A vida dos atletas sempre rendeu bons filmes, sejam documentários ou ficcionais. Afinal, o esporte está diretamente ligado ao esforço e à superação. Grande atletas costumam dar, ao longo de sua carreira, inúmeras voltas por cima que servem de inspiração a todos nós. Por isso, listamos aqui cinco ótimas opções para quem é fã de esportes poder assistir em casa. Assim, você pode unir a sétima arte àquela adrenalina que só o mundo das competições pode produzir. E quem gosta de entretenimento esportivo também pode saber mais detalhes sobre este universo.
Sem dúvidas, há muitos bons filmes que têm o mundo dos esportes como temática. Mas os cinco aqui selecionados foram sucesso de crítica e de público, e certamente vão agradar os espectadores. Vamos à lista.
Senna
Um dos documentários mais tocantes já produzidos sobre um atleta. Assim pode ser definido Senna, obra do diretor inglês Asif Kapadia.
E não é para menos – a vida de Ayrton Senna foi, de fato, digna de cinema. Atleta obcecado pela vitória, o piloto brasileiro lutava pelo primeiro lugar a todo custo.
O documentário mostra a trajetória de Senna na Fórmula 1, sua rivalidade com Prost e a luta contra algumas decisões internas de Jean-Marie Balestre, à época presidente da FIA.
Embora acabe passando uma imagem um pouco romantizada do brasileiro, é uma obra capaz de emocionar os espectadores.
Touro Indomável
Em Touro Indomável, Robert De Niro interpreta o boxeador Jake LaMotta, ex-campeão mundial de boxe do peso-médio.
Dirigido pelo lendário Martin Scorcese, o filme mostra a vida desregrada de LaMotta e o ciúme doentio que ele sente de sua esposa Vickie.
Este ciúme, aliás, leva-o à ruína pessoal e, em última instância, acaba com sua carreira como boxeador. Sem dúvidas, este é um dos melhores filmes já feitos sobre a vida de um atleta.
Menina de Ouro
Clint Eastwood dificilmente decepciona como diretor – e certamente não o fez em Menina de Ouro. O filme conta a história da persistente Maggie Fitzgerald (Hilary Swank).
Com o sonho de ser boxeadora, ela procura o soturno treinador Frankie (Clint Eastwood), que em um primeiro momento não aceita treiná-la por ela ser mulher.
Além disso, Frankie acredita que Maggie está muito velha para começar sua carreira no boxe. No entanto, ela consegue convencer o treinador e começa a ter sucesso nos ringues.
Tudo isso muda quando, em uma luta, ela recebe um golpe ilegal que interrompe sua carreira para sempre. Um filme que vale a pena assistir.
Rush – No Limite da Emoção
O filme Rush – No Limite da Emoção aborda uma das maiores rivalidades da Fórmula 1. Em meados dos anos 1970, Niki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth) eram dois dos pilotos mais proeminentes da categoria.
Na temporada de 1976, eles travaram um duelo incrível, certamente um dos mais acirrados da história, e correram grandes riscos em busca do título.
A batalha foi travada ponto a ponto e decidida apenas na última corrida da temporada.
O filme de Ron Howard retrata com brilhantismo a competitividade e os riscos envolvidos na Fórmula 1 – ainda mais naquela época.
Coach Carter: Treino para a Vida
O dono de uma loja de artigos esportivos Ken Carter aceita treinar o time de basquete de sua ex-escola, composto por muitos jovens que enfrentam problemas socioeconômicos.
Carter toma decisões que, a princípio, incomodam os atletas, pois ele passa a exigir formalidade, disciplina e comprometimento.
Afinal, seu objetivo é moldar homens que possam vencer na vida, já que brilhar no basquete é algo para poucos.
É claro que tudo isso não é bem aceito no começo, e o treinador enfrenta muitas dificuldades para implementar todas as mudanças. No entanto, assim que elas são postas em funcionamento, a vida dos jovens começa a mudar.