Reacher | Crítica Reacher | Crítica

Reacher | Crítica

Divulgação/Prime Video

Jack Reacher se tornou um best-seller nos anos 90. A obra criada por Lee Child criou um personagem que se tornou base para muitos filmes de ação. O primeiro livro tem até um quê de Rambo com o personagem título voltando para a sociedade após anos servindo. A diferença é que Jack não se permite ser assombrado pelo passado. O resultado é um cara brucutu, mas ao mesmo com um cérebro ímpar que decide vagar pelos Estados Unido de forma descompromissada.

Reacher | Crítica
Divulgação/Prime Video

Demorou para o personagem ganhar uma adaptação, começando no cinema nos dois filmes estrelados por Tom Cruise no início da década passada. Contudo, os dois longas soaram genéricos com histórias batidas e pouco inspiradas. Agora com Reacher, série do Amazon Prime Video, Lee Child assume a produção da série e se junta com Nick Santora (Prison Break, Scorpion) para entregar uma adaptação mais fiel ao material original.

A primeira temporada da série com oito episódios adapta o primeiro livro Dinheiro Sujo, seguindo à risca os eventos principais da obra. Para o papel do ex-militar, Alan Ritchson (Titãs, Smallville) foi escalado e basta uma cena para o ator mostrar que se encaixa no perfil descrito do personagem no livro. Ele é uma montanha de músculos que esconde um bom coração. E claro, ele não é um brutamonte qualquer. Ele é metódico e basta algumas conversas para definir o perfil comportamental de qualquer pessoa.

Ritchson acerta o tom ideal para não transformar Jack Reacher em um personagem chato e sem defeitos. Ele impõe carisma e são em pequenas cenas que ele mostra o lado mais humano do personagem. Como na cena que ele percebe um cachorro sendo mal cuidado por um morador. Ele invade a propriedade para dar água ao canino. A cena inclusive é a favorita de Lee Child, porque é o Reacher que ele idealizou nos livros. Um personagem sempre com boas intenções.

Mas, quando necessário a série mostra que Jack Reacher é uma arma letal. As sequências de luta são bem elaboradas, mostrando que o personagem está sempre imobilizando os inimigos e utiliza o cenário ao seu favor para que tenha vantagem no combate.

Na trama da primeira temporada, Jack Reacher é um veterano investigador da polícia militar que recentemente entrou na vida civil. Reacher agora vaga sem rumo, viajando pelo país sem telefone e sem o essencial enquanto explora a nação a que tanto serviu. Quando Reacher chega à pequena cidade de Margrave, Geórgia, ele encontra uma comunidade em choque com o primeiro homicídio em 20 anos. Os policiais o prendem imediatamente e testemunhas afirmam ter visto Reacher na cena do crime. Enquanto ele batalha para provar sua inocência, uma conspiração profundamente arraigada começa a emergir, o que exigirá a mente aguçada de Reacher e sua força física para lidar com ela.

Basta alguns minutos para Jack Reacher mostrar sua inocência e provar para o investigador Oscar Finlay (Malcolm Goodwin) e a policial Roscoe Conklin (Willa Fitzgerald) que nem todo brutamonte é um suspeito. Falando nisso, o elenco de apoio da série manda muito bem, contando ainda com boas participações de Bruce McGill, Kristin Kreuk e Harvey Guillén.

Contudo, a primeira temporada de Reacher sofre com os oito episódios de quase 1h de duração. Fã fiel da obra, o showrunner Nick Santora erra ao não avançar na série, optando por sempre atualizar o público com diálogos e cenas que situam os eventos anteriores. Assim, Reacher se torna uma série difícil de maratonar após o segundo ou terceiro episódio. Já na metade da série é fácil identificar o real motivo dos assassinatos, mas Santora insiste em complicar ainda mais o mistério com diálogos e exposições desnecessárias.

Por fim, Reacher é uma série que vai agradar tanto os fãs do livro quanto aqueles que curtem uma série de ação  e investigação. Faltou uma boa condução e uma melhor direção para que a série conseguisse um resultado melhor. Apesar disso, é a adaptação mais fiel do personagem e tem tudo para ter uma longa vida no streaming.

Os oito episódios da primeira temporada de Reacher estão disponíveis no Prime Video.

3

BOM

Reacher é uma série que vai agradar tanto os fãs do livro quanto aqueles que curtem uma série de ação  e investigação. Faltou uma boa condução e uma melhor direção para que a série conseguisse um resultado melhor. Apesar disso, é a adaptação mais fiel do personagem e tem tudo para ter uma longa vida no streaming.