Crítica | Onde Está Segunda? é a melhor estreia da Netflix no catálogo de filmes de agosto

As últimas tentativas da Netflix sobre a temática futuro distópico não foram tão agradáveis. ARQ, iBoy e Spectral foram regulares produções, mas que não souberam explorar todo o potencial. Onde Está Segunda? (What Happened to Monday) não é um clássico do gênero, mas é o tipo de longa que não deve passar desapercebido para os assinantes do serviço.

Situado num mundo fragilizado pela superpopulação, onde famílias só podem ter um filho, sete irmãs gêmeas (Noomi Rapace) dividem os dias da semana para poderem conviver no mundo, sendo cada uma nomeada com seu respectivo dia em que é permitida sair. Quando Segunda desaparece, as outras seis tem que se juntar para descobrir o paradeiro dela enquanto são caçadas pelas forças do governo.

Dirigido por Tommy Wirkola e escrito pela dupla Max Botkin e Kerry Williamson, Onde Está Segunda? traz uma narrativa redonda e trabalha com eficiência a motivação de cada personagem. O interessante é notar que cada um tem um argumento válido.

Começando por Terrence Settman (Willem Dafoe), o mentor e avô das sete irmãs. Contrário da decisão política, ele acredita que as jovens possam viver sem fragilizar os recursos escassos e evitar a criogenia, onde os irmãos dos indivíduos são mantidos adormecidos até que haja um crescimento econômico. Seguindo para as irmãs Settman, que seguem metodicamente os ensinamentos do avô, até que precisam correr com o sumiço de Segunda. Aí que o longa apresenta um desdobramento interessante acerca dos reais motivos da criogenia e que o problema de escassez vai além da superpopulação. Por fim, Nicolette Cayman (Gleen Close), líder política e responsável pela Lei Federal, de início convence que suas decisões são para manter a sobrevivência humana. Situações semelhantes que acontecem em países do Oriente como a China.

A atuação de Noomi Rapace é deveras segura diante da missão de interpretar as sete irmãs gêmeas, cada uma de personalidade diferente. A comparação com Tatiana Maslany na série Orphan Black é inevitável, mas pode-se dizer que a atriz sueca se saiu tão bem quanto a canadense.

Onde Está Segunda? é a melhor estreia da Netflix no catálogo de filmes de agosto. Uma produção coesa e com boas atuações. Vale a pena conferir!

4

Ótimo

Onde Está Segunda? (What Happened to Monday) não é um clássico do gênero, mas é o tipo de longa que não deve passar desapercebido para os assinantes do serviço.