15 filmes para jovens adultos que não foram tão bem quanto Harry Potter

Divulgação

Harry Potter construiu um forte legado e uma base de fãs duradoura. A série de oito filmes centrada no menino bruxo tocou muitos fãs e telespectadores, tanto que outros estúdios queriam capturar os mesmos níveis do Mundo Mágico e começaram a adaptar outros livros ou criarem suas próprias histórias originais, mas nenhum deles alcançou o mesmo sucesso.

O gênero de filmes para jovens adultos é uma área enorme e lucrativa em Hollywood, mas nem todas as franquias dessa categoria conseguiram atingir o esperado. Aqui estão algumas franquias ou tentativas de franquia que não tiveram o desempenho que deveriam.

Divergente

Harry Potter divergente
Divulgação

A série Divergente foi inicialmente recebida com muito alarde quando foi anunciado que os romances populares com o mesmo nome seriam adaptados para a tela grande. A série até conseguiu grandes estrelas como Shailene Woodley e Kate Winslet para o elenco. Apesar do sucesso dos livros, os filmes foram recebidos com muitas críticas. Foram más adaptações do trabalho escrito e tornaram-se tão impopulares que a série nem foi terminada no cinema.

Mentes Sombrias

Divulgação

Mentes Sombias é mais uma visão do gênero dos super-heróis que ganhou apenas um filme, embora os romances tenham conseguido gerar muitas sequências. A excelente narrativa na página nunca conseguiu ser traduzida para o filme. Com problemas de direção e roteiro, a adaptação do filme não teve uma direção sólida. Além do mais, devido ao marketing quase inexistente e à má recepção crítica, Mentes Sombias realmente passou despercebido.

Eu Sou o Número Quatro

Harry Potter Eu sou o número quatro
Divulgação

Alex Pettyfer (Magic Mike) esteve envolvido em algumas franquias diferentes para jovens adultos que fracassaram de várias maneiras. Muito parecido com alguns de seus filmes mais adiante nesta lista, Eu Sou o Número Quatro é amplamente esquecido. Com sequências aparentemente fora da mesa, é justo dizer que esse drama de ficção científica realmente não teve o que era necessário para cativar o público. Apesar de envolver alienígenas, superpotências e grandes aventuras, não era realmente bom o suficiente para ganhar muitos seguidores.

Maze Runner

Divulgação

Muitos fãs podem parecer confusos sobre o motivo de os filmes de Maze Runner estarem nesta lista. Eles foram em grande parte um sucesso comercial e crítico e fizeram um trabalho bastante competente para adaptar a história contada nos livros. Mas não conseguiu chegar ao mesmo nível de Harry Potter. Enquanto franquias como Jogos Vorazes e Crepúsculo conseguiram chamar a atenção do público da mesma maneira, parece que Maze Runner teve retornos decrescentes à medida que avançava e não terminou tão bem assim.

Animais Fantásticos

Divulgação

Outra franquia de filmes que pode parecer uma adição confusa à lista: Animais Fantásticos. Obviamente, a franquia é baseada no Mundo Mágico de onde Harry Potter veio, mas não chega nem perto. Animais Fantásticos e Onde Habitam conseguiu capturar a imaginação desse mesmo público, mas não tão forte quanto Harry Potter. Infelizmente, sua sequência, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald foi um desastre crítico, deixando o futuro da franquia incerto.

Desventuras em Série

Divulgação

Baseado nos romances de Daniel Handler, sob o pseudônimo de Lemony Snicket, Desventuras Em Série revolve a vida perturbada das crianças Baudelaire – Violet, Klaus e Sunny – quando elas se transferem de um guardião para outro para cuidar deles depois da morte de seus pais em um incêndio. Em busca de sua fortuna herdada está o conde Olaf (Jim Carrey). O filme adapta os três primeiros livros e os empurra para duas horas apertadas. Ele é bom, mas não dá margem de manobra para desenvolver suficiente os personagens. Não é de admirar que Desventuras Em Série tenha se saído melhor como uma série da Netflix.

Alex Rider Contra o Tempo

Harry Potter alex ryder
Divulgação

Este é um sucesso de bilheteria raro baseado no material de origem de Anthony Horowitz que é descrito como uma mistura de Harry Potter com James Bond. Ele se concentra em um adolescente chamado Alex Rider (Alex Pettyfer), que segue os passos de seu tio para se tornar um agente do MI6 e impedir que um bilionário (Mickey Rourke) libere um vírus através de um sistema operacional chamado Stormbreaker. Seja como um filme de espionagem ou como um filme para jovens adultos, ele não foi convincente e interessante o suficiente. A jornada de seu herói é monótona, pois descarta as novidades que tornam os livros atraentes.

Circo dos Horrores: O Aprendiz de Vampiro

Divulgação

Quase ninguém sabia que um filme intitulado Circo dos Horrores: O Aprendiz de Vampiro existia em 2009, pois foi um fracasso comercial e crítico. Primeiro, A Saga de Darren Shan tem uma base de fãs de nicho, portanto, a tentativa de uma franquia exigiria uma visão única. Não apenas isso, mas o filme foi ofuscado pelo domínio conjunto da franquia Harry Potter e Crepúsculo na época. A segunda questão foi a execução monótona. O filme centra-se no adolescente Darren Shan, que precisava cumprir um pacto, transformando-se em um vampiro e se juntando às fileiras de um circo de espetáculos. Como transformaram isso em algo chato?

