Atrizes que interpretaram a Mulher-Gato nos filmes e séries da DC

Divulgação

Apesar da enorme quantidade de personagens lendários nas páginas dos quadrinhos da DC, a Mulher-Gato se tornou uma das mais reconhecidas da história da editora. Como tal, ela foi adaptada várias vezes em todos os tipos de mídia, principalmente no cinema. Cada atriz que vestiu o macacão trouxe uma abordagem única para o papel e cada uma das aparições cinematográficas da Mulher-Gato ajudou a construir o conceito de quem a personagem realmente é.

A Mulher-Gato teve sua estreia em 1940 como “A Gata” uma ladra de joias que derrotou o Batman com seu charme em vez da força bruta. Depois que um apaixonado Batman a deixa escapar no final de seu primeiro encontro, ela assume seu trabalho como gatuna literalmente e adota o famoso apelido de “Mulher-Gato”, trocando sua capa da idade de ouro por seu chicote emblemático e andando na linha entre amiga e inimiga do Homem Morcego. A mulher sob a máscara, Selina Kyle, passou por uma transformação mais séria sob a pena de Frank Miller no arco de quadrinhos Batman: Ano Um e mais tarde recebeu um impulso em popularidade graças ao filme Batman: O Retorno de Tim Burton e programas de animação populares como Batman: A Série Animada e As Novas Aventuras do Batman.

Saiba quem são as atrizes que deram seu próprio estilo à mais amada vigilante felina da DC, a letal Mulher-Gato.

Julie Newmar

Mulher-Gato
Divulgação

Julie Newmar já era versada em papéis incomuns quando assumiu o manto da Mulher-Gato ao lado de Adam West e Burt Ward em Batman e Robin de 1966, tendo interpretado um robô humanoide na estranha sitcom dos anos 60 My Living Doll apenas um ano antes de colocar as orelhas de gato e se tornar a primeira Mulher-Gato na tela. Combinando com o tom exagerado do show, Newmar era uma vilã elétrica que começou como nada mais do que uma antagonista antes de ganhar destaque por toda a tensão sexual entre a Gata e o Morcego. Embora nunca fosse chamada de Selina Kyle, Newmar conseguiu tornar a personagem muito popular e, no espírito do show, estava sempre cercada por uma colorida variedade de capangas e bandidos.

A fala durona, às vezes cruel, da personagem era bastante radical para a época, já que ela subverteu a ideia do interesse amoroso da boa garota usual e estava muito mais próxima do arquétipo da femme fatale dos filmes noir. Newmar assumiu o papel nas duas primeiras temporadas da série, tendo um papel mais proeminente no lançamento do segundo ano. Embora ela tenha tido que sair devido a um conflito de agenda, a atriz deu início a uma tendência de mulheres brilhantes que trariam a Mulher-Gato para a tela e até mesmo voltou a dublá-la em dois filmes animados da DC baseados na clássica série de TV .

Lee Meriwether

Mulher-Gato
Divulgação

Depois de mais de uma década de hiato na década de 1950, a Mulher-Gato não apenas retornou ao mundo dos quadrinhos com um estrondo, mas também deu seu primeiro salto para a tela grande com a representação de Lee Meriwether no filme Batman em 1966. Seguindo o querido retrato de Julie Newmar nas duas primeiras temporadas do show de sucesso Batman, Meriwether alcançou a mistura perfeita de letalidade e sensualidade pela qual a personagem é tão famosa.

Os fãs da série Batman e Robin dos anos 60 têm dificuldade em decidir qual das três Mulheres-Gato foi a definitiva. Mas, embora Meriwether tenha interpretado apenas a criminosa perversa no filme, ela ainda é lembrada por seu retrato preciso das qualidades felinas do personagem, bem como sua determinação de estar no controle de todos na sala, incluindo a dupla dinâmica e seus próprios parceiros criminosos. Assim como sua contraparte em quadrinhos, a Mulher-Gato de Lee Meriwether equilibrava leveza com erotismo e tinha todo mundo dominado como uma bola de lã sob suas garras.

