O produtor de Hollywood Harvey Weinstein é considerado culpado de estupro

Um júri de Nova York considerou o ex-produtor de Hollywood Harvey Weinstein culpado de estupro no terceiro grau e atos sexuais criminais no primeiro grau, encerrando um julgamento que agiu como o pontapé inicial do movimento #MeToo. Durante o julgamento de sete semanas, o tribunal de Manhattan ouviu testemunhos de seis acusadores, mas quatro dos casos desses acusadores estavam fora do prazo de prescrição em Nova York. Em vez disso, o tribunal usou os depoimentos de outros acusadores para fornecer um padrão de comportamento para o caso da acusação.

Weinstein já foi um titã em Hollywood. Com a produtora Miramax, ele e seu irmão Bob Weinstein produziram vários filmes de sucesso crítico, incluindo os filmes vencedores do Oscar O Paciente Inglês, Shakespeare Apaixonado e Chicago. Weinstein teve um estilo de campanha famoso e agressivo para o Oscar, que resultou em várias vitórias de Melhor Filme e de Melhor Atriz para Renee Zellweger, Nicole Kidman e Gwyneth Paltrow. Em 2017, atrizes como Angelina Jolie, Mira Sorvino, Ashley Judd e Rose McGowan falaram sobre suas experiências de assédio sexual e agressão por parte do produtor. Agora, Weinstein teve dezenas de acusadores se manifestando contra ele, o que levou a criação do movimento #MeToo. Weinstein foi demitido por sua própria empresa de produção e, em 2018, o procurador do distrito de Manhattan, Cyrus R. Vance Jr., apresentou acusações formais contra Weinstein.

Relatórios do veredicto do júri foram dados em 24 de fevereiro, de acordo com o prazo. O estupro de terceiro grau da ex-atriz aspirante Jessica Mann tem uma sentença máxima de quatro anos, enquanto o ato sexual criminal de primeiro grau na assistente de produção Miriam Haley acarreta uma sentença entre cinco e vinte e cinco anos. O tribunal considerou Weinstein inocente das duas acusações mais graves de agressão sexual predatória, que poderiam ter enfrentado uma possível sentença de prisão perpétua.

Weinstein aguardará sua sentença na prisão, ela deve ser anunciada em março. No entanto, ele não foi enviado diretamente para a prisão de Rikers Island, pois passou mal após o julgamento e precisou ser levado ao Hospital Bellevue por conta de palpitações cardíacas.