Sir Sean Connery morre aos 90 anos

Kevin Mazur/WireImage

O lendário ator de James Bond, Sir Sean Connery, morreu aos 90 anos. Nascido em agosto de 1930, o ator escocês é amplamente visto como o James Bond definitivo. Ele foi o primeiro ator a fazer o papel, estrelando em sete filmes da franquia entre 1962 e 1983.

É impossível exagerar a importância de Sean Connery para o cinema. O papel de Bond pode ter lhe trazido aclamação global, mas ele sempre se considerou muito mais do que apenas o primeiro James Bond; ele ganhou um BAFTA por O Nome da Rosa e um Oscar por Os Intocáveis, aparecendo em muitos outros filmes icônicos. Connery se aposentou em 2003 após A Liga Extraordinária ter se mostrado um decepcionante fracasso de bilheteria e passou adiante as oportunidades de aparecer em O Senhor dos Anéis e Matrix. Embora houvesse rumores de que ele voltaria para o quarto filme de Indiana Jones, Connery os rejeitou, dizendo à BBC que “a aposentadoria é simplesmente divertida demais”.

Infelizmente, a família de Sean Connery confirmou à BBC que o famoso ator faleceu nas Bahamas depois de passar algum tempo doente. A notícia chega apenas dois meses após seu 90º aniversário, no qual ele foi homenageado pelos produtores de James Bond, Barbara Broccoli e Michael G. Wilson, e foi eleito o melhor Bond de todos os tempos pelos fãs.

Divulgação

Sir Sean Connery teve um começo humilde, crescendo em uma família da classe trabalhadora em Edimburgo. Ele começou a se interessar por atuação depois de trabalhar nos bastidores do King’s Theatre em 1951 e fez um teste com sucesso para um papel no musical South Pacific. No início, Connery lutou para sobreviver na indústria cinematográfica, chegando a trabalhar como babá em meio período para complementar sua renda, mas finalmente foi escalado para o papel de James Bond. Connery inicialmente relutou em aceitar o papel, desconfiado do que considerava um grande compromisso de longo prazo, mas acabou reconhecendo que isso beneficiaria sua carreira. Connery costumava criticar o papel de Bond e, na verdade, 007 – Nunca Mais Outra Vez foi na verdade intitulado por sua esposa, que divertidamente apontou que ele insistiu que nunca mais faria o papel de James Bond.

Entrando na década de 1980, O Nome da Rosa e Os Intocáveis restabeleceram Connery como uma grande estrela além de Bond. Aos poucos, ele fez a transição para um novo tipo de papel, um mentor experiente para um herói mais jovem. Desempenhos notáveis ​​dos anos 80 e 90 incluem Indiana Jones e a Última Cruzada, A Caçada ao Outubro Vermelho, Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões e Coração de Dragão. Ele acabou sendo nomeado cavaleiro em 2000 por serviços prestados à indústria cinematográfica, uma honra que teria recebido anos antes se não fosse pela força de suas opiniões políticas; Connery era um defensor vocal da independência da Escócia, apoiando o Partido Nacionalista Escocês pró independência. Ele deixa seu filho, Jason Connery, e sua terceira esposa, Micheline Roquebrune.