Eartha Kitt

Mulher-Gato
Divulgação

Assumindo as rédeas de Julie Newmar na terceira temporada da série clássica, Eartha Kitt já tinha uma extensa carreira como cantora, atriz e ativista. O estúdio ficou apaixonado por Kitt instantaneamente, pois sentiram que ela já incorporava o conceito de uma mulher-gato. Kitt canalizou o tom mais sério de Meriwether e adicionou uma camada de crueldade a ele. A Mulher-Gato dwla era igual ao Batman, alguém que nunca se intimidava com os homens que não queriam nada além de frustrar seus planos diabólicos. Infelizmente, devido a Kitt ser a primeira Mulher-Gato negra e ao racismo da época, nunca houve nenhum romance entre essa Mulher-Gato e o Batman, o que, embora deprimente devido ao contexto, na verdade torna a representação de Kitt totalmente única, já que ela era uma mulher verdadeiramente independente.

Michelle Pfeiffer

Mulher-Gato
Divulgação

Talvez a primeira imagem que vem à mente quando as palavras “atriz da Mulher-Gato” são pronunciadas seja Michelle Pfeiffer dando cambalhotas em um telhado nevado de Gotham. Em uma roupa preta de látex esfarrapada selada à vácuo, Pfeiffer deu a Selina Kyle uma reviravolta sombria em Batman: O Retorno de Tim Burton. No entanto, seu tipo de escuridão não era o tipo de realismo corajoso de hoje que prolifera em filmes como Coringa de 2019, mas uma mistura genuinamente assustadora de perturbação psicológica e mistério paranormal que tornou a Mulher-Gato mais complexa do que qualquer outra femme fatale. Sua imprevisibilidade trouxe a icônica dualidade moral da personagem para os holofotes e ela roubou o show com sua luxúria desenfreada em cada cena em que ela estava.

Desnecessário dizer que a Mulher Gato de Michelle Pfeiffer rapidamente se tornou uma das favoritas dos fãs graças ao retrato magistral da atriz. Enquanto todos os outros desempenhos de super-heróis eram considerados um pouco distantes da realidade na época, ela conduziu a personagem para aclamação popular e crítica e trouxe muita atenção para o mundo dos filmes baseados em quadrinhos. O retrato de Pfeiffer de Selina Kyle emocionalmente instável foi tão fascinante que muitos consideram um dos melhores papéis de sua carreira. Embora a Mulher-Gato tenha se tornado um símbolo sexual graças à sensualidade de Pfeiffer, a atriz também representou uma personagem feroz que ficou sozinha nas ruas sombrias de Gotham. Hoje, esta versão de Mulher-Gato é sinônimo de excelência entre as interpretações de histórias em quadrinhos em versões live-action.

Halle Berry

Divulgação

Um filme derivado da Mulher-Gato deveria estar tomando forma na época em que Batman: O Retorno estreou, mas uma série de eventos inoportunos levou o filme a um inferno de desenvolvimento. Eventualmente, o projeto evoluiu e Halle Berry foi a infeliz alma que conseguiu o papel de protagonista. Embora Berry evidentemente tenha dado o seu melhor e demonstrado um nível incrível de fisicalidade como a personagem original inexplicavelmente superpoderosa, ela não pôde fazer nada para consertar o roteiro ruim do filme e as decisões bizarras de direção. Mulher-Gato é frequentemente chamado de um dos piores filmes de todos os tempos.

Não há dúvida de que tanto o público quanto os críticos detestaram Mulher-Gato. A Mulher-Gato deu um passo atrás na representação precisa do personagem de quadrinhos, bem como na representação de personagens femininas fortes, já que o conflito principal do filme era a Mulher-Gato lutando contra a “esposa supermodelo” Laurel Hedare (Sharon Stone) por um produto anti-envelhecimento. Halle Berry ganhou um prêmio Framboesa de Ouro por sua atuação em Mulher-Gato.

Anne Hathaway

Divulgação

Depois de Batman Begins e Batman: O Cavaleiro das Trevas, os fãs de DC estavam ansiosos para descobrir quem seriam personagens que seriam apresentados no último filme da trilogia, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Surpreendentemente, não houve muito tumulto quando Anne Hathaway foi anunciada como a Mulher-Gato. Alguns argumentaram que uma ladra com temática de gato em um macacão colado não caberia no mundo do Batman de Christian Bale e do Coringa de Heath Ledger. No entanto, Hathaway provou o contrário. Selina Kyle de Hathaway se destacou de iterações anteriores como uma mente fria do crime e injetou sangue novo na franquia de Christopher Nolan.

