Halloween Kills Halloween Kills

Halloween Kills: O Terror Continua | Crítica |

Divulgação / Universal Pictures

Quando a reinicialização da franquia Halloween foi confirmada muitos fãs ficaram preocupados que essa poderia ser apenas mais uma refilmagem caça-níquel. No entanto, o longa lançado em 2018 foi uma enorme surpresa, mostrando uma nova história cativante e assustadora que faz justiça ao filme original. E foi com essa recepção positiva que outra dúvida surgiu, será que a sequência será tão boa quanto o primeiro filme ou irá se tornar mais uma sequência esquecível?

Halloween Kills: O Terror Continua
Divulgação / Universal Pictures

Halloween Kills: O Terror Continua dá continuidade aos eventos de Halloween (2018) quando família Strode armou uma armadilha para prender Michael Myers e deixá-lo para morrer em um incêndio.

Com o sucesso do longa lançado em 2018, Halloween Kills: O Terror Continua tinha alguns obstáculos, como segundo capítulo de uma trilogia, para superar: ele precisava ser tão bom quanto seu antecessor, contar uma história forte, mas ao mesmo tempo, sem entregar muitas informações, deixando final aberto para o último capítulo, Halloween Ends.

E para a alegria dos fãs da franquia, Halloween Kills: O Terror Continua consegue superar esses obstáculos com maestria. O longa evita cair nos clichês de “segundo capítulo” e ao invés de ser um filme vazio que tem como único objetivo nos guiar para o final, ele investe em aprofundar no vilão Michael Myers e nas consequências que suas ações causaram na sociedade.

Essa escolha arriscada de nos fazer questionar quais são as motivações do vilão, se é que elas existem, poderia ter sido um enorme erro. Mas em Halloween Kills: O Terror Continua essa escolha foi genial e bem sucedida.

Diferente do longa de 2018, onde Laurie era a protagonista, aqui o protagonismo é de Michael Myers. Dessa forma, aqui temos um filme frio e tenso. O diretor David Gordon Green não se preocupa fazer as cenas de massacre serem mais amigáveis, como estamos acostumados a assistir em slashers blockbusters.

O segundo capítulo da trilogia também traz questionamentos sobre quem são os verdadeiros monstros e até que ponto “fazer justiça com as próprias mãos” é algo válido. Aqui somos apresentados a uma crítica social que, até então, não era algo presente na franquia Halloween.

E assim como no filme de 2018, Halloween Kills: O Terror Contínua resgata alguns pontos do filme de 1978, como alguns posicionamentos de câmera [como a câmera Ponto de Vista, que se tornou marca registra do diretor John Carpenter], além de apresentar outros sobreviventes do longa original que, assim como Laurie, estão cansados de sentir medo e querem que esse terror acabe de uma vez por todas.

Em Halloween Kills: O Terror Continua, o terror e a tensão são construídos de forma gradativa e intensa, as cenas das mortes são mais cruéis que as do filme anterior e durante o decorrer da trama somos levados por uma aventura angustiante de revirar o estômago, visto que dessa vez estamos do lado do assassino e não da vítima.

Halloween Kills: O Terror Continua estreia dia 14 de outubro nos cinemas!

4

ÓTIMO

Em Halloween Kills: O Terror Continua, o terror e a tensão são construídos de forma gradativa e intensa, as cenas das mortes são mais cruéis que as do filme anterior e durante o decorrer da trama somos levados por uma aventura angustiante de revirar o estomago, visto que dessa vez estamos do lado do assassino e não da vítima.