Como Comprar Novos Lançamentos de Games com uma VPN

Se você é um(a) entusiasta do mundo dos games, então você sabe o quanto aproveitar lançamentos e promoções de games ofertados em plataformas como Steam, Origin, Nuuvem, Desura e Green Man Gaming.

Mas, nem sempre é fácil buscar os melhores preços e, muitas vezes, o valor de uma promoção não é exatamente o preço mais barato que você pode aproveitar. Então, há alguns recursos muito interessantes para aproveitar as melhores ofertas.

Aqui, você vai aprender a utilizar o melhor deles: uma VPN.

O que é uma VPN?

Há muitos benefícios de se utilizar uma VPN. Mas, antes, precisamos saber o que é uma VPN. Sigla para Virtual Private Network (ou “Rede Virtual Privada”), basicamente, podemos entender esses recursos como uma rede privada que é “construída” em cima da infraestrutura da rede fornecida pelo seu provedor de internet.

Assim, por meio de uma VPN, você pode se conectar com diversos dispositivos e redes por meio de uma camada “mais protegida”, segura e criptografada.

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é uma VPN, vale a pena saber mais sobre as vantagens que esses recursos oferecem.

Quais as vantagens de uma VPN?

O primeiro item da lista é que uma boa VPN oferece uma camada extra de segurança para os usuários da internet, criptografando seus dados, arquivos e informações, “blindando-os” antes que eles saiam do seu dispositivo. E, quando se trata de jogos online, você fica mais seguro contra possíveis ataques DdoS.

A segunda vantagem é conseguir acessar conteúdos restritos com base em geolocalização. Há muitos games que não são disponíveis em determinadas localidades, seja por censura do governo, questões de direitos autorais ou desinteresse de distribuição por parte das próprias empresas.

Com uma boa VPN, você pode alterar seu IP para um servidor de uma localidade na qual o game não esteja censurado.

Além disso, uma boa VPN ajuda a melhorar a velocidade da sua conexão, evitando o famoso (e terrível) lag e taxas de ping altas, o que melhora sua experiência com os games como um todo. Isso é ainda melhor se você faz streaming ao vivo.

Mas, como nem tudo são só flores, há alguns pontos negativos de se usar uma VPN.

Quais são as desvantagens de uma VPN?

Assim como qualquer outra coisa, também há algumas desvantagens de se usar uma VPN para games – e você precisa levar isso em consideração.

Mesmo que uma VPN seja capaz de ignorar a otimização do ISP para criar uma conexão mais rápida, é possível que um intermediário possa diminuir a velocidade da conexão. Criptografar seus dados é algo que consome muitos recursos de rede, e a velocidade da sua conexão pode até ser diminuída nesse processo.

Se o servidor que você seleciona é de um local muito distante, seu ping e a velocidade de conexão podem ser drasticamente afetados e reduzidos.

Ainda que as VPNs sejam perfeitamente legais, a capacidade de contornar restrições de conteúdo pode acarretar á suspensão da sua conta em plataformas como Steam. Então, esse é um risco que você acaba correndo ao usar esses recursos.

Se você for comprar games de lojas de fora da sua região por um preço mais baixo ou adquirir games antes da data de lançamento programada para a sua localidade, você pode acabar infringindo certos termos e condições que estão no contrato do game.

Talvez seja melhor esperar pela data oficial de lançamento no seu país/região.

Como escolher a melhor VPN para jogos

Há várias opções disponíveis no mercado, desde VPN’s “gratuitas” até aquelas que exigem uma assinatura para que os recursos sejam acessados. Embora alguns recursos sejam comuns a praticamente todas as VPN’s no mercado, há diferenças muito importantes entre cada uma delas.

Para selecionar a melhor opção, você precisa entender os recursos que você quer e quais objetivos você tem – e isso é essencial antes de fazer o download de qualquer VPN.

Você se interessa mais sobre recursos de segurança e criptografia, ou aprimoramento da velocidade de conexão? Quer obter as melhores ofertas, ou conseguir o melhor desempenho para seus games? Ou, ainda melhor: quer isso tudo em um único aplicativo?

Há várias listas e rankings com as melhores opções de VPN para gamers. O que você precisa saber, na verdade, e independente da VPN que você vai escolher, é que o programa precisa ser confiável, funcional e dinâmico – muitas vezes, uma VPN de má qualidade pode piorar o desempenho dos seus games e da sua conexão, ao invés de melhorá-las!

É importante também tomar cuidado com as opções “gratuitas” que, muitas vezes, ao invés de proteger e criptografar seus dados e informações, fazem exatamente o contrário: vendem essas informações para terceiros, inclusive sem o seu consentimento.