A atriz ganhadora do Oscar presenteou Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge com a competente personagem feminina de que a franquia tanto precisava. Enquanto o enredo do filme não deu a ela destaque suficiente para deixá-la brilhar tanto quanto Michelle Pfeiffer, Anne Hathaway enriqueceu sua atuação com nuances sem precedentes para a personagem. Assim que Selina Kyle começa a trocar personalidades como cartas em um baralho enquanto espanca capangas em um café, fica óbvio que Hathaway não estava almejando um papel coadjuvante medíocre no filme. Desta vez, seu intelecto tortuoso assumiu o centro do palco sobre sua habilidade de seduzir o resto dos personagens e ela enganou a todos sem ter que lamber o rosto de ninguém para distraí-los. Embora não seja tão icônica quanto outras representações da Mulher-Gato e apesar de sua contribuição para a morte anticlímax de Bane (Tom Hardy), Hathaway foi bem recebida pelo público em geral e pelos fãs da DC.

Camren Bicondova

Mulher-Gato
Divulgação

Quando a Fox anunciou que estava fazendo um prelúdio de Batman, os fãs nunca poderiam esperar o mundo estranho e envolvente que Gotham criaria durante seus cinco anos. Desde o início, o show foi centrado em Bruce Wayne (David Mazouz) e a Selina Kyle de Camren Bicondova. Os dois receberam ganharam uma história ao estilo Charles Xavier e Raven que viu o jovem órfão pegar a criança de rua sem-teto e lentamente construir um relacionamento com ela. Bicondova foi a primeira atriz a retratar uma versão jovem de Selina e também detém o recorde de interprete da Mulher-Gato por mais tempo.

Com apenas 14 anos de idade quando assumiu o papel, Bicondova teve a chance de criar uma história de fundo digna de um dos personagens de quadrinhos mais famosos de todos os tempos. Ela também teve a difícil tarefa de reimaginar uma versão familiar adequada à idade de uma personagem que muitas vezes foi definida por seu apelo sexual. Em vez disso, Bicondova se concentrou no coração da jovem que se tornaria uma das inimigas do Batman, bem como, possivelmente, seu maior amor.

Zoë Kravitz

Zoë Kravitz é a primeira Mulher-Gato a ter uma preparação prévia para o papel na forma de uma aparição como a versão LEGO da personagem em Lego Batman: O Filme. Em breve ela aparecerá como a versão live-action da personagem no filme de Matt Reeves, The Batman. Sabemos pouco sobre o enredo do filme, mas a história vai girar em torno do novo Bruce Wayne de Robert Pattinson em seu segundo ano de combate ao crime.

A Mulher-Gato terá um papel importante, ou pelo menos plantará as sementes para uma presença maior na mais nova era dos filmes da DC. Zoë Kravitz revelou que sua interpretação da Mulher-Gato será inspirada pela atuação icônica de Michelle Pfeiffer – que respondeu com nada além de apoio à estrela em ascensão, junto com palavras de encorajamento de Halle Berry e Anne Hathaway.

Atrizes que interpretaram a Mulher-Gato em filmes de animação

Divulgação

O mundo da animação tem sido gentil com a Mulher-Gato. Além dos famosos programas que a impulsionaram para o grande público, vários filmes de animação também mostraram diferentes abordagens sobre a anti-heroína. Essas são as atrizes de voz por trás do chicote e das garras nos filmes animados da DC em suas versões dubladas para o português:

Aline Ghezzi dublou a personagem em Batman: Ano Um.

Adriana Torres dublou a personagem em LEGO Batman: O Filme.

Sheila Dorfman dublou a personagem em Batman: Silêncio, Batman Ninja, Gotham City 1889: Um Conto de Batman, Lego DC Super Hero Girls – Escola de Super-Vilãs, Scooby-Doo! & Batman: Os Bravos e Destemidos, Batman vs. Duas-Caras, Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica e Lego Batman: O Filme – Super-Heróis se Unem.