Novocaine: À Prova de Dor conta a história de Nathan Caine (Jack Quaid), um homem que sofre de Insensibilidade Congênita à Dor com Anidrose, também conhecido como CIPA, que é uma condição que faz com que ele viva uma vida regrada para evitar causar grandes danos à seu corpo, afinal, Nate não sente nada! Ele tem bolas de tênis presas em cada canto de seu apartamento para evitar que bata em alguma quina e não perceba. Ele não pode comer alimentos sólidos porque pode morder sua língua e acabar morrendo. Ele não bebe nada quente porque não consegue sentir a temperatura. Ele até programa um alarme para saber quando é hora de ir ao banheiro.
Sua vida muda quando ele conhece a garota dos seus sonhos, uma jovem funcionária descolada do banco em que ele trabalha. Ao contrário de Nate, que teve uma criação amorosamente protegida, a rebelde Sherry (Amber Midthunder) foi criada em lares adotivos e fugiu de sua família adotiva aos 18 anos. Esses dois formam uma boa combinação de opostos: ela se corta desde a infância para fugir do mundo, enquanto ele se tatua como uma forma de imaginar uma nova vida porque não pode sair para o mundo. Sherry faz com que Nate comece a arriscar um pouco mais, ele chega até a experimentar um pedaço de torta por ela…
Quando estamos envolvidos com esse romance fofo e torcendo pelo casal, Sherry é sequestrada por bandidos armados que entram no banco vestidos de Papai Noel. Liderados por um sociopata raivoso chamado Simon (Ray Nicholson), eles atiram no gerente, espancam Nate e metralham os policiais. Para o pesadelo de Nate, eles escolhem Sherry como refém e acabam levando a garota junto com o dinheiro. Por algum motivo inexplicável e contra todo o seu bom senso, um Nate ensanguentado sai para caçá-los e salvar sua amada.
O roteirista Lars Jacobson e os diretores Dan Berk e Robert Olsen se aproveitam das ideias errôneas que as pessoas tem sobre a CIPA e as usam como uma desculpa para que Nate utilize seu corpo incapaz de sentir como algo saído de um quadrinho de super-heróis. Ele é espancado e mutilado, mas segue mantendo sua cara de paisagem quando isso acontece – daí vem a maior parte da graça de Novocaine: À Prova de Dor. Os pequenos gritos insinceros que ele dá quando está tentando esconder sua condição enquanto é torturado são hilários, afinal Nate não é apenas um cara que não sente dor, mas alguém que simplesmente não entende a dor.
Isso não foge muito do que vemos com os típicos heróis de ação: homens que conseguem lutar contra bandos inteiros usando apenas o que tem às mãos enquanto sofrem danos mínimos – o que sempre parece um tanto quanto irreal. Muitos dos brucutus que amamos faziam esse tipo de coisa regularmente durante seu apogeu nos filmes de ação, mas eles geralmente não estavam sorrindo e fazendo piadas ao mesmo tempo.
O que torna esse filme tão diferente dos outros filmes de ação genéricos de exército de um homem só é que Nate não é um ex-militar ou um lutador nato, pelo menos não no sentido tradicional. Aqui existe uma explicação para ele conseguir fazer tudo o que faz e mais do que isso, existe uma atuação muito convincente de Jack Quaid. O cara magrelo, desajeitado com jeito de nerd é um grande contraste com os bandidos musculosos que Nate tem que enfrentar e isso colabora para a graça do filme.
Quaid é um ator altamente talentoso. Vê-lo em seu segundo papel de protagonista em um ano que não chegou nem na metade, mostra a estrela em ascensão que ele tem sido nos últimos anos. A química entre ele e Amber Midthunder funciona bem, já que Nate não é o típico herói, mas ela também não interpreta nenhuma donzela em perigo, distorcendo a expectativa do público. Midthunder tem muito menos tempo de tela, mas se mantém firme e eleva facilmente as cenas com sua coestrela.
Embora Novocaine: À Prova de Dor possa não deixar uma forte impressão no público, é um filme muito bobo e divertido que incorpora uma premissa interessante e é capaz de entreter. Se você gosta de filmes violentos, certamente esse é o lançamento que vai valer a pena ver na telona.
Novocaine: À Prova de Dor chega aos cinemas em 27 de março de 2025, com distribuição da Paramount Pictures.
Muito bom
Novocaine: À Prova de Dor está repleto de cenas que fazem com que até o público que ama filmes de ação violentos vire os olhos em alguns momentos, mas ao mesmo tempo é engraçado, bobo e mostra porque Jack Quaid tem se tornado uma estrela em ascensão em Hollywood.