ENOLA HOLMES da Netflix ENOLA HOLMES da Netflix

10 filmes para assistir se você gostou de Enola Holmes

Enola Holmes-MILLIE BOBBY BROWN

O filme Enola Holmes chegou na Netflix essa semana e muitos fãs, principalmente quem gosta da Millie Bobby Brown (a Eleven de Stranger Things), gostaram do filme.

A produção está a semana toda no top 10 da Netflix e acompanha a jornada da irmã caçula de Sherlock e Mycroft Holmes, uma garota talentosa com alma de detetive que muitas vezes supera a genialidade de seus irmãos. Depois que sua mãe desaparece misteriosamente em seu aniversário de 16 anos, ela pede ajuda dos dois para solucionar o caso, mas logo percebe que eles estão mais interessados em mandá-la de volta para a escola. Então faz a única coisa que uma jovem inteligente e corajosa dos anos 1880 faria… foge para Londres para procurar a mãe. Nessa aventura, ela encontra personagens inesquecíveis e se envolve numa conspiração que pode alterar o curso da história. “Enola Holmes” é uma releitura dinâmica e feminina da história do maior detetive do mundo e sua família brilhante.

Se você ficou com um gostinho de quero mais e quer assistir algo semelhante, confira 10 filmes que separamos se você gostou de Enola Holmes:

Orgulho e Preconceito (2005)

Orgulho e Preconceito (2005) 10 filmes para assistir se você gostou de Enola Holmes
Divulgação

 Inglaterra, século XVIII, pensamentos iluministas em ascensão, uma revolução chegando, então quem é contra monarquias são logo presos. Agora e se for uma mulher? É 10x pior.

O filme Orgulho e Preconceito é uma adaptação do romance de Jane Austen, apresentando Elizabeth Bennet, interpretada por Keira Knightley (conhecida pelos filmes Piratas do Caribe), e suas irmãs enquanto sua mãe tenta casá-las com pretendentes ricos, algo costumeiro na Inglaterra daquele período.

Elizabeth, por sua vez, tem pensamentos próprios, não quer se casar por agora e muito menos seguir os padrões de vida para uma mulher daquele período.

Portanto, o filme apresenta diversos debates sobre a desigualdade de gênero institucionalizada naquele período.

As Sufragistas (2015)

As Sufragistas (2015) 10 filmes para assistir se você gostou de Enola Holmes
Divulgação

 As Sufragistas foram um grupo de mulheres que lutaram pela conquista do direito da mulher ao voto e de serem votadas. Inicialmente, o movimento surgiu na Inglaterra, se espalhou para os Estados Unidos e atingiu o Brasil.

O filme, assim como o movimento, se ambienta no início do século XX. Apresenta os diversos tipos de resistência que as mulheres organizaram desde bombardeios, greves de fome. A atriz Helena Bonham Carter (conhecida pelos filmes do Harry Potter) atuou tanto em Enola Holmes como nas Sufragistas.

Desventuras em Série (2004)

Desventuras em Série (2004)
Divulgação

Quem não se recorda de Jim Carrey interpretando o Conde Olaf? Apesar de ter uma versão mais recente com três temporadas na Netflix, a adaptação das obras que retratam a vida dos irmãos Baudelaire após se tornarem órfãos e passam por diversas tragédias já teve um filme em 2004.

Para se protegerem do Conde Olaf, os três irmãos precisam aprender a usar suas habilidades para se protegerem uns aos outros.

Okja (2017)

Divulgação

 Fugindo dos Estados Unidos, vamos agora para a Coréia do Sul. O filme Okja apresenta uma garota que compartilha um vínculo vitalício com um porco geneticamente modificado.

Essa garota perdeu seu melhor amigo e parte numa arriscada missão para recuperá-lo e ao longo do filme, tópicos como crueldade contra animais e desrespeito das empresas pelo meio ambiente são bem debatidas.

