3 ainda está sendo planejada. Surgiram rumores de que a Disney faria uma reunião com Gunn para que ele fosse readmitido, mas foram apenas rumores – que provavelmente só deixarão de existir quando a Disney anunciar o nome do substituto. É provável que nenhuma decisão seja tomada até que Bob Iger, o CEO da The Walt Disney Company, volte de suas férias.
A Disney ainda não revelou nenhum outro nome que poderia substituir Gunn. Apesar disso, alguns nomes como Taika Waititi (Thor:Ragnarok), Jon Favreau (Jon Favreau) e os irmãos Russo (Vingadores: Guerra Infinita) tem circulado pela internet, mas todos eles estão envolvidos em outros projetos no momento e provavelmente não aceitariam mesmo que fossem convidados (já que a produção de Guardiões da Galáxia Vol. 3 deve começar em janeiro). A Marvel e a Disney podem também discutir uma nova data para a estreia do filme nos cinemas, o que daria mais tempo para resolver essa questão. Se isso termina com Gunn de volta no projeto ainda não sabemos, mas as chances de isso acontecer não parecem favoráveis no momento.