Copywriting: o segredo para ter sucesso no digital Copywriting: o segredo para ter sucesso no digital

Copywriting: o segredo para ter sucesso no digital

Quem deseja alcançar o sucesso no meio digital, seja como produtor, afiliado ou influenciador, precisa conhecer algumas importantes estratégias de marketing.

Afinal, elas serão responsáveis por promover e divulgar você e/ou o seu negócio e converter cada pessoa em um potencial cliente e, posteriormente, em um cliente.

Nesse cenário, uma das principais estratégias é o copywriting, uma técnica de escrita altamente persuasiva capaz de convencer pessoas a se relacionarem com a sua marca e comprarem de você.

Mas você sabe como escrever uma boa copy? Sabe quais elementos não podem faltar para a construção de um texto atrativo e persuasivo?

É isso que vamos falar neste conteúdo. Continue a leitura para descobrir!

O que é copywriting?

Copywriting é uma estratégia de marketing e vendas que se baseia na criação de textos persuasivos. Sua finalidade é a conversão de uma ação, que, dentre outras, pode ser:

  • Baixar um material rico;
  • Participar de um webinar;
  • Adquirir um produto ou serviço;
  • Acessar uma landing page;
  • Interagir em uma publicação.

Nesse sentido, a técnica de copywriting pode ser utilizada nos mais diversos canais, como redes sociais, e-mail marketing, site e landing page, por exemplo. Ou seja, em todo lugar que seja possível converter um prospect em lead e um lead em cliente.

Convém destacar que toda escrita persuasiva deve utilizar apenas fatos verdadeiros sobre você, seu produto/serviço e sua marca. Mentir não faz parte dessa técnica e é totalmente ilegal e antiético.

Como fazer uma boa copy?

Agora que você já sabe o que é copywriting, deve estar interessado em descobrir como produzir uma boa copy, isto é, um texto que tem como objetivo a conversão, certo?

Para isso, trouxemos algumas dicas essenciais de como conseguir essa escrita persuasiva para alcançar bons resultados no digital. Confira!

1. Construa a sua persona

O primeiro passo é construir a sua persona, ou seja, uma representação fictícia do seu cliente ideal. Isso é essencial para que você saiba qual é a dor do seu público-alvo e, assim, possa apresentar soluções para ele durante a copy.

Além disso, ao ter em mente a sua persona, você consegue definir uma linguagem ideal para garantir textos personalizados e que realmente alcancem o seu público.

2. Conheça bem o seu produto ou serviço

Também é indispensável que você conheça bem o seu produto ou serviço antes de começar a escrita da sua copy. Isso porque, você precisa saber como ele pode solucionar a dor do seu cliente para, então, deixar isso muito claro no seu texto.

Ademais, esse profundo conhecimento também garante que você consiga apresentar as vantagens e os diferenciais do seu negócio em relação à concorrência. Tudo isso contribui para o seu objetivo final, que é a conversão.

3. Utilize gatilhos mentais

Um recurso muito presente no copywriting são os gatilhos mentais, mecanismos que podem estimular o cérebro a tomar alguma decisão de forma inconsciente.

Assim, por meio de palavras ou expressões pontuais, é possível fazer com que uma pessoa que esteja lendo a sua copy tome rapidamente uma ação.

Alguns dos principais gatilhos são:

  • Urgência: com expressões como “é só até amanhã” você cria uma sensação de urgência no leitor, que sente que deve realizar a ação o quanto antes.
  • Prova social: para tomar determinada ação, os indivíduos gostam de saber o que outras pessoas que já fizeram acharam. Para isso, você pode utilizar depoimentos positivos de clientes para influenciar nessa decisão.
  • Reciprocidade: esse gatilho consiste na troca. Ou seja, para fazer com que um potencial cliente tome uma ação, você deve oferecer algo em troca. É muito comum, por exemplo, solicitar dados, como nome e e-mail, em uma landing page e, em contrapartida, oferecer um e-book gratuito.
  • Escassez: deixar claro que as vagas ou os produtos estão acabando também desperta a tomada de decisão do leitor de forma mais rápida.

4. Use dados

Não basta apenas apostar no emocional das pessoas para garantir a conversão. Também é importante embasar as suas informações com dados e pesquisas.

Isso porque, as pessoas tendem a confiar mais em textos que se embasam em números comprovados. Afinal, há uma credibilidade maior.

Portanto, em sua copy, procure utilizar estudos do seu nicho e do seu produto ou serviço que comprove que o que você está falando é real.

5. Fale do seu produto ou serviço no momento certo

Não caia na tentação de falar sobre o seu produto ou serviço logo nas primeiras frases da sua copy. Isso pode fazer com que o leitor perceba a sua estratégia e perca totalmente o interesse de continuar a leitura.

Por isso, deixe para falar sobre o seu produto ou serviço no momento certo, isto é, quando o seu cliente já estiver preparado para a conversão.

6. Não se esqueça da CTA

Por fim, aqui vai uma última e importante dica: nunca se esqueça de utilizar uma chamada para a ação ou CTA no final da sua copy. Afinal, ela será responsável por direcionar o usuário para a ação que você deseja que ele faça.

Nesse sentido, é importante ter em mente que a CTA deve vir de forma bem destacada no texto, como dentro de um botão colorido, e contar com verbos de ação, para que seja bastante convincente, como:

  • Baixe grátis;
  • Adquira agora;
  • Acesse a página.

Conheça outros termos do marketing digital para fazer sucesso no mercado!

Como mencionamos no início deste conteúdo, existem diversas estratégias de marketing para garantir o sucesso no meio digital.

Nesse sentido, além de copywriting, é importante conhecer outros termos do marketing digital para aprender como aplicar tudo isso na prática, como:

  • Landing page: página única que tem como finalidade a conversão de prospects em leads (página de captura), de leads em clientes (página de vendas) e de clientes em clientes fidelizados (página de obrigado).
  • E-mail marketing: estratégia de comunicação que tem como finalidade disparar e-mail para listas de contato segmentadas.
  • Funil de vendas: representação da jornada do cliente, desde o momento em que ele tem o primeiro contato com o seu negócio até a conclusão da compra.

Esses são apenas alguns dos conceitos de marketing digital dentre as centenas que existem. Por isso, encontrar um bom glossário de marketing digital para se aprofundar em cada um deles é essencial para garantir o seu sucesso e o seu espaço no digital.