Como guardar criptomoedas: descubra as 3 melhores opções Como guardar criptomoedas: descubra as 3 melhores opções

Como guardar criptomoedas: descubra as 3 melhores opções

Divulgação

Você sabe como guardar criptomoedas de modo seguro? Essa é uma dúvida muito comum, válida, e super importante de quem lida com criptoativos, afinal, conservar a integridade de sua carteira é imprescindível.  

Neste artigo, vamos mostrar para você quais são as principais formas de armazenar as suas criptomoedas com segurança, livre de fraudes ou roubo de informações. Leia a explicação detalhada e descubra!

Importância de guardar criptomoedas com segurança 

Não são raros os casos de pessoas que se descuidaram na hora de guardar criptomoedas e perderam um valor enorme de dinheiro. Muitas pessoas não tomaram o cuidado devido e o preço a se pagar pela falta de segurança chegou a milhões!

Esse é o caso de James Howell, que, ao faxinar sua própria casa, teve o descuido de jogar no lixo um disco rígido que continha uma carteira com 7.500 Bitcoins –  um valor equivalente a R$1,4 bilhão na cotação do começo de maio de 2022. 

Mas James Howell foi apenas uma das pessoas que não souberam administrar corretamente uma carteira de criptomoedas e perderam muito dinheiro por uma simples falha. 

Outro caso icônico de pessoas que não guardaram da forma certa suas criptos é o de Syl Turner, que, após comprar um computador novo, deixou o seu computador antigo no porão, onde continha 2 Bitcoins. 

Após a alta do preço do Bitcoin em 2017, Turner lembrou-se das moedas contidas no antigo computador, mas logo viu que o dispositivo não estava mais funcionando, perdendo a quantia equivalente. 

A quantidade de pessoas que sofreram grandes prejuízos por não saberem como guardar criptomoedas de uma maneira segura é altíssima. Para evitar esse tipo de transtorno, existem as wallets (carteiras digitais): locais onde você pode armazenar de forma segura as suas criptomoedas. 

As wallets são endereços públicos na plataforma Blockchain (banco de dados onde são feitas as transferências de Bitcoin), que servem para o armazenamento de criptomoedas. 

Quando uma Wallet é criada dentro do Blockchain, é liberada uma sequência de palavras (chamada seed), que funciona como uma senha de recuperação. Essa senha precisa ser guardada com segurança, pois ela garante que você não perca seus fundos.

Logo após a liberação da seed, são geradas as chaves públicas, as chaves privadas e os endereços. 

As chaves públicas funcionam como uma conta bancária. Ou seja, o local onde estão suas criptomoedas e onde você pode administrar seus ativos. Já as chaves privadas funcionam como a senha da sua conta bancária – um conjunto de caracteres que possibilita seu acesso para administrar sua Wallet.

Os endereços, por fim, são como os números da sua conta e agência, que contém os caracteres da sua wallet e informa para outras pessoas a existência da sua carteira de criptoativos. 

De maneira simplificada, é assim que funcionam as wallets dentro do Blockchain.

3 melhores formas de armazenar criptomoedas

Existem 3 principais formas de guardar as suas criptomoedas, cada uma com seus diferentes modos de armazenamento e vantagens diferentes em cada caso.

Entenda um pouco sobre cada um delas para poder tomar uma boa decisão na hora de escolher!

1. Cold Wallet

O termo Cold Wallet – “carteira-fria” em português – se refere às carteiras de criptomoedas offline. Ou seja: carteiras que são utilizadas para guardar criptomoedas fisicamente, sem precisar estar conectada à internet.

A grande diferença das Cold Wallets para os outros tipos de carteiras é que elas contam com chaves privadas, mas não contêm endereço. 

Essas carteiras funcionam da seguinte forma: quando uma pessoa cria uma Cold Wallet, ele tem a possibilidade de transferir as criptomoedas para um dispositivo offline em que a frase de recuperação (a seed, explicada anteriormente), nunca foi exposta em um meio digital.

Portanto, a Cold Wallet é um “local” onde as criptomoedas são armazenadas, porém sem conexão com nenhuma rede. A única circunstância em que será preciso conectar o dispositivo à internet é quando o dono das criptos quiser fazer transação ou for interagir com algum aplicativo descentralizado (dApp).

Na maioria dos casos, quem utiliza as Cold Wallet não faz transações rotineiras. Exatamente por este motivo que esse é um ótimo tipo de carteira para quem espera o momento oportuno para movimentar seus ativos.

