TVA - série Loki TVA - série Loki

Loki | Você conhece a TVA (Time Variant Authority)?

Divulgação

Loki é a série de maior sucesso do Disney+, batendo recordes de audiência e com ela vieram alguns conceitos novos. Quem assistiu Vingadores: Ultimato sabe que mexer com a linha do tempo é algo complicado e que pode gerar consequências inimagináveis. Já que, pode gerar múltiplas realidades e assim o universo, como um todo, entra em caos.

Bom, pelo menos era isso que aconteceria, mas agora temos a introdução da TVA (Time Variant Authority) na nova série do Disney+: Loki. Praticamente uma organização responsável em manter a ordem da Linha do Tempo Sagrada.

A Linha do Tempo Sagrada foi criada pelos Guardiões do Tempo, entidades cósmicas que existem desde a criação do universo. Eles se encarregaram de organizar o fluxo temporal, dando ordem ao caos em que o universo se encontrava, com centenas de milhares de realidades e linhas temporais coexistindo.

Após isso, eles criaram a TVA para monitorar e manter essa ordem. Ela é estruturada basicamente como uma repartição pública, com níveis de hierarquia e burocracia. Além de vários tipos de cargos, desde administrativos até uma força policial, chamada MinuteMan (homens-minuto).

MinuteMan são responsáveis por monitorar e capturar seres que colocam em risco a estabilidade da Linha do Tempo Sagrada, as chamadas Variantes.

Entenda como a TVA foi adaptada para o MCU

quadrinho e série

Representado de forma brilhante na linguagem da série, a TVA é retratada misturando diversos estilos, juntando uma arquitetura brutalista (edificações gigantescas, com salas enormes e muros largos) com um design retro futurista: concepções de futuro na década de 1960 como carros voadores, tecnologia com aspecto ultrapassado e uso de papel timbrado junto com computadores.

Isso gerou um universo muito crível e misterioso, um mundo burocrático que parou no tempo!

A introdução dessa agência no MCU abrirá portas para novas histórias e personagens muito marcantes no mundo das HQs, como por exemplo o Kang, vilão que aparecerá no próximo filme do Homem Formiga: Homem-Formiga e Vespa: Quantumania.

Qual o próximo passo depois da série Loki?

O MCU vem flertando há tempos com a existência de multiversos, começando no último filme dos vingadores, depois WandaVision. Loki e mais pra frente com o já citado filme do Homem Formiga e também o próximo longa do Doutor Estranho: “Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura”.

Preparem-se porque agora estamos entrando numa fase muito mais complexa, com várias linhas temporais, personagens multiplicados e mundos paralelos. Porém uma coisa é certa, se for bem estruturada e dirigida como tem sido por mais de 10 anos, tem tudo para expandir o MCU de uma forma épica e magnífica.

Explorar novas histórias, que até hoje só existiam nos quadrinhos, e trazer para o público geral é uma manobra muito difícil. Mas se tem alguém que consegue adaptar essas histórias, que marcaram uma geração, com certeza esse alguém é o nosso querido Kevin Feige.