Becoming Led-Zeppelin é um olhar emocionante e sensível a uma das maiores bandas da história que conseguiu romper a barreira e alcançar o estrelato com apenas um ano de formação. Becoming Led-Zeppelin é um olhar emocionante e sensível a uma das maiores bandas da história que conseguiu romper a barreira e alcançar o estrelato com apenas um ano de formação.

Becoming Led-Zeppelin | Crítica

Documentário chega aos cinemas no dia 27 de fevereiro com exclusividade para salas IMAX

Becoming Led-Zeppelin segue a origem da banda até a sua ascensão meteórica que os consagrou como uma das maiores bandas da história da música. O documentário foi autorizado oficialmente pelos integrantes da banda e contém registros históricos e inéditos de entrevistas, bastidores e gravações.

Divulgação

O documentário tem como foco a criação do Led-Zeppellin e somos guiados pelos membros da banda que relembram suas infâncias e primeiros contatos com a música até a juventude quando se conheceram e, por fim, as gravações dos primeiros dois discos e a ascensão da banda britânica no mercado norte-americano e no resto do mundo.

Diferente de muitos documentários do gênero, Becoming Led-Zeppelin, que foi autorizado e conta com a participação de todos os membros, escolhe seguir pelo caminho da homenagem e da lembrança dos velhos tempos, deixando de lado qualquer conflito que possa ter acontecido entre os membros e até mesmo quando mostra as recepções negativas da crítica e da sociedade esse assunto é feito de forma rápida e sem muitos detalhes, como uma nota de rodapé na história da banda.

Essa escolha de trazer apenas os primeiros anos é interessante mas acaba sendo pouco aproveitada quando pensamos em como o filme evita tratar de assuntos mais profundos e até mesmo a falta de entrevistas de terceiros, os únicos entrevistados são os membros do Led Zep. Isso afeta a imersão e o andamento do filme que, em alguns momentos se torna muito arrastado e infelizmente culmina em um final anticlimático, dando uma sensação de que essa história poderia ter ido além.

No entanto, as entrevistas entre os membros são colocadas de maneira complementar já que o diretor Bernard MacMahon optou, de forma inovadora, por uma linguagem que muito se assemelha aos vídeos de react. As apresentações clássicas e gravações exclusivas eram mostradas para os integrantes de bandas e suas reações eram inseridas no corte final.

Em especial uma gravação inédita do baterista John Bonham, que faleceu asfixiado por complicações com bebida em 1980, e conta sobre sua relação com os amigos de banda, sua esposa e filho. O acesso à gravação possibilitou que o filme se tornasse emocionante e mais real, a emoção nos olhares e no tom de voz dos membros restantes ultrapassam a tela e comovem o público.

Além disso, a escolha de trazer esse filme para o IMAX é um sopro de inovação para a linguagem documental, mostrando que esse modelo de produção pode ser inserido nas grandes tela do cinema. As gravações das apresentações são imersivas e conseguem transmitir a energia que as performances da banda carregavam.

Becoming Led-Zeppelin é um olhar emocionante e sensível a uma das maiores bandas da história que conseguiu romper a barreira e alcançar o estrelato com apenas um ano de formação. Os depoimentos dos músicos nos guiam para dentro da década de 70 e os números musicais apresentados em IMAX dão vida ao filme.

3.5

ÓTIMO

Becoming Led-Zeppelin é um olhar emocionante e sensível a uma das maiores bandas da história que conseguiu romper a barreira e alcançar o estrelato com apenas um ano de formação.