O Labirinto do Fauno (2006)

O Labirinto do Fauno
Divulgação

O filme se passa na Espanha em 1944 enquanto o mundo estava envolvido na Segunda Guerra Mundial e apresenta Ofelia (Ivana Baquero), uma criança de 10 anos, viajando com sua mãe grávida e doente para conhecer seu padrasto. No entanto, assim que chega, alguns elementos fantasiosos começam a aparecer e Ofelia embarca em aventuras pelo submundo.

O filme é mais sombrio e violento do que Enola Holmes, mas ambos apresentam as protagonistas lutando para protegerem suas famílias.

Frida (2002)

10 filmes para assistir se você gostou de Enola Holmes

Frida Kahlo foi uma famosa artista que lutava pelos direitos das mulheres na América Latina. O filme é baseado na história da artista e possui no elenco atores consagrados como Salma Hayek e Alfred Molina.

Ambientado no México nos anos 1920, o filme apresenta os efeitos que o trágico acidente de ônibus teve na vida de Frida e o seu casamento não convencional com o artista Diego Rivera.

A Invenção de Hugo Cabret (2011)

Divulgação

 O filme é uma adaptação da obra de Brian Selznick “As Invenções de Hugo Cabret”. Dirigido por Martin Scorsese e ambientado em Paris na década de 1930, o protagonista é um adolescente de 12 anos, que trabalha em uma máquina autônoma com seu pai que acaba morrendo em um incêndio.

Com isso, o garoto passa a conviver com seu tio que acaba desaparecendo, fazendo com que Hugo se mude secretamente para a estação ferroviária Gare Montparnasse e continua trabalhando na invenção de seu pai.

Anna Karenina (2012)

10 filmes para assistir se você gostou de Enola Holmes
Divulgação

 O filme se passa na Rússia do século XIX, portanto um país de proporções já continentais e que ainda era vítima da má administração dos czares.

Ele retrata a história de uma mulher que se apaixona profundamente por um homem que não é seu marido. Além disso, o filme é baseado na obra de Leo Tolstói, apresentando a pressão exercida sobre as mulheres para se conformarem à sociedade e servirem abnegadamente à seus maridos, mesmo que isso lhe custe seus desejos e felicidade.

Portanto, ele mostra também as consequências de quem resistia à esse estilo de vida, tais como a estigmatização e o isolamento.

Agatha and the Truth of Murder (2018)

10 filmes para assistir se você gostou de Enola Holmes
Divulgação

Em 1926, a famosa escritora Agatha Christie desapareceu por 11 dias. O escritor Tom Dalton criou sua própria versão da história no filme “Agatha e a verdade do assassinato”.

Agatha Christie é interpretada por Ruth Bradley, sendo que a escritora busca por inspirações para suas obras enquanto luta com um casamento em ruínas. Com isso, ela aceita o pedido de uma mulher para ajuda-la em uma investigação de assassinato real.

Parece cômico, mas enquanto a polícia investiga seu sumiço, Christie está trabalhando como detetive enquanto ajuda a mulher, interrogando suspeitos e utilizando os métodos que a autora utiliza em seus livros.

Tudo que uma Garota Quer (2003)

Divulgação

O filme apresenta uma adolescente estadunidense Daphne Reynolds, interpretada por Amanda Bynes, que decide viajar para Londres para encontrar seu pai. Nessa viagem, Daphne descobre que é membro de uma família aristocrática e que seu pai está concorrendo para se tornar primeiro-ministro do país.

Com isso, a adolescente tenta se encaixar na rotina de seu pai, usando roupas elegantes e tudo o que a filha de um candidato a primeiro-ministro tem direito, e se destaca, porém, Daphne causa vários escândalos e ameaça a carreira política de seu pai.

Bônus – Harriet (2019)

10 filmes para assistir se você gostou de Enola Holmes
Divulgação

O filme apresenta Harriet, uma mulher negra durante a escravidão nos Estados Unidos e que luta para ver seus irmãos e amigos livres. Durante todo o filme, a protagonista precisa enfrentar novos obstáculos, se aliar a homens e mulheres negros que já eram livres para obter apoio e conseguir atingir seu obstáculo.

Harriet foi uma personagem histórica nos Estados Unidos que lutou contra a escravidão, na Guerra Civil e atuou inclusive no movimento sufragista.