Velozes e Furiosos 10 | Crítica Velozes e Furiosos 10 | Crítica

Velozes e Furiosos 10 | Crítica

Divulgação/Universal Pictures

Quem poderia imaginar, lá em 2001, que Velozes e Furiosos se tornaria uma das franquias mais lucrativas e duradouras de Hollywood, alcançando agora seu décimo filme? Com 22 anos de história, Velozes e Furiosos 10 prova mais uma vez que ainda possui gás de sobra, resgatando a essência da ação frenética e bem dirigida que havia se perdido nos últimos capítulos, especialmente nos decepcionantes oitavo e nono filmes.

Velozes e Furiosos 10 | Crítica

Embora a fórmula de Velozes e Furiosos possa parecer desgastada depois de tantas sequências, o décimo filme prova que ainda há vida nessa franquia icônica. É uma verdadeira celebração para os fãs de longa data, repleta de referências e momentos nostálgicos, ao mesmo tempo em que apresenta elementos frescos e emocionantes. O filme entrega sequências de ação eletrizantes e uma direção habilidosa, capturando a essência que fez da franquia um sucesso global.

Louis Leterrier traz sua marca registrada para Velozes e Furiosos 10, assumindo a direção após a saída de Justin Lin devido a diferenças criativas. O cineasta francês, conhecido por filmes como Carga Explosiva e O Incrível Hulk, injeta uma dose máxima de ação desenfreada que, desta vez, possui um aspecto mais estético em relação aos filmes anteriores da franquia.

Na trama, Dom (interpretado por Vin Diesel) e Letty (interpretada por Michelle Rodriguez) levam uma vida tranquila junto com o pequeno Brian (interpretado por Leo Abelo Perry), filho de oito anos de Dom. No entanto, sua tranquilidade é abruptamente interrompida pela ameaça iminente de Dante (interpretado por Jason Momoa), o filho do chefão Hernan Reyes (interpretado por Joaquim de Almeida) – aquele mesmo de Operação Rio – que busca vingança contra Dom. O desejo de Dante é fazer Dom sofrer, vendo sua família ser destruída. Para enfrentar essa ameaça, novos aliados serão recrutados e antigos inimigos retornarão à cena. A trama se desenrola em locações ao redor do mundo, desde Los Angeles até as catacumbas de Roma, passando pelo Brasil, Londres, Portugal e até mesmo a Antártida.

Um dos pontos altos do filme são as sequências de luta, que recebem uma aposta certeira. Há até mesmo um revival com a presença do astro de ação Jason Statham, que ressurge em grande estilo relembrando os tempos de Carga Explosiva. Mas o destaque fica para Michelle Rodriguez e Charlize Theron (que retorna como Cipher) saindo no braço em uma sequência bem coreografada.

A narrativa de Velozes e Furiosos 10 continua seguindo uma fórmula superficial, onde a urgência e a importância da família são repetidamente enfatizadas por Dom em cada cena dramática. Infelizmente, essa abordagem previsível acaba se tornando cansativa ao longo do filme.

No entanto, há um ponto alto que resgata o interesse do espectador: a entrada de Dante, o melhor vilão da franquia até agora. Interpretado por Jason Momoa, o personagem traz consigo uma mistura peculiar de carisma e exagero. Embora Momoa por vezes pareça exceder os limites na sua atuação, o resultado final acaba sendo satisfatório.

Dante se destaca como uma figura sem escrúpulos, disposto a fazer qualquer coisa para colocar seu plano em prática. Sua presença em cena traz uma dose extra de energia ao filme e cria momentos de tensão genuína.

O filme apresenta algumas adições no elenco, como Tess (interpretada por Brie Larson) e Aimes (interpretado por Alan Ritchson). Tess e Aimes são simplesmente inseridos no filme sem um desenvolvimento adequado, deixando a sensação de que foram incluídos apenas para cumprir uma obrigação narrativa. O mesmo com os retornos de Charlize Theron, Helen Mirren e Jason Statham. Vale a participação ilustre da veterana Rita Moreno, que emociona em um diálogo com Vin Diesel.

Velozes e Furiosos 10 prepara o terreno para o tão aguardado desfecho da saga, que pode ocorrer em um ou dois filmes subsequentes. Com uma mescla de surpresas inesperadas (fique até o final dos créditos!!!), o retorno de personagens queridos e uma generosa dose de nostalgia, o longa traz de volta o tom irreverente característico da franquia.

Com um ritmo acelerado, cenas de ação bem coreografadas e um toque de nostalgia, Velozes e Furiosos 10 resgata a grandiosidade que conquistou fãs ao redor do mundo.

4

ÓTIMO

Velozes e Furiosos 10 prepara o terreno para o tão aguardado desfecho da saga, que pode ocorrer em um ou dois filmes subsequentes. Com uma mescla de surpresas inesperadas (fique até o final dos créditos!!!), o retorno de personagens queridos e uma generosa dose de nostalgia, o longa traz de volta o tom irreverente característico da franquia.