O Sétimo Filho

Divulgação

Como lição para qualquer estúdio, não adapte o material fonte obscuro, obscurecendo completamente o material fonte. Caso em questão: a bomba de 2015, O Sétimo Filho. Baseado no primeiro livro de As Crônicas de Wardstone, essa fantasia sombria se concentra em um garoto chamado Thomas Ward (Ben Barnes), que descobre que é o “sétimo filho de um sétimo filho” e se coloca como aprendiz de um guerreiro (Jeff Pontes). Deixando de lado o enredo complexo, não há nada a oferecer nessa fantasia sombria cheia de efeitos ruins.

Os Seis Signos da Luz

Divulgação

A Rebelião das Trevas é uma série de romances de fantasia de Susan Cooper sobre guerreiros de Luz destinados a deter as forças da escuridão. Para lançar uma franquia “empolgante”, a 20th Century Fox começou com o segundo livro, Os Seis Signos da Luz. A história é sobre um pré-adolescente Will Stanton que descobre que ele é um Velho ou o “sétimo filho de um sétimo filho”. Em vez de uma série de aventuras que desbloqueia o mundo à sua frente, a Fox estabeleceu isso como uma franquia chata para jovens adultos, centrada na busca de itens mágicos de um adolescente chato. Não é de admirar que os fãs tenham descartado isso como uma bomba.

Ender’s Game: O Jogo do Exterminador

Divulgação

Passando da fantasia ao gênero de ficção científica, temos Ender’s Game: O Jogo do Exterminador. Baseado no best-seller Orson Scott Card, esta aventura espacial de ficção científica se concentra em Ender Wiggin (Asa Butterfield), um jovem cadete espacial que demonstrou excelência em treinamento de campo e é recrutado para um programa mais avançado, liderado pelo coronel Hyrum Graff (Harrison Ford), para se preparar para uma invasão alienígena. Diferentemente de muitos outros filmes desta lista, Ender’s Game: O Jogo do Exterminador mostrou potencial com seu elenco e visual. No entanto, sua história sobre o escolhido é um clichê cansativo e não se destacou no superlotado mercado de ficção científica de 2013.

Máquinas Mortais

Harry Potter máquinas mortais
Divulgação

Peter Jackson se viu em um período de seca após a polarização da série O Hobbit e o fracasso sombrio de Máquinas Mortais. Baseado na série de romance para jovens adultos de Philip Reeve, este filme é uma mistura de Star Wars, Mad Max: Estrada da Fúria, Expresso do Amanhã, O Castelo Animado, O Senhor dos Anéis e outros sucessos de bilheteria. Graças a isso, a história é secundária aos visuais espetaculares das colossais cidades móveis. Mas, neste contexto, nenhum personagem parece notável. Além disso, não há química entre Hester (Hera Hilmar) e Tom (Robert Sheehan). Certamente os outros três livros não serão adaptados para a telona.

Eragon

Harry Potter eragon
Divulgação

A 20th Century Fox tinha grandes responsabilidades com qualquer tentativa de adaptar uma série de romances de fantasia para jovens adultos na mesma época de Harry Potter. Mas em 2006, o estúdio adaptou o primeiro livro de Christopher Paolini de sua série Ciclo da Herança com Eragon. Ed Speleers interpreta o personagem titular que abriga um ovo gigante que contém um dragão que ouve seus pensamentos. Sua ligação com o dragão, Saphira (Rachel Weisz), leva-o a realizar seu verdadeiro destino. Como qualquer adaptação de fantasia para jovens adultos, o filme é criticado por sua infidelidade ao material de origem e pela execução branda de um mundo expansivo.

A Bússola de Ouro

Divulgação

Em 2007, a New Line Cinema tentou refazer sua magia de O Senhor dos Anéis continuar com a série de fantasia de Philip Pullman, Fronteiras do Universo. O material de origem em si tem uma base de fãs dedicada. Portanto, não ajuda quando o filme não impressionou ninguém, mesmo tendo levado um Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Apesar dos ótimos recursos visuais e do elenco cheio de estrelas, o filme não contava com fortes narrativas e o resultado final é uma fantasia genérica que falhou em fornecer clareza na construção do mundo. Felizmente, a série HBO se mostrou bem melhor.

Percy Jackson

Harry Potter percy jackson
Divulgação

Por fim, a franquia de filmes para jovens adultos que mais se assemelha a Harry Potter é definitivamente a franquia Percy Jackson. Em seus dois filmes, O Ladrão de Raios e O Mar dos Monstros, a 20th Century Fox tentou uma imensa imitação de Potter, até contratando o diretor de A Pedra Filosofal, Chris Columbus, como produtor e diretor do primeiro filme. Embora existam bons momentos ocasionais, os dois filmes estão cheios de clichês e definitivamente não alcançam o espírito da encantadora série de livros de Rick Riordan.