O Wi-Fi público ajuda a manter o usuário conectado, auxiliando em diversas atividades, seja para trabalhar, estudar ou acessar seus aplicativos. Além de economizar seu pacote de dados, o Wi-Fi consome menos bateria, sendo a melhor opção se você estiver longe do carregador.
Assim, entrar em um estabelecimento e acessar o Wi-Fi do local já é um hábito presente em nosso dia a dia. Com o avanço da tecnologia, muitas cidades oferecem o serviço em espaços públicos, como parques, shoppings e, até mesmo, em ônibus e demais meios de transporte.
Porém, apesar das vantagens, o Wi-Fi público pode oferecer perigos à segurança do dispositivo, colocando em risco suas informações.
Conheça agora as principais ameaças do serviço e saiba como se proteger.
3 Principais Riscos de Segurança ao Usar o Wi-Fi Público
1. Ineficiência dos Protocolos de Segurança
As redes públicas não costumam ter roteadores com protocolos de segurança, o que pode gerar riscos para o usuário. Apesar de algumas delas exigirem senhas e cadastro, a proteção é praticamente inexistente, uma vez que qualquer pessoa tem acesso à rede.
Nesse caso, um hacker mal-intencionado consegue facilmente burlar o sistema e acessar as informações dos internautas.
2. Acesso às Redes Falsas
Os cibercriminosos utilizam todas as estratégias possíveis para atrair suas vítimas e aplicar golpes online.
Assim, criam redes públicas falsas com nomes similares ao do estabelecimento ou local em questão, fingindo se tratar da opção correta. Quando o usuário conecta seu dispositivo ao Wi-Fi falso, o hacker consegue acessar suas informações e roubar seus dados.
Portanto, é fundamental se certificar a respeito do nome do Wi-Fi e senhas de acesso. Confirme com alguém responsável e evite conectar seu dispositivo automaticamente a redes públicas.
3. Ataques de Phishing
O Wi-Fi público oferece poucas camadas de segurança digital, mantendo algumas brechas em seu sistema. Dessa forma, os cibercriminosos conseguem aplicar outro tipo de golpe muito comum no Brasil, o phishing.
O termo vem de “pescar” e consiste em armadilhas enviadas para roubar informações dos usuários.Com isso, através de e-mails e mensagens falsas, os criminosos atraem suas vítimas e conseguem ter acesso a seus dados pessoais.
Para evitar que os ataques phishing aconteçam:
- Verifique sempre o remetente e
- Leia com atenção as mensagens a fim de descobrir detalhes suspeitos, como erros de português.
- Desconfie de promoções e descontos fora do comum, principalmente se não tiver feito inscrição na newsletter da marca.
Como Garantir a Segurança do Dispositivo Móvel
Uma das melhores maneiras de manter seu dispositivo em segurança é instalando um antivírus para celular. A solução Mobile Security, da Bitdefender, oferece proteção em tempo real contra vírus e malwares, garantindo sua privacidade online mesmo ao utilizar redes públicas.
Quer mais dicas sobre como usar o Wi-Fi público em segurança? Deixe um comentário!