Netflix está testando botão de modo aleatório em algumas contas

Divulgação

Não sabe o que está com vontade de assistir? O novo recurso “Shuffle” da Netflix pode ajudar. A empresa confirma que está testando um recurso que coloca um grande botão de modo aleatório na tela inicial, abaixo do ícone do seu perfil de usuário. Quando pressionado, o serviço de streaming reproduz aleatoriamente o conteúdo que acha que você pode gostar. Pode ser um filme ou programa que você está assistindo, algo que você salvou em sua lista ou um título semelhante a algo que você já assistiu.

A Netflix revelou que a ideia por trás do recurso é ajudar seus assinantes a encontrarem de forma rápida e fácil conteúdo personalizado de acordo com seus gostos. Esse é um desafio que a Netflix enfrentou ao longo dos anos por meio de uma variedade de recursos e testes, como protetores de tela em seus aplicativos de TV, vídeos precedentes e até mesmo conteúdo promocional exibido na tela inicial. Em última análise, a empresa deseja que a experiência de usar a Netflix seja mais parecida com a de assistir à TV tradicional – ou seja, você pode apenas ligá-la e algo começa a ser exibido.

O novo botão é o mais recente de uma longa série de testes em que a Netflix tentou fazer um conceito aleatório funcionar. No ano passado, por exemplo, eles testaram um modo aleatório que permite clicar em um programa popular para começar a reproduzir um episódio aleatório. Mais recentemente, alguns usuários descobriram uma opção aleatória chamada “Play Something” na navegação da barra lateral de seu aplicativo de TV.

A Netflix confirmou que todas essas são variações do conceito geral de modo aleatório, que vem experimentando em várias plataformas, incluindo o que chama de “portal de perfil”, bem como o menu lateral e a tela principal. Atualmente, o botão de modo aleatório é o único teste em andamento – ele foi implantado para membros em todo o mundo no mês passado e apenas em aparelhos de TV. A Netflix ainda não decidiu se ou quando lançará o modo aleatório publicamente, pois primeiro precisa coletar feedback de cada teste e comparar os resultados.

Você foi um dos escolhidos para testar o novo modo aleatório? Conta pra gente nos comentários!