Os tipos de Cold Wallet existentes no mercado são:

    • Paper Wallet: esta é uma carteira para guardar criptomoedas feita de papel, que possibilita a impressão de chaves privadas, mas que só podem ser utilizadas uma única vez.
    • Hardware Wallet: um dispositivo eletrônico feito exclusivamente para arquivar chaves privadas e públicas sem conexão com a internet.
  • USB Wallet: um tipo de dispositivo portátil, como um pen drive, com um hardware interno capaz de armazenar chaves públicas e privadas.
  • Desktop Wallet: carteiras instaladas no computador, que não exigem conexão com a internet.

2. Hot Wallet

As carteiras Hot Wallet (carteiras quentes, em português) são distintas das Cold Wallet em alguns aspectos. No entanto, a principal diferença para as carteiras frias é que estão diretamente conectadas com a internet.

Além disso, as carteiras quentes trazem recursos muito mais amplos, em relação às carteiras frias. 

Através das Hot Wallet, você poderá acessar sua carteira e fazer transações através do seu próprio computador ou celular. Em comparação com as Cold Wallet, essas são carteiras muito mais práticas de se usar, principalmente para quem faz transações frequentes.

Outra grande vantagem das Hot Wallet é que, geralmente, elas são oferecidas gratuitamente, a pessoa deve apenas fazer o cadastro. 

No entanto, como as Hot Wallet são necessariamente conectadas à internet, elas podem ser passíveis de ataques de hackers.

Deste modo, recomenda-se que sejam armazenadas quantias menores de criptomoedas nas carteiras quentes, e quantias maiores nas carteiras frias. 

As opções de carteiras Hot Wallet mais utilizadas no mercado de criptos são:

  • Electrum: essa é uma carteira para guardar criptomoedas que permite que as chaves sejam criptografadas no computador da pessoa, além de possibilitar a recuperação da carteira por meio de uma frase secreta.

Essa carteira é compatível com praticamente todos os sistemas operacionais: Windows, Android, Linux e Mac.

  • Êxodo: suporta uma ampla variedade de criptomoedas e permite que as transações sejam feitas em questão de segundos, por causa da ferramenta ShapeShift.

Além disso, os criptoativos são guardados no dispositivo que executa o aplicativo, sem exigir o download de todo o sistema blockchain.

  • Bit go: suporta mais de 100 tipos de criptomoedas e tokens, além de oferecer os serviços de armazenamento e custódia de alto nível. 

Essa carteira possibilita à pessoa operar com diferentes tipos de assinaturas (P2SH) e HD (BIP32), visando garantir uma maior privacidade e reduzindo as chances de invasão.

  • Micélio: reconhecida como uma das melhores carteiras no mercado. Essa carteira oferece segurança comercial para gerenciar Bitcoins e impedindo o roubo de dados e chaves privadas.

A carteira Micélio é compatível apenas com sistemas Android e iOS.

  • Coinomi: permite armazenar e gerir mais de 1500 tipos de criptomoedas. Essa é a carteira multicadeia mais antiga, criada em 2014, que até os dias de hoje não sofreu qualquer invasão hacker. O motivo para o sucesso da segurança desta carteira é o seu sistema baseado em criptografias. A Coinomi está disponível apenas para os sistemas Android e iOS.

As carteiras Hot Wallet são muito variadas e cada uma delas traz um conjunto de serviços diferentes. No entanto, as possibilidades de armazenamento de dados não se resumem às Cold Wallets e Hot Wallets, também existem as exchanges de criptomoedas!

3. Exchange de criptomoedas

As exchanges são plataformas online que atuam como corretoras de criptomoedas, e possibilitam o armazenamento e a transferência de criptoativos. Elas funcionam como organizações que intermediam compra e venda de ativos digitais, guardando e protegendo os criptos. 

Por isso, assim como as Hot Wallet e as Cold Wallet, as exchanges fazem o mesmo serviço de guardar, proteger e transferir criptomoedas.

Ao usar o serviço de um exchange de criptomoedas — mas que seja legalizada e que conte com várias normas rígidas para manter a segurança dos clientes — você se beneficia de uma estrutura completa, segura e ágil para seus ativos digitais.

Na Bitso, por exemplo, as pessoas usam o serviço de compra e venda de criptoativos de maneira segura, contando com a custódia e o armazenamento completo das suas criptomoedas. 

Onde comprar criptomoedas

Comprar e vender criptomoedas de maneira segura e rápida, podendo fazer transferências em segundos, é o sonho de qualquer pessoa que usa criptomoedas. Na Bitso, isso é completamente possível! 

A Bitso é uma solução perfeita de exchange para guardar criptomoedas. Aqui, você pode fazer as suas operações em Bitcoin de maneira segura, transferindo e armazenando seus dados. Além disso, com o app da Bitso, você pode comprar e vender seus ativos digitais de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora do dia!

Junte-se às mais de 5 milhões de pessoas que utilizam os serviços Bitso e faça as suas operações.

Acesse agora o site da Bitso e saiba como começar a operar em criptoativos com apenas R$25 na sua carteira.