Neil Druckmann anuncia saída da série The Last of Us da HBO Neil Druckmann anuncia saída da série The Last of Us da HBO

Neil Druckmann anuncia saída da série The Last of Us da HBO

Cocriador do jogo e da série vai focar em novo jogo da Naughty Dog
Divulgação/HBO

O futuro da série The Last of Us, sucesso da HBO, acaba de ganhar um novo rumo. Neil Druckmann, cocriador do jogo original e um dos showrunners da adaptação televisiva, anunciou oficialmente que não fará parte da terceira temporada da produção. A decisão foi comunicada por meio da conta oficial da desenvolvedora Naughty Dog na rede social X (antigo Twitter), e pegou muitos fãs de surpresa.

A saída de Druckmann ocorre em um momento de transição criativa para a série. Segundo o comunicado, ele decidiu se afastar da adaptação antes do início de qualquer “trabalho significativo” no novo ano da produção. O objetivo, segundo o criador, é focar integralmente nos novos projetos da Naughty Dog, entre eles o aguardado jogo de ficção científica Intergalactic: The Heretic Prophet.

Além de Druckmann, Halley Gross — cocriadora de The Last of Us Part II e uma das roteiristas da série — também confirmou sua saída da equipe da HBO. Com essas mudanças, Craig Mazin, que dividia o posto de showrunner com Druckmann, deve assumir ainda mais protagonismo no desenvolvimento da terceira temporada.

“Tomei a difícil decisão de me afastar do meu envolvimento criativo em The Last of Us na HBO”, disse Druckmann em seu comunicado. “Com o trabalho concluído na 2ª temporada e antes do início de qualquer trabalho significativo na 3ª temporada, agora é o momento certo para transferir todo o meu foco para a Naughty Dog e seus projetos futuros, incluindo escrever e dirigir nosso próximo jogo, Intergalactic: The Heretic Prophet, além das minhas responsabilidades como Chefe de Estúdio e Chefe de Criação.”

Druckmann ainda destacou a experiência como um marco em sua trajetória profissional:

“Cocriar a série foi um ponto alto na minha carreira. Foi uma honra trabalhar ao lado de Craig Mazin como produtor executivo, diretor e roteirista das duas últimas temporadas. Sou profundamente grato pela abordagem cuidadosa e dedicação que o talentoso elenco e equipe tiveram na adaptação de The Last of Us Part I e na adaptação contínua de The Last of Us Part II.”

A terceira temporada de The Last of Us ainda não tem previsão de estreia. As duas primeiras temporadas estão disponíveis na Max.