Benedict Cumberbatch em série da Netflix Benedict Cumberbatch em série da Netflix

“Se ela não for paga da mesma forma que os homens, não vou fazer isso”, diz Benedict Cumberbatch

Divulgação

Será que ainda precisamos de mais motivos para amar Benedict Cumberbatch? Não apenas por seu enorme talento diante das câmeras, mas também atrás delas, o ator cresce exponencialmente em níveis de popularidade.

Escândalos recentes em Hollywood revelaram, que muitas atrizes estariam ganhando menos do que os homens apenas por serem mulheres. Protagonistas de filmes e séries recebiam um salário inferior a companheiros de cena, mesmo que tivessem papéis de inferior importância. Nas últimas semanas, revelações similares começaram a surgir no Reino Unido.

Claire Foy, por exemplo, vive Elizabeth II em The Crown. Sem dúvidas, o papel da atriz é o de protagonista da trama, visto que a série gira em torno da vida da rainha da Inglaterra. Seria normal pensar, que uma vez sendo a rainha, Foy teria uma remuneração maior em relação ao restante do elenco. Para não haver injustiças, seria razoável que ganhasse pelo menos, o mesmo que Matt Smith. Ele interpreta seu coprotagonista na série, no papel do príncipe Philip de Edimburgo. Infelizmente, a realidade era outra. A justificativa usada para o salário de Smith ser maior é que, apesar de ser a protagonista, ele é mais conhecido.

The Crown
Reprodução

Mas e Benedict Cumberbatch?

Depois de ler sobre Claire Foy, um sentimento de raiva certamente cresceu dentro de você. Até quando teremos que viver com desigualdades relacionadas a gênero? Se depender de Benedict Cumberbatch, não por muito tempo. O britânico ganhou o coração dos fãs por seus papéis como Sherlock e Doutor Estranho, mas está prestes a ganhar o seu por algo mais. Cumberbatch anunciou que não vai mais aceitar papéis caso as mulheres não ganhem o mesmo salário que os homens.

“Igualdade de remuneração e um lugar à mesa são os princípios centrais do feminismo. Veja as cotas. Pergunte quanto está sendo pago e diga: ‘Se ela não for paga da mesma forma que os homens, não vou fazer isso'”, declarou o ator em entrevista à revista Radio Times.

Além da declaração, o britânico anunciou que o próximo projeto da sua produtora será sobre maternidade pela ótica feminina. Metade do elenco é composto por mulheres.

Benedict aproveitou para elogiar produções como Pantera Negra, comentando que a diversidade racial não é motivo que influencie a rentabilidade de uma produção.

Maravilhoso, sim ou claro?

Benedict Cumberbatch
Reprodução