5 filmes sobre comida para ficar com água na boca

Divulgação

Se você está em casa e não sabe o que assistir na Netflix, que tal acompanhar alguns filmes sobre comida para ficar com água na boca? Afinal, é fato que existem muitas produções cinematográficas incríveis que falam sobre esse ato tão humano e universal quanto comer. Além disso, esses filmes podem ser uma ótima maneira de conhecer novas culinárias, especialmente pratos típicos de outros países.

Fazer filmes sobre comida é algo tão universal que não fica restrito a um país só. Existem exemplos de películas americanas, japonesas, européias e até mesmo brasileiras focadas em pratos típicos, na nossa relação com a alimentação e muito mais. Existem documentários e filmes de ficção, comédia ou drama. Até mesmo filmes de terror e distopias podem ser mencionados (embora esses não dêem água na boca, não é mesmo?).

Quer ver uma boa lista de filmes sobre comida para ficar com água na boca? Então siga a leitura abaixo!

1. Chef

Chef
Divulgação

Chef é um filme americano de 2014 dirigido e estrelado por Jon Favreau, responsável pelos dois primeiros filmes do Homem de Ferro na Marvel. Ele conta a história de um chefe de cozinha que surta após receber críticas negativas e perde o emprego.

Sem perspectiva, divorciado e com um filho pequeno para passar o verão, o protagonista consegue um food truck antigo e monta uma jornada pelos EUA vendendo sua comida feita com paixão.

O filme é uma excelente opção para conhecer algumas comidas novas, especialmente da culinária do Sul dos EUA, como de Nova Orleans e do Texas. Não à toa, acabou gerando um programa de TV em que Jon Favreau recebe atores de cinema para fazer comida juntos.

2. Pegando Fogo

Pegando Fogo
Divulgação

Pegando Fogo é um filme estrelado por Bradley Cooper. Ele vive um chef de cozinha que destruiu sua carreira por causa de um comportamento explosivo e o consumo de drogas.

Na trama do filme, ele decide retomar o rumo da própria vida e liderar um novo restaurante em Londres rumo ao sucesso. É um filme interessante para conhecer o dia a dia de um restaurante e ver como vários pratos são feitos.

3. Comer, Rezar, Amar

Comer, Rezar, Amar
Divulgação

Comer, Rezar, Amar, estrelado por Julia Roberts, foi um dos grandes sucessos de bilheteria do Brasil em 2010. O longa conta a história de uma mulher que passou por um divórcio complicado e que decide rodar o mundo em uma jornada de autodescobrimento.

Um dos pontos mais interessantes do longa é que ele explora a relação da comida com a cultura e a religião de cada lugar. A protagonista passa por países como a Itália, a Índia e Bali, explorando um pouco da relação de comer, rezar e amar em cada um desses locais.

4. Sabor da Vida

Sabor da Vida
Divulgação

Sabor da Vida é um filme japonês de 2015 que conta a história de um par improvável: Sentaro, um jovem que toca um pequeno negócio de dorayakis (que é um tipo de panqueca japonesa recheada com anko, uma pasta doce de feijão vermelho) e Tokue, uma senhora de idade aposentada. Os dois se conhecem quando Tokue está em busca de um emprego e come um dos dorayakis de Sentaro. Ela diz que a massa dele é excelente, mas a pasta doce de feijão vermelho é industrializada e ruim. Então, ela se compromete a começar a cozinhar o feijão para ele. Juntos, o negócio começa a crescer, junto com a relação entre eles.

5. Ratatouille

Ratatouille
Divulgação

Um dos grandes sucessos mundiais de 2007 foi Ratatouille, da Pixar. Dirigido por Brad Bird, o filme ganhou o Oscar de Melhor Animação e ainda foi indicado a outras categorias e prêmios.

O longa conta a história de uma dupla improvável: um jovem com o sonho de se tornar chef, mas sem talento para cozinhar, e um ratinho que é um chef de primeira. Juntos, eles revolucionam a cozinha do restaurante onde trabalham.

Pronto! Agora que você já viu essa lista de alguns filmes sobre comida para ficar com água na boca, é hora de começar a vê-los. Alguns estão na Netflix, outros em diferentes serviços de streaming. Já outros você terá de comprar o DVD ou o Blu-ray para ver. Para acompanhar, que tal pedir um delivery de hambúrguer no Rappi? Afinal, comida boa é essencial para acompanhar esses filmes, não é mesmo?

O que você achou da nossa lista? Comente abaixo dizendo qual dos filmes você já viu e qual pretende ver primeiro!