Andy Serkis irá dirigir adaptação de A Revolução Dos Bichos

Actor/director Andy Serkis attends the 44th Students Academy Awards at the Academy of Motion Picture Arts and Sciences, on October 12, 2017, in Beverly Hills, California. / AFP PHOTO / VALERIE MACONVALERIE MACON/AFP/Getty Images

A Netflix irá desenvolver uma adaptação de A Revolução Dos Bichos com Andy Serkis (Pantera Negra) na direção e Matt Reeves (Deixe-me Entrar) na produção. Essa será a segunda adaptação literária com captura de movimentos que Serkis e a Netflix adquiriram em menos de uma semana, já que a companhia também comprou os direitos de Mogli – O Livro Da Selva na sexta passada.

Serkis tem tentado fazer uma versão de A Revolução Dos Bichos – obra de George Orwell que é uma alegoria da Revolução Bolchevique e a subsequente ascensão da União Soviética – com captura de movimentos desde 2011. Ele nunca desistiu do projeto e o manteve em segundo plano em seu próprio estúdio (The Imaginarium) pelos últimos sete anos. Durante esse tempo, Serkis e Reeves trabalharam juntos na franquia Planeta dos Macacos (Serkis fez o papel do chimpanzé César) e Serkis tem estado envolvido na produção de Mogli – O Livro Da Selva, filme baseado na obra O Livro da Selva de Rudyard Kipling.

Reeves, que assinou contrato com a Netflix em janeiro, elogiou bastante Serkis, dizendo que ele “é uma verdadeira força da natureza e uma bela alma” (entre outras coisas). Serkis também está bastante contente por trabalhar com Reeves e com a Netflix e declarou que este é “o melhor cenário para a nossa paixão de longa data de trazer essa fábula à vida”.

É claro que A Revolução Dos Bichos não está em pé de igualdade com Mogli – filme que já está finalizado, após um longo período de filmagens e pós-produção e que já tem a Warner Bros. trabalhando na distribuição do longa nos cinemas em outubro, tudo isso já feito antes da Netflix entrar no jogo. A Revolução Dos Bichos, ao contrário de Mogli, será projetado do zero, pensando em uma audiência global da Netflix e poderá ter um tom mais sombrio do que a versão de Mogli que terá classificação indicativa para maiores de 12 anos. Isso é muito apropriado também, visto que o material de Orwell é, em muitos aspectos, uma fábula animal mais selvagem do que a história de Kipling sobre o amadurecimento do filhote de homem.

Já para a Netflix, Serkis e Reeves são dois grandes contadores de histórias que a gigante do streaming possui em seu domínio no momento. A empresa está longe de fazer grandes oscilações para dominar a indústria cinematográfica. Além de ter gasto bilhões de dólares em filmes originais e programas de TV só este ano, a Netflix poderia ter um concorrente legítimo do Oscar com The Ballad of Buster Scruggs – uma minissérie de western antológica que virou filme – dos irmãos Coen (filme que irá competir no Festival de Veneza daqui mais ou menos um mês). A aquisição de Mogli e A Revolução Dos Bichos só assegura que a Netflix terá mais alguns sucessos em seu catalogo no futuro.