7 curiosidades sobre sonhos que você precisa saber 7 curiosidades sobre sonhos que você precisa saber

7 curiosidades sobre sonhos que você precisa saber

Reprodução/Nintendo

Quando o sono bate e você vai dormir, é o momento que o corpo todo relaxa, certo? Não para o seu cérebro, que continua trabalhando e é responsável pelos sonhos que você tem durante o período. Ainda que esse seja um campo que a ciência busca mais respostas, existem algumas curiosidades sobre sonhos que você precisa saber. Confira!

7 curiosidades sobre sonhos que você precisa saber
Reprodução/Freepik

1 – Os sonhos na história

Muita gente acredita que não faz muito tempo que os seres humanos começaram a sonhar, mas a verdade é que existem registros na história que mostram que essa atividade sempre foi comum.

No Império Romano, por exemplo, quem sonhava precisava submeter uma descrição do ocorrido para o Senado, que faria uma análise e interpretação, identificando se aquele sonho poderia ter algum significado importante para o império.

2 – O significado dos sonhos

E por falar em significado, há quem acredite que os sonhos passam mensagens importantes para quem sonha.

Para Freud, o sonho era “uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)”. Já para outros estudiosos e linhas de crença, o sonho pode ser um aviso da sua intuição sobre algo que vai acontecer no futuro.

Uma das curiosidades sobre sonhos é que existem pessoas que se dedicam a estudar o significado dos sonhos. Assim, cria-se relações entre objetos ou fatos comuns que sonhamos, e quais mensagens esses símbolos podem passar.

3 – Notívagos e os pesadelos

Existem pessoas que têm uma tendência a ficarem acordadas até mais tarde, indo descansar após longas horas acordado ou mesmo trocando o dia pela noite. São os chamados notívagos.

Pesquisas recentes apontam que essas pessoas têm maior propensão aos pesadelos. Embora a ciência não tenha encontrado uma ligação entre os hábitos noturnos e os sonhos ruins, a frequência de pesadelo em quem é notívago é maior do que pessoas com hábitos normais.

4 – Terror noturno infantil

Ainda falando sobre os pesadelos, uma das curiosidades sobre sonhos é que é comum que as crianças sofram com o Terror Noturno, que acontece na fase “Não-REM” do sono (no sono leve).

Para os pesquisadores, o Terror Noturno está ligado à imaturidade do sistema nervoso central. Essa “crise” dura em média 15 minutos e as crianças demonstram pânico intenso, agitação, choro e podem até se debater, porque não conseguem diferenciar a realidade do sonho.

Com o tempo, o problema passa naturalmente, mas os pais podem ajudar a criança com Terror Noturno com técnicas para baixar a ansiedade.

5 – Crianças não sonham com elas mesmas

Outra curiosidade relacionada ao sono das crianças é que elas não sonham com elas mesmas – pelo menos não até os 3 ou 4 anos de idade.

Isso porque, antes dessa fase, o processo de se reconhecer “dentro” de um corpo ainda está em andamento nos pequenos, algo que vai evoluindo com o passar dos anos.

6 – Sonhos e a capacidade de resolver problemas

Uma das curiosidades sobre sonhos divulgada na revista científica American Psychological Association, é que quem consegue reconhecer que está sonhando tem uma melhor habilidade para resolver problemas “do mundo real”.

A pesquisa aponta que o motivo por trás disso é o nível extra de visão. Quando alguém consegue se atentar aos sinais de que não está vivenciando uma situação real, consegue ter uma compreensão mais detalhada de outros aspectos da vida.

7 – Todo mundo sonha

Sonhar é algo inerente ao ser humano, por isso, todas as pessoas têm sonhos quando dormem. Durante uma noite de sono, uma pessoa sonha uma ou duas horas, sendo que nesse período costumam ocorrer de quatro a sete sonhos.

Se você tem a sensação de que não sonhou nada em uma noite, o que geralmente acontece é que você não se lembra quando acorda.

Estima-se que metade da história seja esquecida cinco minutos depois do sonho, e 90% seja perdido da sua memória após dez minutos.

Quando falamos sobre sonhos, existem centenas de estudos que indicam explicações para esse momento que todos nós vivenciamos. Entretanto, ainda há muito para a ciência estudar e apresentar outras curiosidades sobre sonhos.

Por estar em um campo subjetivo, realizar estudos sobre sonhos não é nada simples. Muitas vezes, ao levar participantes de uma pesquisa para dormirem em um ambiente monitorado, o sono muda e os sonhos não acontecem em uma frequência normal.

Por isso, é possível que demore alguns anos para que a ciência consiga desvendar outros segredos dos sonhos.

Enquanto isso, aproveitamos nosso momento de sono para vivenciar situações completamente diferentes e, por vezes, divertidas. Sem dúvida, nosso cérebro é o melhor roteirista!