A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo anuncia a segunda edição da Mostrinha, programa dedicado à infância e à juventude com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes do cinema, formando uma nova geração de espectadores. Apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, com destaque para o patrocínio da Spcine, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, a 2ª Mostrinha acontece entre os dias 17 e 30 de outubro de 2025 em sessões gratuitas e pagas.
A produção brasileira inédita O Diário de Pilar na Amazônia, de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, abre a seção voltada ao público infantojuvenil, com uma exibição especial na Sala São Paulo em 16 de outubro. Inspirado na série de livros de Flávia Lins e Silva, o filme acompanha Pilar em uma viagem com Breno e o gato Samba pela floresta amazônica, onde eles fazem novos amigos, Maiara e Bira, e vivem várias aventuras. Lina Flor, Miguel Soares, Sophia Ataíde e Thúlio Naab dão vida às crianças. No elenco adulto estão Nanda Costa, Marcelo Adnet, Emílio Dantas e Babu Santana.
Entre os longas-metragens internacionais estão o francês Maya, Me Dê um Título, que o cineasta Michel Gondry fez para a filha. Na obra animada, Maya e o pai, Michel, vivem em países diferentes. Para manter o contato, todas as noites o pai pede à garota: “Maya, me dê um título”. A partir da resposta, ele cria uma pequena animação em que Maya é a heroína. Uma jornada poética e divertida que fará os pequenos sonharem… e os adultos sorrirem. E também Hola Frida, de André Kadi e Karine Vezini, animação franco-canadense sobre a infância da artista plástica Frida Kahlo.
A Mostrinha terá ainda um programa especial de curtas-metragens portugueses e britânicos.
Integram a programação da Mostrinha os títulos nacionais inéditos no país D.P.A. 4: O Fantástico Reino de Ondion, de Mauro Lima, em que os aventureiros detetives do prédio azul encaram mais uma grandiosa missão, e Colegas e o Herdeiro, de Marcelo Galvão, sequência do sucesso Colegas (2012) que segue um grupo de amigos com Síndrome de Down.
Os brasileiros Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos, de Juarez Precioso, que acompanha Stela, uma garota que só acredita no que pode ver — ou nem nisso —, e Miguel, o irmão, que acredita em tudo, principalmente no que não existe, Papaya, de Priscilla Kellen, animação sobre uma pequena semente de mamão, e Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello, mistura de ficção com documentário sobre Makunáima, que se transforma em bicho e reencontra narrativas ancestrais vivenciadas por crianças, também serão exibidos.
A 2ª Mostrinha homenageia o quadrinista Mauricio de Sousa, que assina o pôster da edição, com a apresentação de duas obras da Turma da Mônica, Laços (2019), de Daniel Rezende, e Origens (2024), de Rezende e Marina Maria Iorio, além de Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2025), de Fernando Fraiha e da cinebiografia inédita do criador dos moradores do bairro do Limoeiro. Sousa receberá da 49ª Mostra o Prêmio Leon Cakoff, que reconhece personalidades da cultura e do mercado audiovisual.
O mineiro A Família Dionti (2017), de Alan Minas, que narra as saudades e os amores do garotinho Kelton (Murilo Quirino), e a animação mexicana Viagem Gelada: O Resgate do Urso Polar (2022), de Gabriel Riva Palacio Alatriste e Rodolfo Riva Palacio Alatriste, sobre a missão de Toto, que deve devolver um filhote órfão de urso polar ao seu habitat natural, integram a programação.
Nesta 2ª Mostrinha o número de sessões foi ampliado. São 26 telas nos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, e exibições no Centro Cultural São Paulo, no Centro Cultural Olido e na Biblioteca Roberto Santos, todos equipamentos do Circuito Spcine. Também haverá sessões na Sala Petrobras na Mostra (localizada na Cinemateca Brasileira), no CineSesc, na Cinesala e no Espaço Petrobras de Cinema.
Sessões nos endereços do circuito Spcine e na Sala Petrobras na Mostra são gratuitas. Já as exibições no Cinesala, no CineSesc e no Espaço Petrobras de Cinema são pagas, com valores de R$ 32,00 (inteira) e R$ 16,00 (meia).
2ª MOSTRINHA
LONGAS-METRAGENS SELECIONADOS
A Família Dionti, de Alan Minas
Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello
Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa, de Fernando Fraiha
Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos, de Juarez Precioso
Colegas e o Herdeiro, de Marcelo Galvão
D.P.A. 4: O Fantástico Reino de Ondion, de Mauro Lima
Hola Frida, de André Kadi e Karine Vezini
Maya, Me Dê Um Título, de Michel Gondry
O Diário de Pilar na Amazônia, de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put
Papaya, de Priscilla Kellen
Turma da Mônica: Laços, de Daniel Rezende
Turma da Mônica: Lições, de Daniel Rezende
Viagem Gelada: O Resgate do Urso Polar, de Gabriel Riva Palacio Alatriste e Rodolfo Riva Palacio Alatriste
CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS
Programa de curtas animados de Portugal e Reino Unido
A Cada Dia que Passa, de Emanuel Nevado (Portugal, 11 min.)
Dia do Caranguejo, de Ross Stringer (Reino Unido, 11 min.)
Ilha da Calamidade, de David Johnson (Reino Unido, 9 min.)
O Menino e a Coruja, de Mário Gajo de Carvalho (Portugal, 12 min.)
Sequencial, de Bruno Caetano (Portugal, 13 min.)
Sua Montanha Te Espera, de Hannah Jacobs (Reino Unido, 8 min.)
Vigília Noturna, de John Stevensonn e Aiesha Penwarden (Reino Unido, 12 min.)