Donnie Darko Donnie Darko

Christopher Nolan ajudou Donnie Darko a fazer sentido

Divulgação

O cineasta indicado ao Oscar Christopher Nolan e sua esposa, a produtora Emma Thomas, tiveram uma contribuição significativa em tornar Donnie Darko um pouco mais compreensível para o público. O filme de Richard Kelly foi amplamente esquecido em seu lançamento inicial em 2001, mas vinte anos depois ele agora é considerado uma espécie de clássico cult.

Provavelmente o primeiro filme em que Jake Gyllenhaal teve uma atuação de destaque, Donnie Darko lidou com a realidade enfrentada pelo adolescente problemático Donald J. “Donnie” Darko após ouvir de um coelho gigante chamado Frank que o mundo iria acabar em 28 dias. Apesar das críticas positivas ao filme, ele não causou muito impacto nas bilheterias. Ao mesmo tempo, porém, instantaneamente estabeleceu Kelly como uma nova e emocionante voz no cinema. Uma sequência foi feita em 2009, mas isso foi feito sem qualquer envolvimento do diretor. Infelizmente, ele falhou em atender aos padrões únicos e atraentes do primeiro filme e os fãs do filme original não ficaram muito contentes com a sequência.

Uma das razões para a incapacidade inicial de Donnie Darko de criar grande comoção nas bilheterias, apesar das críticas positivas, foi graças à sua narrativa um tanto complexa. O saltos temporais e a mudança contínua entre a realidade e a imaginação pode ser confusa para alguns. Originalmente, o filme parecia um pouco mais confuso do que acabou sendo e, de acordo com o The Ringer, foi graças a Nolan e Thomas que as coisas se tornaram um pouco mais fáceis de entender. Kelly afirmou que, após uma exibição privada, o casal fez uma pequena sugestão: “Chris e sua esposa, foi ideia deles colocar o parênteses abaixo dos cartões de título.”

Pode parecer uma coisa relativamente pequena de se apontar, mas sem os cartões de título que exibiam a quantidade exata de tempo restante até o fim do mundo, Donnie Darko teria de fato sido ainda menos amigável do que antes. Eles ajudaram a dar um senso de organização e isso, por sua vez, deu ao público uma chance melhor de acompanhar o enredo do filme. Além disso, Nolan e Thomas foram fundamentais para conseguir um lançamento de Donnie Darko nos cinemas. A Newmarket Films – a produtora por trás de Amnésia – foi a responsável pelo lançamento de Donnie Darko. Em outras palavras, os executivos da Newmarket confiaram nas opiniões de Nolan e Thomas.

Donnie Darko está disponível no Prime Video e no Telecine Play.