Wi-Fi Público: 3 Riscos à Segurança Digital Wi-Fi Público: 3 Riscos à Segurança Digital

Wi-Fi Público: 3 Riscos à Segurança Digital

Divulgação/Pexels (cottonbro; Polina Zimmerman)

O Wi-Fi público ajuda a manter o usuário conectado, auxiliando em diversas atividades, seja para trabalhar, estudar ou acessar seus aplicativos. Além de economizar seu pacote de dados, o Wi-Fi consome menos bateria, sendo a melhor opção se você estiver longe do carregador.

Assim, entrar em um estabelecimento e acessar o Wi-Fi do local já é um hábito presente em nosso dia a dia. Com o avanço da tecnologia, muitas cidades oferecem o serviço em espaços públicos, como parques, shoppings e, até mesmo, em ônibus e demais meios de transporte.

Porém, apesar das vantagens, o Wi-Fi público pode oferecer perigos à segurança do dispositivo, colocando em risco suas informações.

Conheça agora as principais ameaças do serviço e saiba como se proteger.

3 Principais Riscos de Segurança ao Usar o Wi-Fi Público

1.   Ineficiência dos Protocolos de Segurança

As redes públicas não costumam ter roteadores com protocolos de segurança, o que pode gerar riscos para o usuário. Apesar de algumas delas exigirem senhas e cadastro, a proteção é praticamente inexistente, uma vez que qualquer pessoa tem acesso à rede.

Nesse caso, um hacker mal-intencionado consegue facilmente burlar o sistema e acessar as informações dos internautas.

2.   Acesso às Redes Falsas

Wi-Fi Público: 3 Riscos à Segurança Digital
Divulgação/Pexels (cottonbro; Polina Zimmerman)

Os cibercriminosos utilizam todas as estratégias possíveis para atrair suas vítimas e aplicar golpes online.

Assim, criam redes públicas falsas com nomes similares ao do estabelecimento ou local em questão, fingindo se tratar da opção correta. Quando o usuário conecta seu dispositivo ao Wi-Fi falso, o hacker consegue acessar suas informações e roubar seus dados.

Portanto, é fundamental se certificar a respeito do nome do Wi-Fi e senhas de acesso. Confirme com alguém responsável e evite conectar seu dispositivo automaticamente a redes públicas.

3.   Ataques de Phishing

O Wi-Fi público oferece poucas camadas de segurança digital, mantendo algumas brechas em seu sistema. Dessa forma, os cibercriminosos conseguem aplicar outro tipo de golpe muito comum no Brasil, o phishing.

O termo vem de “pescar” e consiste em armadilhas enviadas para roubar informações dos usuários.Com isso, através de e-mails e mensagens falsas, os criminosos atraem suas vítimas e conseguem ter acesso a seus dados pessoais.

Para evitar que os ataques phishing aconteçam:

  • Verifique sempre o remetente e
  • Leia com atenção as mensagens a fim de descobrir detalhes suspeitos, como erros de português.
  • Desconfie de promoções e descontos fora do comum, principalmente se não tiver feito inscrição na newsletter da marca.

Como Garantir a Segurança do Dispositivo Móvel

Uma das melhores maneiras de manter seu dispositivo em segurança é instalando um antivírus para celular. A solução Mobile Security, da Bitdefender, oferece proteção em tempo real contra vírus e malwares, garantindo sua privacidade online mesmo ao utilizar redes públicas.

Quer mais dicas sobre como usar o Wi-Fi público em segurança? Deixe um comentário!