EMB EMB

EMB | Voltamos para a Escola de Magia e Bruxaria do Brasil!

Em janeiro desse ano tivemos a oportunidade de conhecer a Escola de Magia e Bruxaria do Brasil. A experiência foi incrível, uma das melhores que tive a chance de ter na vida. Contudo, mal sabia que os quatro dias de imersão dentro do castelo poderiam ficar ainda melhores. Assim como acontece dentro da história escrita por J.K. Rowling, os alunos da EMB frequentam anos diferentes a cada edição. Uma vez que fizemos o ano 1 em janeiro, retornamos em agosto para mais um ano de aprendizado. E que aprendizado!

Harry Potter

O Castelo

Logo de cara é possível perceber as mudanças no castelo. Os elementos que nos fazem sentir em casa ainda estão lá, apenas ganharam uma melhora. Outras estruturas foram construídas e por consequência, o universo da EMB foi expandido. Um exemplo disso são as salas comunais. Uma vez que você tenha visto pelo menos um dos filmes de Harry Potter, sabe que cada casa tem a sua e a mesma funciona como uma espécie de refúgio. Foi lá que nos reunimos, discutimos nossos problemas e acima de tudo, nos sentimos parte de nossa casa. Algumas das salas de aula também foram reformadas, como a de Feitiçaria. Tudo pensado minuciosamente para tornar a imersão ainda mais incrível.

O Campo de Argobol ganhou aros e vassouras novas. Sediando um dos momentos mais tensos e frenéticos da EMB, o local foi todo planejado para o esporte bruxo. Pisar no gramado do Crina Petrescu é emocionante por si só, imagina jogar lá dentro. Com bandeirões, cartazes e rostos pintados na torcida, os jogos de Argobol são de dar inveja em muito esporte trouxa por aí!

EMB
Divulgação

A Imersão

Há quem diga ser besteira voltar para a Escola de Magia e Bruxaria, afinal, é apenas um pouco mais o mesmo, certo? Errado! A experiência de cada imersão é única, seja pelas pessoas, pelas atividades ou pelos acontecimentos no castelo. As aulas do segundo ano são diferentes das do primeiro, e consequentemente, as aulas do terceiro são diferentes dos outros. Enquanto descobrimos a arte da Adivinhação em janeiro, por exemplo, adentramos pelo imenso universo das Runas em agosto. O conteúdo não é o mesmo, pelo contrário. A EMB nos mostra mais uma vez que sempre é possível se surpreender lá dentro.

Alguns pontos, entretanto, permanecem tão mágicos quanto das edições anteriores. Poder caminhar pelos corredores do castelo usando a capa de sua casa e a varinha no bolso, é certamente uma experiência mágica. Todos lá dentro já sonharam com isso alguma vez na vida. Quem nunca quis correr atrasado para aula como Harry e Rony? Mas é melhor chegar sempre na hora, afinal, ninguém quer perder pontos por besteira. E não pense que por ser uma grande diversão não há regras. Estamos falando de uma escola, onde algumas obrigações precisam ser cumpridas. Quem não as faz perde pontos, que certamente farão falta no final.

Foto: Paula Ramos/Poltrona Nerd

O que esperar da EMB?

O único defeito que a Escola de Magia e Bruxaria do Brasil tem, é que a imersão não dura pra sempre. Ao passar pelos portões do castelo, você deve deixar todos os problemas e preocupações do mundo trouxa do lado de fora. Esqueça até mesmo das redes sociais, mas acredite quando dizemos que ninguém lembra que elas existem. A intensidade da imersão é tamanha, que voltar para realidade no final é doloroso. É preciso que você entre de corpo e cabeça no espírito da EMB. Ser cético aqui só irá atrapalhar a sua própria experiência. As lições que aprendemos nas aulas são testadas na prova de conhecimento, e não pense que é fácil passar. Os alunos recebem uma apostila logo no início do ano letivo e estudá-la também faz parte do final de semana. Os detalhes de cada matéria são impressionantes, todos se encaixam perfeitamente.

Os Professores

Contudo, nada do que foi descrito seria possível sem o excelente trabalho dos professores da EMB. Em minha opinião, o convívio com cada um deles é a chave da imersão. Muitos ali deveriam ser inclusive indicados ao Oscar de atuação, pois protagonizam um trabalho digno de aplausos em pé. São eles que transformam o roteiro do final de semana em realidade, cada um com sua peculiaridade. Mais recentemente, através do lançamento do livro A Brigada dos Amaldiçoados, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais afundo sobre a história de alguns personagens. O que já era intenso ficou ainda mais, pois agora há um passado permeando pelo presente. E certamente ainda há muito para ser contado.

As Amizades

O mais mágico da EMB são as amizades que fazemos por lá. Como tudo que acontecem nos quatro dias, o relacionamento que temos com alunos e professores é muito intenso. Embora seja pouco tempo, lá dentro você conhecerá pessoas que carregará ao seu lado pela vida inteira. E no final, são as relações estabelecidas dentro do castelo que nos fazem chorar ao ir embora. Na EMB você percebe que não é o único no mundo a ser apaixonado pela Universo Mágico de J.K. Rowling. E acima de tudo, você tem a sensação de pertencer a algum lugar. Não demora pra sabermos que ali será uma espécie de segunda casa, para qual vamos querer sempre voltar.

A Brigada dos Amaldiçoados
Divulgação

Como se matricular?

Diferente do que acontece em Hogwarts, você pode escolher a casa que quer defender durante os quatro dias. Mas no site da EMB há um teste de seleção de casas, caso você ainda esteja em dúvida! Outro ponto positivo da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, é que você não precisa esperar sua coruja chegar. Para se matricular, basta entrar no site da EMB, escolher sua casa e aguardar ansiosamente pela carta. Sim, você vai receber uma carta na sua casa e desde então já vai começar a contar os dias. O site da escola pode ser visto aqui.