Elenco de Guardiões da Galáxia divulga carta aberta em apoio a James Gunn

O elenco de Guardiões da Galáxia divulgou uma carta aberta anunciando seu apoio ao diretor James Gunnele foi demitido após encontrarem posts em seu Twitter fazendo piada com temas pesados como estupro e pedofilia. A carta é assinada pelos principais membros do elenco, incluindo Chris Pratt, Zoe Saldana e Dave Bautista.

James Gunn foi demitido no dia 20 de julho e não irá mais escrever ou dirigir Guardiões da Galáxia Vol. 3. A decisão foi tomada após sites conservadores desenterrarem e divulgarem antigos Tweets que faziam piadas intencionalmente ofensivas com temas sensíveis. Esses Tweets foram feitos antes de Gunn ir trabalhar para a Disney e o diretor se desculpou e assumiu seus erros, mas a Disney não voltou atrás em sua decisão.

Desde então, os membros do elenco têm apoiado o diretor, assim como os fãs que iniciaram uma campanha para que a Disney traga Gunn de volta para dirigir Guardiões da Galáxia Vol. 3 – a petição já tem mais de 300 mil assinaturas. Agora, os atores divulgaram uma carta aberta demonstrando seu apoio. Confira a carta e abaixo a tradução:

Uma carta aberta do elenco de “Guardiões da Galáxia”

Para nossos fãs e amigos:

Nós apoiamos James Gunn completamente. Nós todos ficamos chocados com sua demissão abrupta na semana passada e nós intencionalmente esperamos esses dez dias para responder para podermos pensar, orar, escutar e discutir. Nesse tempo, nós fomos encorajados pelo enorme apoio dos fãs e dos membros da mídia que querem ver James em seu posto de diretor para o Volume 3 e também fomos desencorajados por aqueles que foram facilmente levados a acreditar nas muitas teorias de conspirações estranhas em torno dele.

Estar nos filmes dos “Guardiões da Galáxia” tem sido uma honra enorme em cada uma de nossas vidas. Nós não podemos deixar esse momento passar sem expressar nosso amor, apoio e gratidão ao James. Nós não estamos aqui para defender as piadas que ele fez há muitos anos, mas para compartilhar nossa experiência ao passar muitos anos juntos no set de filmagens fazendo os dois primeiros filmes dos Guardiões. A personalidade que ele mostrou ao der demitido é consistente com o homem que vimos todos os dias no set. E suas desculpas, agora e por anos atrás quando foram abordadas essas observações pela primeira vez, nós acreditamos terem sido verdadeiras, de seu coração, um coração que nós todos conhecemos, confiamos e amamos. Por ter escalado cada um de nós para ajuda-lo a fazer essa história sobre um bando de desajustados que encontram redenção, ele mudou nossas vidas para sempre. Nós acreditamos que o tema da redenção nunca foi mais relevante do que hoje em dia.

Cada um de nós espera poder trabalhar com nosso amigo James novamente no futuro. Sua história não chegou ao fim – nem de longe.

Há pouco devido ao processo no tribunal da opinião pública. James não será a última pessoa boa a ser colocada sob julgamento. Dada a crescente divisão política neste país, é seguro dizer que exemplos como esse continuarão, embora nós, americanos com origem em todo o espectro político, possamos aliviar os assassinatos de personalidade e parar de armar a mentalidade da multidão.

Temos esperança de que o que aconteceu possa servir como exemplo para todos nós percebermos a enorme responsabilidade que nós temos conosco e com os outros em relação ao uso de nossas palavras escritas quando nós as gravamos na pedra digital; e que como sociedade, nós possamos aprender com essa experiencia e no futuro pensar duas vezes antes de decidir o que queremos expressar; e assim aprender talvez possamos aproveitar essa capacidade para ajudar e curar, em vez de ferir uns ao outros. Obrigado por terem lido nossas palavras.

Os Guardiões da Galáxia,
Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Bradley Cooper, Sean Gunn, Vin Diesel, Pom Klementieff, Karen Gillan e Michael Rooker

Até agora o Marvel Studios não se pronunciou oficialmente sobre a demissão ou deu qualquer explicação sobre seus planos para o próximo filme dos Guardiões da Galáxia. A carta não pede diretamente que a Disney traga o diretor de volta, mas certamente coloca alguma pressão neles. Por enquanto teremos que aguardar uma posição oficial para saber qual o destino de Gunn e dos Guardiões.