Artigo | It: A Coisa nos faz ansiar pelo próximo filme

ATENÇÃO, O TEXTO SEGUIR CONTÉM SPOILERS DO FILME IT: A COISA

 

Após o desastroso lançamento de A Torre Negra, Stephen King pode ter retomado a atenção de seus fãs com o lançamento de It: A Coisa. Também baseada em um livro homônimo, a história se desenvolve na cidade americana de Derry nos anos 80, onde um grupo de sete pré-adolescentes enfrenta situações familiares conturbadas, episódios de bullying , com requintes de violência e tortura, racismo, estupro, intolerância religiosa e agressão. Esses adolescentes formam um grupo, o Clube dos Otários (The Losers Club), formado por 6 garotos e a menina Beverly, percorrendo a cidade em suas bicicletas se une contra os agressores. Além disso, enfrentam uma criatura aterrorizante, que denominam “A Coisa” , e que vive nos esgotos da cidade, se alimentando dos piores medos das crianças para cometer uma série de assassinatos.

O filme tem início quando Georgie, irmão mais novo do protagonista Bill, tem seu barquinho de papel arrastado para dentro de um bueiro enquanto brincava na tempestade. Ao tentar pega-lo é arrastado para dentro do bueiro pelo palhaço Pennywise, após ter seu braço arrancado pela criatura e deixar um rastro de sangue. Ao lado dos amigos do grupo, Bill (Jackson Robert Scott) tenta investigar o que aconteceu com seu irmão. Juntos vivem uma série de aventuras, passando por diversas transformações e sendo obrigados a enfrentar seus piores medos.

Divulgação

O filme alterna cenas que mostram os dramas familiares vividos por cada criança, em relações que vão da imposição religiosa ao estupro, e apresentam cenas de terror entre as crianças e a criatura. O palhaço tenta arrastá-los para o esgoto onde vive, e onde mantém crianças desaparecidas ao longo de décadas. Os jovens desaparecidos “flutuam “ em um mórbido carrossel, que é apresentado ao público em uma das cenas mais bizarras e marcantes da produção. A excelente fotografia do filme torna o momento da “flutuação bastante impactante.

A atuação maravilhosa dos atores mirins – falas engraçadas que provocam risadas nos espectadores – sobressai em relação as cenas de suspense, desenvolvendo uma trema superior a apenas algo para provocar medo. É impossível não relacionar as cenas das crianças e suas bicicletas com os episódios de Stranger Things, cativando ainda mais os fãs desse tipo de produção. O filme não explica a origem do palhaço Pennywise e nem qual seu objetivo para fazer o que faz, mas aumenta a curiosidade do espectador para uma possível continuação. Uma vez que, desde a primeira cena, conheçamos a cara da Coisa e seu modo de agir, as cenas de suspense não assustam verdadeiramente a platéia (a menos que você tenha medo de palhaços).

A obra de Stephen King que dá origem ao filme é uma trama longa e que se passa em dois períodos, uma parte na década de 50 e a outra trinta anos depois, porém, com os mesmos personagens. It: A Coisa trata apenas do primeiro momento, onde os personagens são ainda crianças, e essa quebra temporal pode desagradar os aficcionados pelos livros. O pacto de sangue entre os personagens ao final da trama sugere que haverá uma continuação, o que pode trazer um grande alívio aos leitores.

Apesar da cena sangrenta do inicio do filme, da excelente interpretação dos personagens infantis e da brilhante caracterização do palhaço Pennywise, o filme não aterroriza a platéia e provavelmente não supera a expectativa de todos os que esperaram pelo seu lançamento.

Nos resta flutuar e aguardar o próximo filme.