Red: Crescer é uma Fera | Crítica Red: Crescer é uma Fera | Crítica

Red: Crescer é uma Fera | Crítica

Divulgação/Pixar

Red: Crescer é Uma Fera é a nova animação da Pixar que marca a estreia de Domee Shi na direção de longa metragem. Ela foi a responsável pelo curta-metragem vencedor do Oscar da Pixar, Bao. Nesta animação exclusiva do Disney+, ela mostra que já estava na hora de subir alguns degraus no estúdio e entrega um retrato justo e honesto sobre amadurecimento e relação entre mãe e filha.

Red: Crescer é uma Fera | Crítica
Divulgação/Pixar

No documentário sobre a animação que também está disponível no Disney+, é fácil perceber que há muito da diretora na relação existente entre Mei Lee e Ming. Na história, Mei Lee é uma garota de 13 anos dividida entre continuar sendo uma filha obediente e o caos da adolescência. Como se as mudanças em seus interesses, relações e em seu corpo não bastassem, sempre que passa por fortes emoções (o que acontece praticamente sempre), ela se transforma em um panda vermelho gigante, fruto de um feitiço passado através das gerações de mulheres de sua família. E só pode ser quebrado se ela participar voluntariamente de um ritual que manteria seu alter-ego incômodo guardado em segurança para sempre.

Bastam poucos minutos para o espectador embarcar nessa jornada de Mei. A diretora Domee Shi expõe todos os dilemas que qualquer jovem passa ou irá passar. É um período que muitos anseiam para sair de seus casulos de infância, ter mais liberdade e passar mais tempo com os amigos. É uma animação reflexiva e adulta, com boa dose da velha saga de amadurecimento. Contudo, o roteiro foge dos conhecidos clichês e utiliza a metáfora do Panda para abordar temas como menstruação, mudanças no corpo, etc.

Precisando controlar suas emoções para não se transformar em panda vermelho, Mei conta com a ajuda de seus amigos para assumir o controle. A relação de Mei com seu grupo de amigos é um dos pontos altos de história, pois existe uma cumplicidade. Todos estão enfrentando essas mudanças juntos. Ming, a mãe de Mei, até pode ser vista como uma antagonista, mas no terceiro ato o filme expõe os motivos dela ser tão controladora e protetora.

O visual da animação também merece destaque. Mei e seu grupo de amigos tem um visual que vai ao encontro na representação mais próxima do real. São adolescentes com formas e tamanhos de corpos diferentes. Na dublagem, Rosalie Chiang e Sanda Oh emprestam suas vozes para Mei e Ming. No Brasil, Nina Medeiros e Flávia Alessandra não ficam atrás dando personalidade e carisma para as personagens. A trilha sonora conta com ótimas canções compostas por Billie Eilish e Finneas O’Connell interpretadas pela boy band fictícia 4*Town.

Red: Crescer é uma Fera é um lindo conto de choque de gerações entre mãe e filha. Uma divertida e emocionante história que acena para adultos e crianças ao trazer temas atuais como diálogo, pré-adolescência e crescimento.

Uma pena que Red: Crescer é uma Fera tenha sido lançado direto para streaming. É uma animação que merecia um lançamento nos cinemas.

4

ÓTIMO

Red: Crescer é uma Fera é um lindo conto de choque de gerações entre mãe e filha. Uma divertida e emocionante história que acena para adultos e crianças por trazer temas atuais como diálogo, pré-adolescência e crescimento.