Gladiador II | Aguardada sequência ganha trailer épico Gladiador II | Aguardada sequência ganha trailer épico

Gladiador II | Crítica

Divulgação/Paramount Pictures

Gladiador II acompanha Lucius (Paul Mescal), personagem que era apenas um garoto durante os eventos do primeiro filme. Filho de Maximus (Russell Crowe) e Lucilla (Connie Nielsen), ele tem a pretensão de ser imperador e é mandado embora para sua própria segurança.

Após passar grande parte de sua vida na Numídia, no norte da África, e ser conhecido como Hanno, um exército romano invasor mata sua esposa e o vende como gladiador. Então, ele inicia sua busca por vingança contra o homem responsável pela morte de Arishat e da destruição de seu novo lar. Enquanto isso, Lucius tenta libertar Roma da tirania e corrupção dos imperadores gêmeos, Geta (Joseph Quinn) e Caracalla (Fred Hechinger), e restaurar o poder ao povo.

Embora não seja exatamente uma refilmagem, Gladiador II se utiliza de muitos elementos do filme original. Nele também temos um homem em busca de vingança com apenas um único propósito em mente, disposto a fazer o que for preciso para atingir seu objetivo, não se importando mais com sua própria vida.

Assim como o original, a sequência também é regada de violência de muita ação. Algumas das cenas são incríveis e belíssimas, mas o filme também tem alguns efeitos estranhos, principalmente quando envolve os animais – o babuíno que Hanno luta em sua primeira vez em uma arena após ser escravizado beira o absurdo e parece saído de um filme de terror.

Outro ponto positivo é o elenco. O Hanno/Lucius, de Paul Mescal, não é exatamente um personagem complexo e poderoso como o Maximus, de Russell Crowe, mas o ator faz um bom trabalho. Connie Nielsen retorna como Lucilla, voltando ao seu papel de duas décadas atrás com bastante facilidade. Joseph Quinn e Fred Hechinger estão bastante caricatos como os imperadores, mas nada que chegue a ser ridículo, apenas mostra a extravagância dessas duas figuras sem controle. Denzel Washington brilha como Macrinus, um homem que faz tudo para conquistar poder.

Gladiador II não tem o mesmo impacto de seu antecessor, não tendo o mesmo equilíbrio perfeito entre emoção e ação, mas definitivamente não é daquelas sequencias que arruínam o legado do original. Muitos chamaram esse filme de desnecessário e realmente o original não precisava de uma sequência, mas ela foi feita de forma que respeita e até mesmo presta homenagem a um dos filmes mais queridos pelo público e é um bom entretenimento.   

Gladiador II chega aos cinemas em 14 de novembro de 2024, com distribuição da da Paramount Pictures.

3.5

Bom

Apesar de não ter o mesmo brilho de seu antecessor, Gladiador II não arruína o legado do original. O longa tem um ótimo elenco e uma trama envolvente que faz com que suas 2h30 passem voando.