O ator Robert Downey Jr. completa 50 anos de idade neste sábado (04/04). Nascido em Manhattan, ele já figura na lista dos atores mais bem pagos da história do cinema, e atualmente é um dos mais respeitados do meio. No entanto, a vida de Robert Downey Jr. nem sempre foi mar de rosas. O ator já teve problema com drogas e passou por centros de reabilitação. Em recente entrevista, Downey Jr. admitiu que as drogas entraram na sua vida antes dos 10 anos, apresentadas pelo pai – o também ator Robert Downey Sr. O filho de Downey Jr. também esteve envolvido com entorpecentes. Em 2014, ele foi detido por posse de drogas.

A carreira de Robert Downey Jr. começou quando ele tinha 5 anos. O ator participou de “Pound”, escrito e dirigido pelo pai. Downey Jr., entretanto, prefere dizer que sua estreia oficial aconteceu em 1985, com “Mulher Nota Mil”. Em 1986, ele participou do filme “De Volta às Aulas”, dois anos depois de “1969 – O Ano que Mudou Nossas Vidas”, e “Air America – Loucos Pelo Perigo”, em 1990. Em 1993, Robert Downey Jr. foi indicado ao Oscar de melhor ator pela atuação em “Chaplin”. Na oportunidade, ele interpretou o gênio Charles Chaplin e foi aclamado tanto pelo público quanto pela mídia.

Em 1996, Robert Downey Jr. foi detido na Califórnia por dirigir alcoolizado e em excesso de velocidade. A polícia ainda encontrou muitas drogas e uma arma no veículo. O fato aconteceu dois anos depois da participação do ator em “Assassinos por Natureza”, de Oliver Stone. Esta foi a primeira detenção. A segunda foi pouco tempo depois, após ser encontrado inconsciente na cama da filha de um vizinho. A fuga de um centro de reabilitação para dependentes químicos rendeu a terceira prisão a Robert Downey Jr.

O ator tentou se livrar das drogas após ter sido condenado a três anos de prisão. Downey Jr. saiu um ano depois e, voluntariamente, procurou tratamento. Hollywood, assim, o recebeu de braços abertos. O ator participou da série “Ally McBeal: Minha Vida de Solteira”, pelo qual ganhou um Globo de Ouro e foi indicado ao Emmy. No fim de 2000, Downey Jr. voltou a ser preso com cocaína e metanfetaminas. A clínica de reabilitação o livrou da prisão.

A guinada na carreira de Robert Downey Jr. aconteceu em 2007, com o filme “Zodíaco”. Em 2008, ele foi indicado novamente ao Oscar, como ator coadjuvante por “Trovão Tropical”. Em 2009, venceu o Globo de Ouro por “Sherlock Holmes”. “Homem de Ferro”, depois, fez a vida do ator mudar. Na pele do bilionário Tony Stark, o ator chegou ao ápice. Engana-se, no entanto, que foi fácil isso acontecer. Robert Downey Jr. teve que participar de testes para ganhar o papel. O diretor John Favreau admitiu que o seu amigo teve que suar para convencer a Marvel Studios a aceitá-lo como protagonista da obra.

Os estúdios arrecadaram US$ 2,3 bilhões com os três filmes da série do “Homem de Ferro”. Downey Jr. ainda esteve em “The Avengers: Os Vingadores”, e também participará de “Vingadores: Era de Ultron”, que será lançado no dia 23 de abril nos cinemas.

Comentários

Notícias relacionadas