Cena de Crítica | Justice League Dark: Apokolips War Cena de Crítica | Justice League Dark: Apokolips War

Crítica | Justice League Dark: Apokolips War

Reprodução/Warner Bros.

Não precisa ser nenhum especialista para afirmar que a Warner Bros. no mercado de animações reina em relação a Marvel. A partir de 2013 com a ótima animação Ponto de Ignição e, mais precisamente, com Liga da Justiça: Guerra (2014), o estúdio criou seu próprio universo compartilhado de filmes animados, diferente da bagunça cinematográfica chamada DCEU.

Inspirado no universo Novos 52, cada uma das 15 animações lançadas até agora apresentaram boas histórias e não testaram a paciência do público. Afinal, não precisa recontar do zero a origem de Superman, Batman, Mulher-Maravilha, por exemplo. Três filmes são essenciais para entender esse universo: Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013), Liga da Justiça: Guerra (2014) e Liga da Justiça Sombria (2017).

Justice League Dark: Apokolips War é a 16ª animação que encerra a jornada destes heróis. Dirigido por Matt Peters e Christina Sotta, é a adaptação mais corajosa e ousada da Warner, que choca logo no início com uma carnificina arquitetada por Darkseid. A trama mostra a Liga da Justiça decidindo acabar de vez com as forças de Darkseid, elaborando um plano quase suicida de invasão. Eles não imaginavam que o tirano já sabia do plano da Liga e prepara uma armadilha letal ao criar os Paradooms, soldados geneticamente modificados que possuem os DNAs dos Parademônios e Apocalipse.

O primeiro ato do filme é pesado por mostrar muitos heróis sendo decapitados e mortos de uma maneira que choca, mesmo para aqueles já acostumados com algumas histórias sombrias da DC. Não é comum ver heróis serem massacrados de forma humilhante e a animação foi corajosa de mostrar isso em tela.

Dois anos depois, os poucos sobreviventes da Liga ainda acreditam serem capazes de salvar a Terra e precisam elaborar um plano mais estratégico para surpreender Darkseid. Liga da Justiça, Jovens Titãs, Esquadrão Suicida e outros vilões/heróis formam uma parceria e se preparam para a maior batalha de suas vidas.

John Constantine é a figura principal da narrativa, um dos poucos sobreviventes do massacre de Darkseid. Ele se sente culpado por não ter ajudado como deveria a equipe e seu amor, Zatanna. Carregando esse fardo, ele decide ajudar e reúne praticamente um grupo de renegados. O roteiro é hábil em dar espaço para personagens que não fazem parte da equipe principal. Ravena, Robin/Damian Wayne, Lois Lane, Etrigan e Monstro do Pântano são figuras importantes para que o plano dê certo.

Justice League Dark: Apokolips War fecha o Animated Movie Universe (DCAMU) de forma brilhante e sem medo de colocar o ponto final. A guerra traz consequências e esses heróis sofreram perdas irreparáveis. Nada voltaria a ser como antes. Porém, moldados pelo “S” da esperança de Superman, eles saem de cena vislumbrando que dias melhores virão. A grande adaptação de quadrinhos do ano e a melhor animação produzida pela Warner Bros. Animation.

A animação foi lançada em 05 de maio para mídia digital e chega no dia 18 no formato de DVD e Blu-ray.


Leia também: Crítica | Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion

5

Excelente

Apokolips War fecha o Animated Movie Universe (DCAMU) de forma brilhante e sem medo de colocar o ponto final. A guerra traz consequências e esses heróis sofreram perdas irreparáveis. Nada voltaria a ser como antes. Porém, moldados pelo “S” da esperança de Superman, eles saem de cena vislumbrando que dias melhores virão. Foi a grande adaptação de quadrinhos do ano e a melhor animação produzida pela Warner Bros. Animation.